‘Periquitos da caatinga’ invadem área urbana de Belém do São Francisco, mas fato revela dado preocupante

por Carlos Britto // 21 de fevereiro de 2017 às 14:34

Uma cena peculiar da natureza vem encantando moradores de Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, há duas semanas. Dezenas de aves da espécie cactus parakeit (Aratinga cactorum), popularmente conhecidas por ‘periquitos da caatinga’, invadiram a área urbana da cidade. A qualquer hora do dia é possível presenciar as simpáticas aves, que procuram os jardins das residências para se alimentar de plantas frutíferas, a exemplo da acerola e seriguela. Mas é na Praça Elísio Caribé, em frente à Igreja Matriz Menino Deus, onde mais os periquitos gostam de ficar. O fato, porém, esconde um dado preocupante.

O habitat natural dessa espécie não é a área urbana, mas o bioma caatinga, como o próprio nome comum dos periquitos indica. Como a vegetação natural da caatinga está sendo devastada pela seca, provavelmente as aves estão se afastando para buscar comida nesses locais. A esperança é que, com as chuvas ocorridas em todo o Sertão de ontem (20) para hoje (21), os periquitos retornem a seu lar e assim evitar que possam ser vítimas da ação humana. (foto: Elton Abreu/reprodução)

‘Periquitos da caatinga’ invadem área urbana de Belém do São Francisco, mas fato revela dado preocupante

  1. Costa disse:

    Isso vem acontecendo muito forte na área rural, principalmente nos pomares de uvas, de Petrolina a casa Nova-BA, ultimamente vem aumentando a quantidade dessas aves em ataques aos parreirais, não só na fruta(uva), como atacam desde a brotação pós poda.

    Obs: Além da seca dos últimos anos, na realidade as roças ficam onde antes eram seu habitat natural.

  2. Paulo disse:

    As famosas Priquitinhas…

  3. André disse:

    Adorei esse site. Conteudo show. Abraço e sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários