Operação Lava Jato completa dois anos sem nenhum político julgado e condenado

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2016 às 20:27

A Operação Lava Jato completou dois anos no último dia 28 de agosto sem nenhum político condenado e apenas dois parlamentares réus em ações penais, que ainda estão em fase inicial de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), como lembra reportagem do jornal Folha de S.Paulo deste domingo (4).

A primeira lista com nomes de políticos foi entregue pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao relator da Lava Jato na Suprema Corte, ministro Teori Zavascki, em março de 2015. À época, eram 28 pedidos de abertura de inquérito e sete pedidos de arquivamento. Até o momento, 39 acordos de delação premiada foram homologados. Zavascki expediu 162 mandados de busca e apreensão.

À Folha, o relator da operação no STF disse, por meio de sua assessoria, que o andamento no Supremo “é mais complexo e regido por legislação específica” e que a principal razão da diferença de tramitação “é o fato de o STF ser instância única, com reduzidas possibilidades de recursos“.

No STF, a Lava Jato teve início em agosto de 2014, a partir dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa ao Ministério Público Federal (MPF). À época, o ex-diretor da estatal levantou suspeitas sobre mais de 20 parlamentares. Em dezembro do mesmo ano o doleiro Alberto Youssef fechou sua delação premiada no Supremo.

Acolhimento

Das 14 denúncias (que atingiram 45 pessoas) entregues por Janot ao STF, apenas três foram acolhidas: duas contra o ex-presidente da Câmara e deputado afastado da função Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR). A Folha destaca, ainda, o aniversário de um ano da denúncia contra o senador Fernando Collor (PTC-AL), apresentada no dia 20 de agosto do ano passado pela PGR ao STF e até hoje sem resposta. (fonte: Jornal do Brasil/foto: reprodução)

Operação Lava Jato completa dois anos sem nenhum político julgado e condenado

  1. Vitorio Rodrigues disse:

    TALVEZ SEJA PQ AINDA SÓ ESTÃO LAVANDO, FALTA ENXUGAR E DAR POLIMENTO….

  2. Cego às avessas disse:

    Graças ao famigerado foro privilegiado que só serve para inocentar os políticos por prescrição! Aliás, eu não sei o que pode ser pior: ter foro privilegiado e acabar com o crime prescrito graças à ineficiência do STF, ou ser julgado em primeira instância e ter mais duas instâncias para se defender: processo lento e burocrático que também acaba beneficiando o criminoso com a prescrição! Resumindo: a justiça brasileira é péssima e só condena ladrão de galinha!

  3. Luiz Antonio Cosra disse:

    Teve! O deputado Vargas, use era o vice-presidente da Câmara e o Deputado Argolo, da Bahia.

  4. Servidora disse:

    O único objetivo dessa farsa travestida de investigação era derrubar uma presidente honesta e leal ao povo brasileiro. Golpistas descarados!

  5. Edilbertro disse:

    Veja nesse link,,,
    https://noticias.terra.com.br/brasil/operacao-lava-jato-mantem-39-presos-veja-lista-completa,a06d58a191bcaec697d36d7e94ddfeb5qh7oRCRD.html
    Argôlo, José Dirceu, Genoino, Pedro Correia, Delcidio, etc.. E outros não foram ainda pelo bendito fórum privilegiado Lula e Dilma podem estar na fila…Outra coisa é os conchavos entre eles, onde um defende o outro e acabam protelando a apuração do roubo aos cofres públicos. Uma noticia desta é repugnante além de mentirosa, é querer desvalorizar o trabalho brilhante de homens honestos e patriotas como o Juiz Sérgio Moro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários