Para garantir vaga de filhos no Cemei do João de Deus, pais prometem pernoitar em frente à unidade

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2014 às 20:14

cemei joão de deuscemei joão de deus (2)Pelos próximos três dias os moradores do João de Deus, zona oeste de Petrolina, prometem passar dia e noite para garantir a matrícula de seus filhos e netos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro.

Desde a madrugada de ontem (2) teve gente marcando terreno em frente à unidade para garantir uma das fichas que darão direito à matrícula ao berçário, maternal, pré-I e pré-II. Em vão. Um aviso afixado na entrada do Cemei informa que as fichas para matrícula dos alunos novatos só serão distribuídas pela Secretaria de Educação na próxima segunda-feira (6), a partir das 7h30.

Situação que incomoda a trabalhadora rural Jaiane Ferreira. Mãe de dois filhos – sendo uma caçula de apenas cinco meses – ela conta não ter outra saída. “Terei de dormir com a minha filha de cinco meses, aqui na frente do Cemei, para garantir a vaga do meu outro filho de cinco anos”, lamenta.

O drama dos pais e responsáveis pelas crianças não fica por aí. Um outro aviso colocado pela Secretaria traz detalhes sobre a quantidade de vagas disponibilizadas para o Cemei. Quem tem filho, por exemplo, com dois anos completos ou a completar até o dia 31/03/2014, já pode ficar certo de que não irá matriculá-lo no bairro porque não há mais vagas.

Além disso, quantidade de fichas a serem distribuídas certamente é inferior à demanda no João de Deus. Ou seja, mesmo pernoitando em frente ao Cemei, os pais temem o pior. “Ficaremos na fila sem saber se iremos matricular as crianças”, lamenta Ana Vitória Farias, tia de um menino de cinco anos que espera uma vaga.

Secretário

A informação gera um misto de revolta e indignação em outra trabalhadora rural, Alexandrina Gualberto. “Tenho um neto de quatro anos e sei que ele tem direito à educação. Mas por que tanta burocracia? Por que não temos uma resposta das autoridades?”, desabafa. Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que se comprometeu em falar com o secretário Heitor Bezerra Leite para que ele dê os devidos esclarecimentos acerca da situação no Cemei do João de Deus.

Para garantir vaga de filhos no Cemei do João de Deus, pais prometem pernoitar em frente à unidade

  1. insatisfeita disse:

    Infelizmente esse filme vai ser realidade nas escolas do município,pois a cidade não tem escolas,e principalmente nos bairros mais carentes e desassistidos por essa gestão.

  2. professora municipal disse:

    PARA MIM ESSE FATO NÃO É NOVIDADE NUMA CIDADE EM QUE NÃO SE CONSTROEM ESCOLAS.TEMOS SALAS DE AULAS SUPERLOTADAS.O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CIDADE ACONTECE, PESSOAS SE DESLOCAM DE OUTRAS REGIÕES EM BUSCA DE TRABALHO E QUANDO CHEGAM AQUI NÃO ENCONTRAM ESCOLAS PARA RECEBÊ-LOS,ENTÃO NÓS PROFESSORES EXPRIMIDOS EM TURMAS COM MAIS DE 50 ALUNOS.É UMA VERGONHA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários