O equívoco de Petrolina

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2010 às 08:03

 A Câmara Municipal esteve em sessão na manhã de hoje.

 Os vereadores de Petrolina votaram em mais projetos do Executivo que autoriza vender terrenos públicos.

Terrenos seus, leitor.

Antes a Prefeitura enviou projetos para vender terrenos para construção de unidades de saúde, hoje eram para cobrir canais e toda sorte de obras básicas.

Em português claro: Para se administrar a cidade é preciso vender o patrimônio público. Não se busca alternativas, não se tem outros projetos e a cidade assiste ao maior absurdo administrativo de sua história.

E o pior: com o total consentimento dos vereadores de Petrolina, que autorizam a dilapidação do patrimônio do povo de Petrolina. Os mesmos que quando lhes era conveniente se opuseram.

Não existe neste momento na Câmara nenhuma oposição a esta medida mais esdrúxula. À exceção das vereadoras Márcia Cavalcante (PMN) e Anatélia Porto (PSL) que estão ausentes, os outros vereadores todos votaram unânimes.

Responsabilidade com o patrimônio do povo passa longe.

Esperamos sinceramente que a comunidade lembre-se de tudo isso na hora em que voltem a pedir os votos, e no patrimônio público municipal não se registre nenhum bem. Doar ou vender o patrimônio do povo é imperdoável.

E quando acabarem de fazer leilão com os bens públicos? Será que vão fechar a Prefeitura e a Câmara por falta do que fazer?

Petrolina está à deriva.

O equívoco de Petrolina

  1. ALDO NILO PEÇANHA disse:

    LOGO,LOGO VÃO AUTORIZAR VENDER O PRÉDIO DA PREFEITURA, A PRAÇA D.MALAN,O PRÉDIO DA 21 DE SETMBRO,
    RESTA SABER ONDE SERÁ APLICADO O DINHEIRO COM A VENDA DOS TERRENOS DO POVO PETROLINENSE? SERÁ QUE O GESTOR MUNICIPAL QUER SER LEMBRADO COMO O PREFEITO QUE VENDEU A CIDADE?

  2. CARLOS disse:

    Nunca vi na história de Petrolina um executivo e um legislativo tão fraco. Espero que nas próximas eleições o povo lembre do que estão fazendo com a nossa querida Petrolina.

  3. Demontier Junior disse:

    Não quero de forma alguma defender Julio Lossio mas o que se vê hoje são os mesmo que apedrejam ele hoje são os mesmo que deram apoio na sua vitoria como prefeito.

    Dr. Julio você esta se perdido nessa admistração, falta de conhecimento no poder publico da nisso Petrolina esta um caos!!!!

  4. PARABENS AOS MAIS DE 70 MIL VOTOS QUE ELE TEVE. disse:

    DAQUI 02 ANOS VC’S VÃO REELEGER O HOMEM E PRINCIPALMENTE VÃO MANTER ESSES VEREADORES CONIVENTES?

    DEVEMOS MUDAR TUDO, COMEÇANDO PELO PREFEITO… E DEVEREMOS PEDIR AO MINISTERIO PUBLICO QUE FISCALIZE ESSAS “VENDAS” DO PATRIMONIO PUBLICO, JA QUE O PROJETO FOI APROVADO NA CAMARA, POIS SE NÃO HOUVER FISCALIZAÇÃO, VAI TERMINAR TENDO COMO JA TEVE EM OUTRAS GESTÕES, A FAMOSA “DOAÇÃO” OU “LEILÃO” QUE SÓ BENEFICIA A 1 OU 2 DONOS DE IMOBILIARIA, QUE TODOS NOS SABEMOS QUEM SÃO.

  5. Carla Duarte disse:

    caro Carlos Britto, não sei se está esuqecido, mas na Administração passada Fernando/Odacy, os terrenos eram doados a torto e a direita com apadrinhamentos politicos, esqueceu? Agora que estão sendo vendidos. para se fazer investimentos no municipio, você está criticando? Inclusive muitos foram doados sem nem passar pela Camara.

  6. Eildo Coelho disse:

    Pelo menos é um processo feito as claras, não é na cozinha do Rei com distrubição de terrenos para os amigos do Rei e parentes de seus súditos. O que se vê é muito blá blá blá, tirando como exemplo o caso do terreno do shopping, que sempre é citado mais ninguém explica como foi feito o processo de doação e a contrapartida, que sería a construção de uma creche, que pelos comentários cabe dentro do banheiro do River Shopping. Para Igreja nem se fala, tem mais Igreja do que Padre e Pastor. Quer outro exemplo? pois bem, o Pátio de eventos do Centro de Convenções, que agora querem transformar em estacionamento para os frequentadores do River Shopping, já que o Ministério Público inviabilizou a realização de eventos de grande porte por conta da construção do Hospital de Traumas e Urgência, agora eu pergunto, porque tanto interesse na aprovação do projeto do estacionamento? será que é para jogar sujeira pra debaixo do tapete?

  7. jose dos santos disse:

    Carlos Britto,

    Com certeza vender pra investir na cidade, reverter em melhorias para população áreas que não tem nenhuma utilidade é uma medida interessante.

    MELHOR DO QUE NA ÉPOCA DE ODACY E FERNANDO QUE OS TERRENOS ERAM DOADOS sem nenhuma finalidade pública!

    Se quiser a prova te mando! você publica?

  8. Chico Pezãp disse:

    Julio Lossio
    deve ter aprendido com Fernando Henrique que vendeu o Brasil todo,já pessou se o amigo dele (Serra) ganha iam vender até a ponte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Antonio disse:

    O comentário de Brito está corretissimo. Não sei se foram feitas tantas irregularidades em aministrações passadas. O certo é que eu nunca ouvi falar dessa prática de vender terreno público para realizar obras no município. E os vereadores deveriam analisar criteriosamente esses projetos. Independente de a sociedade compreender ou não, o vereador não pode aprovar um projeto do executivo para para ficar de bem com a população. E a desculpa de dizer que é melhor vender do que doar…. também não tem sentido. Além disso, a cidade já não tem áreas para projetos de praças, áreas verdes etc. Em uma cidade quente como a nossa….. vender ou doar terrenos é uma coisa a ser feita com muito critério

  10. pedro caldas disse:

    Amigo Eildo Coelho. Somos servidores públicos não esqueça disso. discutir, defender ou brigar por prefeito A ou B custa muito caro. Amanhã os que hoje nos incentivam não se lembrará mais da gente, então amigo tenha cuidados nos comentários apaixonados.

    Doar terreno para construção de Igreja não vejo nada de anormal. até porque as igrejas prestam um serviço excelente a sociedade petrolinense.

    Eildo o pátio de eventos não precisa ser transformado em estacionamento pois estudos já comprovaram que o som em nada prejudica o HUT.

    Quanto a creche que a SENO empresa que construiu o shopping e o Centro de Convenções na época é só visita-la lá nas palhinhas.

    Na politica Eildo precisamos deixar de demagogia e hipocrisia, todos os prefeitos procuram fazer o melhor por Petrolina, agora tem sempre alguns assessores que maculam a imagem da administração. Enquanto nós servidores somos apenas colaboradores que recebem pouco e muitas das vezes não reconhecidos porque tambel Eildo temos que lutar para acabar com as perseguições no serviço público, somos servidores do povo de petrolina e não de Fernando Bezerra, Guilherme, Odacy ou Julio Lóssio.

  11. Paulo disse:

    Carlos, nas gestões passadas Odacy/Fernando tiveram várias doações/irregularidades, sem ninguém saber, nem passar pela câmara, por interesses particulares/políticos, agora uma coisa transparente, da forma como está sendo e,com finalidades importantes ainda tem críticas!
    O QUE A POLÍTICA NÃO FAZ!!!

  12. Paulo disse:

    DEIXA O DOUTOR TRABALHAR!

    QUEM VAI GANHAR É O POVO!

    VAMOS TORCER POR COISAS BOAS, NÃO PELO QUANTO PIOR MELHOR!!

  13. Papo Furado disse:

    Com todo o respeito ao Blog que sempre tenho, gostaria de saber se e melhor vender e aplicar em obras direcionadas, ou como sempre se fez anteriomente que se doava para igrejas ou para grupos de amigos, nao vejo o Blog criticar os vereadores inclusive as vereadoras Marcia Cavalcante e Anatelia por serem contra a tal CPI dos terrenos, devido toda a cidade saber o motivo pelo qual os vereadores da bancada da oposiçao nao terem interesse que venha acontecer, para nao complicar os seus, agora criticar a transparencia do prefeito ai e todo dia, gostaria que o Blog incentive a camara a fazer a CPI dos terrenos e mostre a sua impacialidade do mesmo, como tambem nunca percebi as muitas materias sobre a questao do bairo Dom Avelar sobre o saneamento que foi dado fim em um tal de UM MILHAO DE REAIS, se force Julio Lossio era todo dia, mais como nao foi ficou no esquecimento e mole.

  14. TA ROLANDO PIZZA NO AR...fim de ano e coisa e tal.. disse:

    BRITTO ajude-nos/ ESTA UMA DESCARAMENTO TOTAL…TA ROLANDO PIZZA NO AR.. E NOS TEMOS QUE TOMAR ALGUMA PROVIDENCIA E NAO FICAR SO VENDO ESSA PALHAÇADA COM NOSSO DINHEIRO..E SABER QUE NAO FAZEM NADA QUE O POVO NECESSITA…MAS VAO PRESTAR CONTAS A DEUS …E AINDA FALAM EM NATAL…que Deus tenha misericordia de suas pobres almas…ACORDA POVO. E NAO PENSEM QUE NAO ESTAMOS VENDO O Q SEMPRE ACONTECE AI NA CAMARA..E QDO CHEGA FIM DE ANO; PIORAM AS PIZZAS…

  15. MEMORIA CURTA disse:

    BRITO,

    Por que criticar venda de terreno para cobrir canais na periferia??

    É melhor deixar os terrenos públicos serem invadidos do que vender e transformar iluminação pública????

    Elogie uma ação que beneficie a população e critique as medidas que forem contra.

  16. Tudo Certo disse:

    Me desculpe caro Britto, mas sua matéria tá mais parecendo campanha antes da hora. A doação de terrenos sempre foi uma prática comum em administrações anteriores. os terrenos que estãos sendo vendidos são os que não tem utilidade para o bem público e estão sendo trasnformados em obras mais urgentes e importantes, portanto pra que criticar uma medida como essa? por que não mostrar as vantagens da venda desses terrenos? Quanto a FHC, todo mundo reclamou das privatizações, mas hoje todos desfrutam dos beneficios que elas trouxeram para nós.
    Antes da privatização das telecomunicações só os ricos tinham telefones fixos em casa. Hoje se tem mais celulares do pessoas no Brasil. Será que a privatização não trouxe beneficios para a sociedade Brasileira?
    Temos que deixar as diferenças politicas de lado, a hipocrisia e refletir sobre o que realmente é bom para o nosso municipio e comunidade.

  17. Julio Lyra disse:

    Julio Lósio botou a equipe toda ppra responder e botar culpa nos outros. Ta vendendo por que não sabe como resolver mesmo. governo Fraco

  18. Lamartine disse:

    Querem enganar quem? Term que vender o que é nosso pra fazer as coisas? E quando acabar tudo mesmo? Ta errado quem vende e quem doou. usar os erros do passado como desculpa é coisa de fraco.

  19. ATENTO! disse:

    Vão vender a cidade toda…ô povo fraco

  20. Carlos Britto disse:

    Nao sei se a camara ou a prefeitura é mais ruim….Dificil saber quem é o pior

  21. maria disse:

    Lamartine,
    Você disse tudo!

  22. ary bezerra florentino disse:

    Definitivamente é lamentável tal posição tanto do Executivo quanto do Legislativo. Está registrado o ATESTATO DE INCOMPETÊNCIA da atual adminstração, incapaz de captar recursos para resolver os problemas da cidade, agora com essa balela de vender terrenos para realizar as obras da cidade. E quando não tiver mais terrenos para isso? Triste é ver vereadores dizer q são contra mas vão votar pq a população pode ficar contrária!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O problema da Prefeitura e falta de competência e o da Câmara não é de oposição e de PERSONALIDADE!

  23. TUDO PODE disse:

    AQUI EM PETROLINA TUDO PODE EXS: SHOOPING COBRA ESTACIONAMENTO, GASOLINA MAIS CARA DO BRASIL, TERRENOS DOADOS E VENDIDOS DE TODO JEITO.

    CIDADE SEM LEI, ESSA É TERRA DOS IMPOSSÍVEIS.

  24. Valdomiro disse:

    Bom amigos (as) vejo que o prefeito Lóssio vestiu a camisa neo-liberal do Governo FHC e que seria implementado no país por José Serra. E triste saber que vereadores de oposição ao sistema neo-liberal como é o caso da vereadora Cristina Costa, tenha votado num projeto desta magnitude onde os espaço de domínio público estejam sendo vendido sem que os objetivo fique claro a sociedade. Atitude como essa deve passar por audiência pública e se for o caso um plebiscito onde a sociedade consciente tanto dos seus direito e das finalidade a que se destina a venda dos imoveis e onde serão investidos os recursos provenientes destas vendas.

    O fato de doar um terreno para geração de emprego como o caso do shopping faz-se necessário o que não devia está ocorrendo em função disso era a cobrança de estacionamento e emissão de multa por parte do município nas dependência do mesmo. Se no passado ouve essas doações a apadrinhados político e que você Carla tem conhecimento e nunca denunciou? Porque? e se não passou na câmara mostra que os vereadores eleitos por você não estão exercendo o seu papel de fiscalizador das ações do executivo.

    O que não pode é uma aberração dessa prefeito vendo os bens de domínio público.

    Vamos requerer da prefeitura a receita do município, e onde é investidos os recursos. Só do Governo Federal foi repassado em novembro de 2010: R$ 7.500,00 o acumulado de janeiro a outubro de 2010 totaliza: R$ 149.131.955,24 e o que feitos com este recursos onde são investidos. Só a SAÚDE recebeu um repasse de R$ 52.550.021,30. Além dos convênios recebidos no total de R$ 25.427.476,33 de 2008 a 2010.

    Não precisa desfazer das terras públicas muitas delas já pagas através de desapropriações para que nesta terras fosse construindo: Escolas, Posto Médicos, Creches, Posto Policiais, Praças, Quadras poliesportivas emfim terras para uso popular e não para especulação imobiliária como a prefeitura está fazendo imagine que são os compradores.

  25. Desconstruídor de Discurso disse:

    Certamente as pessoas preferem que a Prefeitura doe os terrenos para as igrejas evangélicas… olho atravessado quanto a esse projeto de venda de terrenos, mas não tenho dúvida que é melhor que dar de graça aos particulares.

  26. Petrolinensse disse:

    É impressionante…
    Nas gestoes anteriores, terrenos eram DOADOS para amigos e companheiros politicos sem ter nenhuma volta para a pooulação,
    ai quando o nosso prefeito VENDE os terrenos para investir no nosso povo e na nossa cidade e começam essa criticas…
    Ao inves de ficarem babando esses politicos que passaram por petrolina e pouco fizeram por nossa terra, ajudem, vão la, digam o que falta, afinal Julio Lossio não é so o prefeito dos que votaram nele, ele é o prefeito de todos os petrolinenses, tanto dos que aqui nasceram como dos que aqui chegaram.

    Abraço Britto

  27. socorro gomes disse:

    Os vereadores deveriam honrar o nosso voto.
    Eles só votam contra ao povo e ao funcionalismo.

  28. Osvaldo disse:

    Não entendo quem reclama da venda de terreno público para uso coletivo. E o Shopping dveria continuar terreno sem uso ? E a orla deveria estar abandonada ? E não se fazem hospitais, estacionamento, hoteis porque , porque quê ainda?
    E esses investimentos em terrenos VENDIDOS vão render em impostos e em empregos. E vão melhorar a vida de todos.

  29. Ana Raio disse:

    Eu fico perplexa com os interesses de cada grupo, boa parte dos comentários aqui ta vinculado a defesas de grupo a ou b. Está errado tanto as doações ilegais,

  30. Ana Raio disse:

    Eu fico perplexa com os interesses de cada grupo, boa parte dos comentários aqui ta vinculado a defesas de grupo a ou b. Está errado tanto as doações ilegais, e devem ser investigadas, mas ninguém entende pq essa tal CPI não acontece, como também vender o patrimônio público para realizar obras como por exemplo de iluminação, falta administrar melhor os recursos do munícipio, cadê a capacidade politico-administrativa do prefeito para conseguir recursos com as esferas maiores do poder. Agoora mais decepcionada estou com a vereadora Cristina Costa do PT, eu esperava mais coerencia por parte dela, como é q ela aprova um projeto desses? e a justificativa pífia q ela deu é de dar dó. parece q tem medo de enfrentar o debate. É melhor ela cuidar só do sindicato dela mesmo, q nem tem cuidado tão bem, foi desafiar o governador e pôs os professores em situação delicada : 0 de aumento. só enfrentou ele pq ele nao vota em Petrolina, pq aqui ela anda mansa feito uim cordeirinho.

  31. João Costa disse:

    Interessante que ninguém esteja preocupado com os valores que serão investidos, quais as obras que serão realizadas ou qual o valor do metro quadrado dos terrenos que estão sendo vendidos. Ficam só brigando para ver quem é pior: a gestão passada ou a gestão atual. Alguns funcionários mal pagos e comissionados bem pagos, todos num mesmo patamar de puxa-saquismo, ficam degladiando-se para expor quem é mais incompetente. A vereadora Cristina tem razão quando coloca que é melhor vender uma área pública inservível para o município e reverter o produto da venda para obras de melhoria social. Muitos também pensam que obras sociais são só creche e praça. Tem muito mais minha gente. A iniciativa privada não é danosa a sociedade, muito pelo contrário. Comparem quantos empregos diretos gera a prefeitura do município e quantos geram as empresas, será que os quase 42.000 empregos do Vale são gerados pelas prefeituras? Investiguem o que está errado em ambos os processos: doação e venda. Depois procurem o Ministério Público e façam uma denúncia. Vocês acreditam que se faz toda a sorte de desmando no município sem que outros órgãos de fiscalização estadual e federal não tomem conhecimento. Só nas cabeças grandes de mentes pequenas.

  32. Petrolinense disse:

    Não vi nenhum problema em fazer doação de terreno, desde que seja de forma legal, e não como foi feito em outros governos.
    Temos que ficar indignados é com o que acontece com relação a COMPESA. Moro na COHAB e mesmo tendo duas caixa de 1000 litros, ainda assim, falta água em minha casa. Devemos sim, nos lembrar deste governador que mesmo após 04 anos nada fez, quer dizer, conseguiu fazer piorar. É UMA VERGONHA, na beira do rio e falta água para beber.
    Nossos deputados não moram aqui, devem vir somente a passeio ou devem ter casa na beira do rio com uma bomba puxando a água para suas residências. Ainda vem o gerente local dizer q não é o responsável, ele é sim o responsável, como gestor e representante do governado nesta HORRÍVEL empresa. FORA TODOS, CHEGA DESTA PALHAÇADA, ASSUMAM QUE VOCÊS NÃO TEM CAPACIDADE PARA RESOLVER.
    O antigo prefeito ainda quis municipalizar, mas depois que virou Secretário só diz amém para o governador, e agora que vai virar Ministro…

  33. Piadista revoltado disse:

    Opa! Estou precisando construir uma casa , será que tem algum terreno na areia branca pra vender também? Se alguém da prefeitura puder me enviar o valor do presente, eu agradeço! Mas aviso logo, o local do terreno tem que garantir que eu terei água todos os dias, pois moro aqui na Rua Sete da Vila Marcela e para variar tem um mês e meio sem ter água na caixa. Quando muito chega água em uma torneira uma altura de 30cm do solo, chega por volta de 1h da manhã e quando é 4h30 vai embora (obs: não consigo encher um tambor de 200 litros de água. Se por acaso o terreno tiver água todo dia, por favor Sr. Júlio lossio me avise, posso até trocar minha casa 2 quartos, sala, cozinha, garagem e área de serviços por um desses terrenos. E se Deus quizer um dia quem sabe teremos água em nossas residências sem necessitar acionar a imprensa. E senhores vereadores, por favor lugar de palhaço é no circo, vamos deixar de picuinha, pois eleição vem ai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários