Parnamirim terá sistema de reuso de esgoto tratado para produção de palmas

0
Foto: Ascom PMP/divulgação

A Prefeitura de Parnamirim, no Sertão Central, assinou carta de apoio à implantação de um sistema  de reuso de esgoto tratado na produção de palmas no município. A assinatura ocorreu em encontro (foto) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O projeto é desenvolvido pelo Instituto Nacional do Semiárido, e conta com  parceria da Codevasf, Compesa e Ministério do Desenvolvimento Rural, além da UFRPE e prefeitura.

Segundo a assessoria, o projeto prevê a captação da água da central de tratamento de esgoto, que será bombeada e passará por dois filtros. Depois de filtrada, a água é enviada para uma caixa auxiliar, e segue até a área de plantação da palma, onde será utilizada na irrigação por gotejamento.

Depois da implantação, o projeto prevê dois anos de plantio e acompanhamento pelo INSA, nos quais 30% da colheita ficam para o proprietário da área, e outros 70% são divididos entre agricultores da região. A área de implantação está localizada na Fazenda Primavera.

De acordo com o prefeito Tácio Pontes, o sistema irá melhorar o plantio na zona rural. “A irrigação por gotejamento melhora a produtividade nas plantações e, por consequência, gera mais renda aos agricultores. Estamos muito felizes em anunciar mais essa conquista para Parnamirim“, prevê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome