Imóvel histórico colocado à venda no Centro de Petrolina revolta leitor

por Carlos Britto // 10 de janeiro de 2018 às 11:33

Um imóvel histórico na área central de Petrolina (na rua da antiga Coletoria) chamou atenção de um leitor mais atento deste Blog. O motivo é comercial.

O leitor indignou-se com o fato de o imóvel, ao invés de passar por um trabalho de revitalização, ter sido colocado à venda ou a aluguel. “Se for para derrubar, acho um absurdo”, criticou.

Imóvel histórico colocado à venda no Centro de Petrolina revolta leitor

  1. diego disse:

    o dono desse imovel faz o q bem entender,vende ,aluga ou derruba, nao é um imovel tombado!!

  2. Fernando de Souza Costa disse:

    E Petrolina vai perdendo sua história arquitetônica, seu legado histórico, sua identidade. Assim está na “Petrolina Antiga”, hoje jogada no esquecimento. O dono tem o direito de fazer o que quiser. Como na cidade nunca houve um órgão ligado ao patrimônio histórico e cultural que não fosse cabide de emprego, esta e outras construções históricas logo sumirão. E vai chegar a vez do Palácio Episcopal.

  3. Sempre Atento disse:

    Quem dera eu ter money pra comprar,não pensava 1 vezes,se o terreno tem dono ele vende na hora que quiser,não é porque é um prédio antigo,que ele não pode usufruir da venda do imóvel,se quer pra eternidade mande a prefeitura comprar,e fazer o que quiser,quem sabe colocar uma secretaria de cultura.

  4. José disse:

    O leitor deveria colocar o imóvel no pescoço e sair desfilando, cada uma viu!!!

  5. Vania Maria dos santos disse:

    Gente.essa casa tornou -se diferente porque o proprietário gosta de excentricidade.Mas não tem nada a ver com o património da cidade.A casa é dele ,foi ele que ornamentou- a na maneira que quiz,ele quer vender e não temos que opinar. vamos respeitar a vontade dele. A mesma não pertence a comunidade,è dele e quem comprar que faça o que bem entender,pois a localização é ótima.

  6. GILVANBARBOSA DA LUZ disse:

    Este imóvel, não é um imóvel qualquer, ali funcionava o Clube dos Artífices, que era presidido pelo saudoso poeta CID CARVALHO . Centenário, culto e carismático, o poeta morou durante muito tempo na avenida Joaquim Nabuco. Em época da passagem de seu aniversário, a FILARMÔNICA 21 DE SETEMBRO tocava dobrados na sua calçada, em sua homenagem. A Biblioteca Municipal leva o seu nome, inclusive está abandonada, Petrolina hoje é uma cidade sem cultura e descaracterizada, invadida por forasteiros, tornou-se uma cidade fria e consumista, sem noção que só curte Ivete Sangalo, Aviões do Forró, Pissirico e por aí vai, daqui a pouco vão transformar a Catedral em pizzaria e não tem nada de mais. Petrolina precisa realizar um Encontro de Petrolinenses para resgatar sua cultura, e quem não gostar que volte para suas origens.

    1. Defensor da Liberdade disse:

      Já eu tenho uma ideia para você: vá resgatar a cultura petrolinense na sua propriedade privada! Na minha tem a cultura que eu quiser, quem não aguentar que engula o choro e fique quietinho na sua. A casa em questão não pertence mais ao Cid Carvalho, o dono atual pode fazer o quiser com ela, não interessa quem morava lá antes. Quem quiser preservação nas características originais que ajude o dono na manutenção, com dinheiro do próprio bolso. É cada totalitário que cai por aqui. Por isso esse país só afunda na miséria: não existe o menor respeito à propriedade privada, o estado entra e faz o que quiser em nome do “bem estar social” e um monte de ignaros ainda aplaudem.

  7. Petro disse:

    Mesmo que fosse tombada como patrimônio público, o proprietário pode vender alugar o imóvel é particular, se fosse patrimônio público não poderia mexer na Fachada.e só.

  8. Petro disse:

    Não estou entendendo porque a matéria ?

  9. Ze dos santos disse:

    Mais tem gente que gosta de se meter onde não é chamado. Vai ser besta assim mais na frente. A casa é particular e ele faz dela o que quiser. Já que está se sentindo incomodado compra fica pra você guardar de relíquia.

  10. josefa maria disse:

    Até isso? Meu Deus! O dono faz o que bem entender. É dele e pronto. Tá achando ruim? Compre e faça uma doação ao município.

  11. Dr. Vieira disse:

    Estou fechando proposta com o proprietário e pretendo demolir ou reformar, conforme orientação de meu arquiteto. Farei um escritório de advocacia com especialidade na área trabalhista.

  12. Um petrolinense apaixonado por essa cidade disse:

    Bandos de abestalhados que comentaram asneiras aqui no blog, são pessoas que nunca leram sobre a história rica e brilhosa da Capital do São Francisco. Esse prédio funcionou a Sede dos Artífices, onde inclusive tinha uma rica biblioteca histórica. Inaugurada em 1933, é patrimônio do povo petrolinense. Fundado e dirigido por muitos anos pelo poeta e escritor Cid Carvalho, um grande apaixonado por Petrolina. Parabéns Carlos Britto por publicar minha resignação. Que o prefeito, que a Secretária Maria Elena e os vereadores façam aprovar um lei tombando não só esse patrimônio histórico como outros, a saber, Palacinho (Chalé), Palácio Episcopal, Colégio Auxiliadora, Colégio Dom Bosco, Instituto Cardoso Ayres, 1ª Sede da Prefeitura Municipal, Prédios da Petrolina Antiga, Sociedade 21 de Setembro, Matriz, Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Petrolina/Terezina, Catedral do Sagrado Coração de Jesus, Prédios dos Correios (1933), Prédio do Ponto Chic, Estátua de Nossa Senhora Auxiliadora (1956), Estátua de Dom Maria Malan, Casa do Coronel Padilha, Casa dos Borges, Terminal do Antigo Aeroporto, Prédio do Antigo Hospital Nossa Senhora da Piedade (hoje 8ª Dires) e demais prédios históricos da área antiga de Petrolina.

    1. Ze dos santos disse:

      NO MÍNIMO ESSE RAPAZ DEVE TER UMA ONG E QUER QUE A PREFEITURA DESAPROPRIE ESTE IMÓVEL E ENTREGUE PRA ELE GANHAR DINHEIRO. EITA BRASIL QUE TEM ARTISTA. PENSE NUM MENINO CONHECEDOR DA HISTÓRIA DE PETROLINA. TALVEZ ELE ESQUECEU DAS CASAS DOS QUELÊS, JORNAL *O PHAROL*, PAI DE CARLOS NASCIMENTO PRIMEIRO DENTISTA DE PETROLINA, CASA DE MILTON MENEZES, DINIZ CAVALCANTI, JOÃO BARRACÃO, O CEMITERIO CENTRAL ENTRE OUTROS.

    2. Jade disse:

      parabéns pela iniciativa, falta mais indignação e cuidado das pessoas com a história da cidade, eu como estudante de arquitetura fico muito triste ao ler os comentários de algumas pessoas que pensam apenas no aspecto privado da edificação, sem perceberem que mais que isso, ela é um documento, um registro histórico, que na teoria deveria estar acima de interesses privados. Entendo o lado do proprietário, mas acho que para isso existem as chamadas parcerias público-privadas, que poderiam dar um uso à edificação, sem comprometer seu caráter documental

  13. Amaral disse:

    Aposto que o leitor não quer arcar com os iptus

  14. Ze dos santos disse:

    NO MÍNIMO ESSE RAPAZ DEVE TER UMA ONG E QUER QUE A PREFEITURA DESAPROPRIE ESTE IMÓVEL E ENTREGUE PRA ELE GANHAR DINHEIRO. EITA BRASIL QUE TEM ARTISTA. PENSE NUM MENINO CONHECEDOR DA HISTÓRIA DE PETROLINA. TALVEZ ELE ESQUECEU DAS CASAS DOS QUELÊS, JORNAL *O PHAROL*, PAI DE CARLOS NASCIMENTO PRIMEIRO DENTISTA DE PETROLINA, CASA DE MILTON MENEZES, DINIZ CAVALCANTI, JOÃO BARRACÃO, O CEMITERIO CENTRAL ENTRE OUTROS.

  15. JONAS BARBOSA DA CUNHA FILHO disse:

    Eita Petrolina q só vem o q ñ presta,o cara chega agora na terra dos outros,e já quer sentar na janela!!!fora forasteiros penetras!!!xô

  16. Jorge Caneca disse:

    Fui alfabetizado neste prédio, antiga Escola Artífices.

  17. Jackelina Kern disse:

    Petrolina e Juazeiro precisa ter um pouco mais de civilidade com o patrimônio da cidade e com a educação do seu povo. Um absurdo ler esses comentários, Nota-se um povo completamente bitolado num mundo sem memória, que possivelmente não gosta da própria familia e nem de si próprio, veja la da cidade e de sua história. Agora esse é um problema que a prefeitura e o Estado deveria tomar a frente. Cadê esses politicos de Petrolina?

  18. Jackelina Kern disse:

    Precisam”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários