Preocupado com o Velho Chico, Geraldo Azevedo reúne amigos para gravar canções sobre o tema

por Carlos Britto // 17 de abril de 2011 às 11:10

O cantor petrolinense Geraldo Azevedo, nascido em Jatobá, uma localidade ribeirinha em Petrolina, teve desde cedo uma relação muito próxima com o São Francisco. Vivendo no sítio de seu pai, que tinha uma roça, só foi tomar banho de chuveiro aos 13 anos – antes, só se banhava no rio, que deixou para trás quando veio para o Recife aos 18 anos. “Diria que é uma veia que passa no meu coração”, tenta explicar com poesia.

Preocupado com a sangria do rio com a construções de barragens e o assoreamento do passado e a transposição realizada no presente, o cantor idealizou o projeto Salve São Francisco – um disco e um DVD conceituais, com canções que têm o rio como tema, lançado pelo Canal Brasil em parceria com a gravadora Biscoito Fino. Cinco são inéditas, compostas por Geraldo Azevedo e parceiros como Geraldo Amaral, Moraes Moreira e Galvão.

A parceria de Geraldo Azevedo estende-se às gravações, com participações de artistas de Estados por onde passa o São Francisco: Alceu Valença, Dominguinhos, Robertinho do Recife, que assina a produção, são de Pernambuco; Moraes Moreira, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Roberto Mendes e Márcia Porto, da Bahia; Djavan, de Alagoas; e Fernanda Takai, de Minas Gerais. “Infelizmente não consegui nenhum artista sergipano conhecido”, justifica Geraldo Azevedo, sobre a ausência de um dos Estados onde o rio deságua.

O Rio São Francisco já foi cantado por muitos artistas brasileiros. De Luiz Gonzaga e Zé Dantas a Alceu Valença e Carlos Fernando, passando por Quinteto Violado, Sá & Guarabira a Cartola e Carlos Cachaça.(do JC)

Preocupado com o Velho Chico, Geraldo Azevedo reúne amigos para gravar canções sobre o tema

  1. Filipe disse:

    Eu acho, sinceramente, que faltou Targino Gondim. Ele é um dos poucos que aindam cantam nossa terra e nossas “coisas”, incluindo o Rio São Francisco

  2. Eugênio Cruz disse:

    Primeiramente, reforço o que Filipe disse sobre a ausência de Targino no projeto, tanto por ser um grande artista, como por ser um dos intérpretes da canção “Boato Ribeirinho” (Wilson Duarte/Nilton Freitas/Wilson Freitas), uma das mais lindas relacionadas à defesa do rio São Francisco que eu conheço e que foi, inclusive, premiada em festivais.

  3. gabriela azevedo disse:

    Só uma correção: O CD e DVD foram produzidos por Geração Produtora, Terra Brasilis e Bacana Produções e lançado pela Biscoito Fino. O Canal Brasil não esta nessa . O Canal Brasil foi parceiro no 1º DVD de Geraldo.
    De qualquer forma obrigada por divulgar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários