Idosos participam de festival de contos e encantam crianças de creches públicas de Petrolina

0
(Foto: Jonas Santos/Divulgação)

Um passeio pelo mundo dos contos de fadas, fábulas e lendas do ‘Velho Chico’. Essa foi a tônica do 1º Festival ‘Vovô Amigo’, realizado hoje (7) no Teatro Dona Amélia, do Sesc  Petrolina. O evento integrou mais de 200 crianças de creches municipais a um grupo de 60 idosos acolhidos por programas sociais da prefeitura municipal. Por quase duas horas, atores e atrizes da boa idade encenaram diversas estórias infantis clássicas, como os ‘Três Porquinhos’ e ‘Cinderela’, e lendas do folclore do Sertão do São Francisco diante de uma plateia ávida por diversão. Além de propiciar cultura e saber aos pequenos, o 1º Festival Vovô Amigo tinha mais uma nobre missão, integrar gerações a fim de valorizar e fortalecer os vínculos familiares na sociedade.

O entusiasmo durante as peças era presente tanto na criançada, que riu e se encantou com as estórias, quanto em cima do palco, com 60 vovôs e vovós devidamente trajados se revezando em papéis como heróis, príncipes, rainhas, lobos maus, bruxas – entre outras figuras do imaginário infantil. Os idosos também fizeram o público entoar canções infantis e do repertório regional como “Petrolina, Juazeiro”, permitindo também o acesso à cultura nordestina.

(Foto: Jonas Santos/Divulgação)

O festival de contos foi estrategicamente lançado na abertura do ano letivo e faz parte do programa Vovô Amigo, uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina que busca valorizar o papel sociopedagógico dos idosos e melhorar a autoestima desse público atendido em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo a idealizadora do programa, primeira-dama de Petrolina Lara Secchi Coelho, as atividades de interação entre idosos e crianças já propiciaram resultados positivos na qualidade de vida dos participantes. “Começamos com 12 e agora já temos 60. Essas pessoas recebem todo tipo de assistência dos mais variados profissionais, em todas as etapas do programa. Hoje já temos um destaque no Estado e, em breve, levaremos para outras cidades na forma de cooperação técnica. Também participamos de um edital de um programa nacional de voluntários em Brasília, onde fomos muito bem avaliados. Isso mostra que estamos no caminho certo e, com pequenos atos, podemos fazer grandes transformações”, ressaltou Lara, que esteve acompanhada de seu esposo no evento, o prefeito Miguel Coelho.

(Foto: Jonas Santos/Divulgação)

Programa

Desde a criação, em 2017, o Vovô Amigo já levou os artistas da boa idade a mais de 80 creches na rede municipal, alcançando mais de 6 mil crianças. Para fazer parte do projeto, os idosos voluntários participam de oficinas, nas quais desenvolvem a leitura em sua dimensão lúdica. Durante as atividades, eles não apenas contam estórias como também desenvolvem novos estímulos e criam laços de amizade e respeito.

(Foto: Jonas Santos/Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome