Inédito na região, Sistema de Avaliação pretende melhorar a qualidade do ensino em Petrolina

por Carlos Britto // 11 de junho de 2017 às 08:20

Um sistema de avaliação de ensino inédito na região e pouco utilizado no Brasil vai ser colocado em prática na maior cidade do Sertão de Pernambuco. O Sistema Avaliação de Petrolina (SIAP) vai atender às diretrizes da nova política pedagógica, que visa, entre outras ações, à alfabetização plena dos estudantes no segundo ano do ensino fundamental.

É uma avaliação inédita. Um instrumento nunca utilizado em Petrolina e pouco usado no Brasil. Através de instrumentos pedagógicos vamos avaliar os níveis de leitura de palavras, frases e textos dos mais dos 10.391 alunos dessa faixa”, explica Cristiano Borges, diretor de dados e normatização da Secretaria Municipal de Educação.

Cristiano reforça que a avaliação vai contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, como também servirá para orientar os trabalhos dos gestores e professores. “A avaliação produzirá indicadores que contribuirão para o processo ensino aprendizagem, propondo, também, estratégias de intervenção pedagógica em tempo hábil, de forma que possa servir como instrumento norteador aos trabalhos dos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e, consequentemente, ao sucesso dos alunos”, frisa.

Avaliações

Entre os dias 19 e 28 deste mês, 70 avaliadores vão percorrer 78 unidades escolares nas turmas de 1º e 2º ano, 463 ao total, aplicando um instrumento de avaliação oral. Segundo a secretária de Educação, Maéve Melo, as avaliações que serão feitas pelo SIAP com os estudantes têm como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da Educação no município. “Esse monitoramento será capaz de orientar os agentes nela envolvidos quanto ao monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino”, comenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários