Pernambucano: Goleiro do Carcará aciona Justiça Desportiva para tentar anular segundo jogo da final contra Sport

por Carlos Britto // 04 de julho de 2017 às 17:29

O Campeonato Pernambucano de 2017 não teve fim na última quarta-feira. No início da noite desta segunda-feira (3), o goleiro Luciano ‘Mondragon’ impetrou uma ação junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) buscando a anulação da final do Estadual. O argumento é que no lance do gol anulado do Salgueiro houve um erro de direito: o assistente estava posicionado de forma errada e prejudicou o Carcará.

A ação pede a anulação da partida baseado no livro de regras da CBF, que ordena que o assistente esteja alinhado “atrás da bandeira do escanteio, no prolongamento ideal da linha de meta”. Marcelo Van Gasse não estava nesse posicionamento. Na visão do advogado Mariano Sá, procurador do goleiro, isso caracteriza um erro de direito.

Sá baseia a sua convicção no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele preconiza que, em caso de descumprimento de uma regra de jogo pela arbitragem, além da multa e afastamento do responsável, a partida pode ser anulada. “É muito difícil de comprovar o erro de direito nestes casos. O erro de fato ocorre várias vezes, mas não anula partida. Mas nós acreditamos que existe o erro de direito porque o posicionamento dele estava errado e ele mostrou desconhecimento da regra”, explicou o advogado.

Luciano figura como autor da ação, mas o idealizador da ideia de buscar a justiça não foi dele. “O clube não pode entrar judicialmente. Só quem esteve na partida, ou seja, um jogador. Foi Junior Ferrim, ex-jogador do Salgueiro, que é estudante de direito, que me procurou e mostrou a pesquisa. Conversamos com Luciano, que estava na partida, sobre a ação e ele abraçou a causa”, explicou Sá.

Ineditismo

Caso a partida seja anulada, o fato será inédito no Brasil. Nunca um jogo de competições organizadas pela CBF ou federações estaduais foi anulada após ações na Justiça Desportiva. (Fonte: Superesportes/Foto: Peu Ricardo/DP)

Pernambucano: Goleiro do Carcará aciona Justiça Desportiva para tentar anular segundo jogo da final contra Sport

  1. Antônio Soares disse:

    Luciano é o goleiro reserva, e Mondragon o titular.

  2. José Evaldo D coelho disse:

    Lamentável o erro grosseiro do árbitro assistente e mais ainda foi o vídeo-árbitro que nele nada viram.! Futebol Pernambucano desta maneira tem que ser feito só com os três da capital.

  3. edson disse:

    PERCA DE TEMPO, ISSO NAO VAI DAR EM NADA INFELIZMENTE ROUBA TANTO NO CAMPO COMO FORA… ISSO TODOS JA SABEM. SE EU FOSSE ELES TINHA ABANDONADO O JOGO NA HORA DO LANCE SAIA TODOS DO CAMPO PEDIA A ANULACAO E PRONTO.

  4. Rapadura disse:

    O Sport, segundo uma postagem no JC, não perdeu o jogo devido um esquema tático diferenciado proposto por Luxemburgo : DOIS BANDEIRINHAS NAS LATERAIS ANULANDO TODOS OS ATAQUES DO SALGUEIRO ; UM JUIZ ARMANDO TODAS AS JOGADAS RUBRO-NEGRAS E PARANDO O CONTRA ATAQUE CARCARÁ ; UM JUIZ DE LINHA SEMPRE POSICIONADO COMO FALSO ATACANTE ; E POR FIM A GLOBO MANDANDO AS IMAGENS QUE INTERESSAM PARA A ANÁLISE DO JUIZ DE VÍDEO ! Acrescente a tudo isso um técnico-feiticeiro no banco de reservas e o time será imbatível !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários