Jornalista juazeirense lança livro sobre vaqueiros

por Carlos Britto // 15 de junho de 2010 às 21:32

Cartaz livro de Vinicius GonçalvesA poesia, o aboio, o sertão cantado e recitado nas estrofes de cordel, em um cenário que faz lembrar a existência de homens pouco valorizados pela história tradicional. Esses elementos farão parte do evento de lançamento do livro “Homens da Alma de Couro”, escrito pelo jornalista Vinicius Gonçalves.

O livro-reportagem, que será lançado na próxima sexta-feira (18), a partir das 19h30, no espaço Canto de Tudo no DCH III/Uneb, valoriza uma tradição bastante comum no sertão juazeirense – os vaqueiros, homens que ao se protegerem com roupas e acessórios de couro, enfrentam a caatinga para cuidar do gado.

Dedicado às ‘almas’ dos vaqueiros das caatingas, a obra conta com prefácio escrito pela jornalista e professora Andréa Cristiana, apresentação e seis capítulos distribuídos em 94 páginas. O pega do boi no mato, o aboio dos vaqueiros, as caatingas, os parques de vaquejada, os rituais de fé e religiosidade, a decadência da criação de gado e as transformações da vaqueirice, além das almas dos homens, constituem uma obra que expressa a história e cultura de um povo.

Jornalista juazeirense lança livro sobre vaqueiros

  1. Varocildo disse:

    Sr. Vinicius, gosto muito de aboio, toadas, versus e em fim tudo que é relacionado a vida de vaqueiro, sou presidente de uma associação de vaqueiros e quero muito adquirir seu livro, e no final de agosto estaremos realizando 50ª Festa dos Vaqueiros de Jutaí – Lagoa Grande/Pe, e se Deus quiser estaremos divulgando seu trabalho, para engrandecer essa cultura.

    Sucesso.

    Varocildo Santos

  2. Geiza Persi disse:

    Vinicius,

    Li sua obra e tenho certeza de que é relato muito interessante e digno de muita atenção por parte da sociedade. Também se trata de uma boa pesquisa acerca de como estes homens vivem, seus desejos e todas as mudanças ocorridas, marcadas pelo tempo. Esta profissão que ora cai no esquecimento, já proporcionou a muitos homens sustento para uma vida farta e digna. Foi muito emocionante ler este livro, escrito por tantas almas, por quem é vaqueiro, por quem conhece e acima de tudo ama este tempo em que a vida era artesanal, numa simplicidade e beleza muito especial.

    Parabéns!!!!!!!
    Geiza P.

  3. Érica Daiane - Juazeiro/BA disse:

    Olá pessoal!

    Sou amiga de Vinicius, conheço a obra e também colaborei com a divulgação do evento de lançamento do livro. Caso alguém queira adquirir um exemplar ou entrar em contato com o mesmo, o número dele é (74) 8822-7675.

    Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários