O objeto usado no crime e a irresponsabilidade da divulgação em redes sociais de imagens de pessoas mortas

4

Muita gente ainda está impactada com a notícia do assassinato de uma jovem no Bairro Gercino Coelho, zona leste de Petrolina, na noite do último sábado (14). A vítima foi Vanderléia Carvalho Macedo, de 27 anos. O crime, segundo o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi cometido pelo namorado dela, Jeidson Santos de Morais, também de 27. Ele, que utilizou uma furadeira para matar a vítima, foi preso momentos após o crime.

Enquanto muitos publicam nas redes sociais mensagens de solidariedade aos familiares da vítima, outras pessoas, porém, divulgam fotos do corpo da jovem totalmente dilacerado, despido, dentro de um quarto ensanguentado. Um verdadeiro horror. Circula, também, em grupos de WhatsApp, a imagem da furadeira que teria sido usada pelo assassino (foto acima). Mas isso é o de menos.

O que muita gente não sabe é que compartilhar fotos de pessoas mortas vítimas de acidentes ou homicídios é crime. Está previsto no Código Penal, no artigo 212, e é denominado vilipêndio de cadáver e tem pena prevista de um a três anos de detenção e multa. O objetivo é tutelar o sentimento de respeito aos mortos.

Bom senso

No caso de vilipêndio de cadáver a ação é pública incondicionada. Sendo assim, pode ser feita uma investigação pelas autoridades e até o ajuizamento da denúncia, sem depender do interesse das pessoas envolvidas. Por isso, é essencial antes de compartilhar qualquer conteúdo em suas redes sociais ou registrar algo, sempre agir pautado pelo bom senso. Afinal, ninguém gostaria que algo nessas circunstâncias acontecesse com a sua própria família, não é?

4 COMENTÁRIOS

  1. É deprimente fotos ou vídeos destas situações, por vezes as pessoas envolvidas na figura de vítima ainda estão vivas e ao invés de ajudar, os demais fazem questão apenas de filmar ou fotografar, por isso a Bíblia Sagrada diz que nos últimos dias “o amor de muitos esfriará”, cadê o respeito e acima de tudo o amor ao próximo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome