Prefeito lança programa para revitalizar Rio São Francisco e avançar na implantação do terminal fluvial de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (20) ação de remoção de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos do Rio São Francisco. A ação integra o projeto Orla Nossa, que desenvolverá, durante os próximos meses, um conjunto de atividades para a preservação do ecossistema do Velho Chico.  A retirada das baronesas está previsto para ocorrer nos próximos dois meses.

“O trabalho vai ser feito numa área de até 20 hectares, onde os estudos que fizemos apontou que está tomada pelas baronesas. E nesse trabalho iremos identificar as ligações clandestinas de esgotos no rio. A Compesa irá tamponar todas essas ligações para que possamos acabar de vez com os dejetos no rio e ai devolver a vida normal ao nosso São Francisco. Primeiro vamos retirar as baronesas, retirar as ligações clandestinas de esgoto e depois repovoar o rio com alevinos numa parceria com a Codevasf”, contou Miguel.

O prefeito atentou que as máquinas não precisarão entrar no rio para a retirada da vegetação, pois o IF-Sertão e AMMA (Agência Municipal de Meio Ambiente) desenvolveram uma tecnologia em que as plantas serão puxadas para fora e assim, evitando qualquer tipo de dano ao Velho Chico.

“A máquina arrasta a baronesa para a margem, evitando dano ao erário público, pois não haverá necessidade de contratar equipamentos para que entrem nas águas, podendo até causar danos ao São Francisco, graças ao trabalho feito pelo IF-Sertão e a AMMA“, disse. Sobre as ligações clandestinas, Miguel alertou que não haverá notificação para quem está com esgoto irregular jogando no rio.

Quem está irregular, está errado desde o nascedouro e não precisa ser notificado. A população pode denunciar, porque a Compesa estará preparada para tamponar as ligações e ai, a medida que isso acontecer os autores das ligações irão acionar a Compesa e assim, acabar com os esgotos em toda a região da orla”, frisou Miguel Coelho

Barquinhas

A Prefeitura irá ordenar a área das barquinhas. “Estamos trabalhando junto ao Dnit para construir o terminal das barquinhas da cidade e das ilhas, dando mais seguranças aos usuários. O investimento será em torno de R$ 5 milhões”, concluiu o prefeito.

Comentários

5 ideias sobre “Prefeito lança programa para revitalizar Rio São Francisco e avançar na implantação do terminal fluvial de Petrolina”

  1. EzequiasJN disse:

    Apesar de concordar com a reforma nas novas sementes, o prefeito mentiu em respeito a elas angariar votos.

  2. Sempre Atento disse:

    Se fizer o que esta falando,já é muita coisa e Petrolina agradece ,já que os outros não tiveram capacidade pra fazer.

  3. Vitorio Rodrigues disse:

    REAFIRMO QUE A RETIRADA DAS BARONESAS SEM OUTRAS MEDIDAS COMPLEMENTARES NÃO RESOLVE O PROBLEMA, MAS COM ESSAS OUTRAS CAÇÕES QUE O PREFEITO GARANTE QUE SERÃO DESENVOLVIDAS, AI SIM, EU ACREDITO NA EFICIÊNCIA DO PROJETOS. VOU ACOMPANHAR, AFINAL FOI TUDO QUE ESPEREI NOS ÚLTIMOS 30 ANOS NA CONDIÇÃO DE AMBIENTALISTA E CIDADÃO BARRAQUEIRO. TRABALHO INEFICIENTES, INCOMPLETOS JÁ FORAM FEITOS DEZENAS DELES. AGORA VAMOS AGUARDAR A EFICIÊNCIA DESSE AGORA.

  4. Mauro disse:

    Retirar baronesa é enxugar gelo,tem que tratar do esgoto ,tão simples!

  5. Crítico Construtivo disse:

    Não vai resolver. Em pouco tempo, as baronesas estarão de volta, pois se propagam muito rápido. Vale ressaltar que esse tipo de planta aquática se desenvolve em ambiente rico em matéria orgânica. Com o rio baixo, a tendência é o material orgânico assentar-se nas marges. Esse é o principal grande motivo da existência das baronesas, e não os esgotos.

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Terreno baldio incomoda moradores no Alto da Boa Vista

22/06/2017 às 19:05 por Carlos Britto

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br