Gonzaga defende PEC que restringe poder de investigação do Ministério Público

por Carlos Britto // 23 de abril de 2013 às 18:08

Gonzaga Patriota 2Em meio à polêmica Proposta de Emenda Constitucional 37, conhecida como a ‘PEC da Impunidade’, a qual estabelece que a apuração das infrações penais seja competência privativa das Polícias Federal e Civil, o deputado federal Gonzaga Patriota resolveu comprar uma tremenda briga.

Enquanto o assunto tem gerado insatisfação entre aqueles que acreditam que o Ministério Público deveria continuar cumprindo também esse papel, Gonzaga usou a tribuna da Câmara de Deputados, ontem, para defender a proposta.

“O meu voto é favorável à PEC 37. Entendo que cabe aos delegados investigar e fazer o inquérito. Gostaria de fazer um apelo aos promotores e procuradores. Deixem essa PEC como ela está, pois estamos apenas regulamentando o artigo 44 da Constituição, para que os delegados possam continuar fazendo o que já fazem”, explicou Gonzaga, em seu blog pessoal.

Atualmente, por determinação constitucional, o Ministério Público e outras instituições também exercem a atividade de investigação criminal. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas ainda não há previsão de quando será votada em plenário. Por ser uma emenda à Constituição, para ser aprovada, são necessários 3/5 dos votos dos parlamentares da Câmara e do Senado, em duas votações.

Gonzaga defende PEC que restringe poder de investigação do Ministério Público

  1. lucas disse:

    todos politico corrupto e contra a investigação do ministério publico pois só pensam em se dar bem

    1. Gustavo disse:

      O deputado Gonzaga é uma político idôneo e acima de tudo um homem honrando, um politico serio que luta pelo povo pernambucano, um autentico leão o norte. Sobre a PEC acima citada, é uma medida que é de suma importância, pois como todos nos sabemos quem realmente faz investigação nesse pais é a policia, quem suja os pés na lama e trabalha para elucidar tudo são os policiais, desconheço qualquer prisão que tenha sido feita por investigação do MP, pois o mensalão foi investigado todo pela policia a descoberta que a secretaria do Ex-presidente fazia trafico de influencia foi da policia. Espero que essa PEC seja logo aprovada e obrigado ao Dep Gonzaga um orgulho para nosso estado e nossa nação.

    2. Francisco disse:

      A PEC, é a normatização do funcionamento do estado, muito necessária e o Dep Gonzaga se mostra como exemplo de legislador por intender que assim a policia poderá trabalhar ainda melhor e dessa forma melhorar as investigações. O MP deveria cuidar da parte processual pois investigação quem faz é a policia, nunca vi um promotor na rua investigando um crime então agora só vamos colocar as atribuições de forma correta.

    3. Rômulo Oliveira disse:

      O deputado Gonzaga, mais uma vez esta lutando por uma pais melhor e mais correto, pois como é de conhecimento de todos promotor nunca saiu as ruas para fazer investigação alguma, então temos que normatizar as investigações e assim permitir que a policia trabalhe, podendo defender a sociedade com sempre fez e cabe ao MP lutar para que os criminosos sejam condenados dentro dos tribunais, pois a investigação é uma atividade policial. Parabéns ao Dep Gonzaga Patriota um verdadeiro leão do norte na luta pelo povo.

  2. Helder Nathan disse:

    Querem calar a “democracia” brasileira.É só recordar que antes do MP,praticamente não existia investigação de grandes rombos ao erário, É a raposa tomando conta do galinheiro…
    Venho ressaltar o que foi dito to pelo O procurador-geral da República, Roberto Gurgel,”É um dos maiores atentados ao Estado Democrático de Direito”.
    O chefe do Ministério Público Federal destacou que apenas três países no mundo vedam à instituição de promover investigações criminais. Ele disse que o MP não quer e jamais quis substituir o trabalho da polícia. “A quem interessa retirar o poder do Ministério Público? Seria mais uma retaliação ao cumprimento da sua função constitucional?”

  3. Contador disse:

    Gonzaga, você quer é defender que a corrupção realmente possa acontecer de forma mais livre do que hoje. É uma grande retrocesso!!

    Como sempre indo contra as pessoas que lhe colocaram no poder!!

    Lembre-se que você tem que defender o povo e não os seus próprios interesses escusos!

    1. Geraldo disse:

      Deputado Gonzaga Patriota cada vez mais adquirindo a antipatia do povo e afastando a possibilidade de se reeleger como Deputado Federal ou outra coisa qualquer, na próxima eleição, ou eleger alguém de sua prole para qualquer cargo político em Petrolina e região? Que coisa feia, deputado!!!

  4. Bingo disse:

    Sabemos que Gonzaga defende a PEC da Impunidade por causa própria.
    Quando junto com Severino Cavalcanti ele \ Escapou fedendo.
    Agora para resguardo dele e dos demais deputados viva a impunidade.

  5. Araujo disse:

    Com essa decisão é menos uma opção para a próxima eleição.

    1. Afrânio - Pe disse:

      Com certeza Araújo, estou contigo!

  6. Diego Araújo disse:

    Ta na hora de colocar novas pessoas no poder!!! Pq só temos !!! Gonzaga é um deles q tem q sair

  7. Geraldo disse:

    É um retrocesso para a sociedade brasileira, para o povo que já vê seu dinheiro se esvair pelos ralos da corrupção! Quem não sabe que as polícias judiciárias tem como chefes superiores políticos(federal e estadual)? Que, sem sombra de dúvida, tem seu trabalho manipulado pelos secretários e chefes de polícia que são indicados por políticos? Meu Deus do céu, estão querendo tirar poder de um órgão que adquiriu a credibilidade, confiança do povo e trabalha com independência, imparcialidade! O que será de nós, pobres trabalhadores, que pagamos um absurdo de impostos, para serem mal utilizados? Vamos acordar, minha gente, pois o poder é do povo!!!

  8. Maria disse:

    Quem tem que investigar é a Polícia Federal e Civil, não é Juiz, Promotor. Se vocês lerem com um pouco de atenção verão que o Deputado Gonzaga Patriota, não está defendendo a corrupção e nem querendo impedir a investigação, apenas que as polícias façam a investigação, cada macaco em seu galho.
    Esse negócio de Juiz, Promotor se meter a investigadores só vai dar em besteira, pois não tem competência para tal. Deixa esse trabalho para quem realmente tem competência: a Polícia Federal e Civil.

    1. Dreda disse:

      Quantos políticos corruptos foram presos por investigação da policia civil? Quantos foram condenados por investigação do Ministério Público?

      Quanto mais macaco no gallho do combate à corrupção, melhor para o País.

  9. Maria disse:

    Vocês leram a PEC? Antes de formar opiniões, deve-se tomar conhecimento, ler, para depois julgar e comentar, não é repetindo opiniões de jornalistas que se forma o conhecimento, tem que ler, pesquisar e ter a sua própria opinião. Leiam!

  10. disse:

    Cabe ao povo dar resposta na próxima eleição, mas infelizmente o povo tem memoria muito curta. Esse cara a muito já deveria ter saído. Um imoral.

  11. JOSÉ JOÃO DA SILVA disse:

    O DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA QUE AJUDOU A FAZER A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESTÁ COBERTO DE RAZÃO. CABE AO DELEGADO, INVESTIGAR E INDICIAR O CULPADO; AO PROMOTOR, SE ACEITAR ESSE INDICIAMENTO, DENUNCIAR E AO JUIZ, PROCESSAR E JULGAR. FOI GONZAGA QUE NA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE, DEFENDEU OS PROMOTORES, SÓ NÃO ACEITA É QUE UM PUNHADO DE PROMOTORES, QUEIRAM FAZER INQUÉRITOS, HOJE FEITOS POR MILHAFRES DE DELEGADOS. ESSA PEC 37 APENAS REGULAMENTA O ARTIGO 144 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NÃO TIRA NENHUM PODER DE NINGUÉM, ALIÁS, INVESTIGAR, DENUNCIAR, RECLAMAR, CABE A PROMOTOR, DELEGADO, REPÓRTER OU QUALQUER CIDADÃO. JÁ PENSOU, SE OS DELEGADOS FOREM AFASTADOS DA FUNÇÃO DE FAZER INQUÉRITOS, QUAL O PROMOTOR QUE VAI SUJAR SEUS SAPATOS NAS BOCADAS ATRÁS DE LADRÃOZINHOS, MACONHEIROS, MACHO QUE BATE EM MULHER. NENHUM…. PROMOTOR É PARA DENUNCIAR E NÃO FAZER INQUÉRITO.

  12. verlandia disse:

    eu nao concodo com esses comentarios sem graca gonzaga defende o nosso povo na proxima eleicoes e ele de novo …

    1. lucas disse:

      se vc se contenta só com ele vote nele idôneo politico ? ai é piada né

  13. Helder Nathan disse:

    O Ministério Público não quer substituir as instituições policiais no trabalho de polícia judiciária, nem pretende competir com as polícias. Quer apenas garantir que a Constituição Federal seja respeitada e que o MP possa realizar o controle externo da atividade policial e o controle da gestão pública. O Ministério Público defende a possibilidade de atuar em investigações como as que envolvem agentes públicos e agentes políticos, principalmente nos casos de corrupção e de lesão aos cofres públicos, em casos de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, dentre outros em que a atuação institucional possa fazer diferença.
    A PEC 37 retira a possibilidade de que instituições como o Ministério Público, COAF, Receita Federal, Ibama, Previdência Social, Polícia Militar, entre outros órgãos do Estado, façam investigações criminais.

    O QUE ESSE DEPUTADOS QUEREM, É ENGESSAR UM DOS POUCOS ÓRGÃOS QUE SE PODE CONFIAR.

    Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente. A PEC 37 atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir também que outros órgãos realizem investigações, como a Receita Federal, a COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o TCU (Tribunal de Contas da União), as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), entre outros.

  14. Flaubert Queiroz disse:

    Sociedade! Acordem! O MP está ludibriando e manipulando as massas! O MP nunca pôde nem pode investigar! As grandes investigações deste País foram deflagradas pela PF e pelas Polícias Civis! O que ocorre é que o MP, de olho na mídia e em holofotes vem querendo usurpar esta função das Polícias, se tornando assim um super poder. Daqui a pouco eles estarão querendo julgar também! O MP não precisa investigar para combater a impunidade, basta que os promotores façam o seu trabalho, qual seja, denunciar! Coisa que não vêm fazendo a contento, pois, é muito comum os Promotores requisitarem diligências em Inquéritos Policiais já concluídos apenas para ganharem tempo! Isso sim favorece a impunidade! Além disso, sabiam que os Promotores, por disposição da própria Lei deles não podem ser investigados? Pois é com a PEC 37, o que se pretende é justamente reestabelecer a ordem constitucional. A polícia quer continuar investigando e quer investigar também o MP, o qual é uma caixa preta que só os promotores têm acesso! Ademais, 99% das denúncias feitas pelo MP são baseadas nas investigações feitas pelas Polícias Federal e Civis! A única coisa que o MP quer é poder e impunidade! Impunidade para os seus próprios membros!

  15. FALA SERIO disse:

    Esse PEC so demonstra que o PT no governo é diferente, pois so o PT que deu estrutura e autonomia para trabalhar, principalmente o setor de INTELIGENCIA da POLICIA FEDERAL e efetuar as devidas prisões sem deixar duvidas nas investigações, agora os nossos POLITICOS “honestos” querem colocar a PEC 37 (a PEC DA IMPUNIDADE) que só ira beneficiar a eles mesmos e aos empresarios que fazendo as MARACUTAIAS e banca a campanha dos politicos, pois o pobre é investigado é pela Policia Civil e não FEDERAL. Gonzaga suas palavras só reafirma o que todo mundo sabe, pois quem tem JANELA DE VIDRO não tem coragem de atirar pedra na JANELA do amigo politico, já que nosso politicos se julga tão honestos, deixa a policia trabalhar e os advogados defenderem vossas excelencias.
    Essa PEC 37 será o ponta pé inicial para o retorno da DITADURA em nosso pais e isto não podemos aceitar, o deputado que votar a favor vai estar LIQUIDANDO suas reeleição no proximo ano, pois so vota a favor que DEVE NO CARTORIO pois que tem a vida publica e pessoal limpa, não terá problema pois todo cidadão é passivo de ser INVESTIGADO e se for culpado tem que ser CONDENADO, antes do PT chegar ao poder, ja existia as investigações, mais antes era analisado pela cupula do poder e 99% simplesmente QUEIMADA e sem deixar registro, os politicos deveria colocar era uma PEC para abrir os arquivos da POLICIA FEDERAL e procurar saber porque PROCESSOS contra os politicos do passado e do presente foram ARQUIVADO antes mesmo de virar PROCESSO CRIMINAL.

  16. flavio tau disse:

    A PEC37, na verdade, é um avanço para a sociedade. Ela garante que a investigação será feita pela Polícia Civil ou Polícia }Federal, mas garante também que o MP pode fiscalizar a atuação da polícia. Isto porque o MP fará o controle externo da atividade policial.
    O MP não vai deixar de combater a corrupção. Com a PEC 37 o MP requisitará investigações da polícia e, à partir de tais investigações, fará a denúncia. Aliás, sobrará até mais tempo para que o MP proponha Ações Civis Públicas ou efetue o controle da atividade policial.

  17. Flaubert Queiroz disse:

    Imaginem uma partida de futebol, onde o técnico é a constituição e os jogadores são as instituições, Polícias e MP! O time joga bem e obtém vitórias quando tem um bom esquema tático orquestrado pelo técnico! Agora imaginem que nenhum jogador queira mais obedecer às ordens do técnico e cada um passe a ocupar a posição que quiser dentro de campo! Seria um verdadeiro desastre não é? imaginem o goleiro partindo para o ataque, o zagueiro jogando no meio de campo, uma verdadeira bagunça. E nessa desordem quem perde é o time, mas também a torcida, que somos nós! Pois é, é isso que o MP quer fazer, contrariar a CF/88 e jogar onde quiser, ou seja, investigando quem quiser e quando for conveniente para a boa imagem da instituição! O MP quer apenas espaço na mídia para divulgar suas “investigações”! Por que o MP não cuida do problema do semi-árido que há muitos e muitos anos não tem investimento do poder público? Por que o MP não cuida das nossas crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades? Vez que, é função precípua do MP defender o direito da criança e do adolescente! Por que, o MP não fiscaliza as Leis e combate o trabalho escravo nos canaviais pernambucanos, no sertão e até mesmo no próprio Estado. Essa é a sua função, mas por que o MP está preocupado com investigação! Respondo: 1º O investigação de casos de repercussão dá notícias e o MP tem sede de Poder e de destaque na mídia; 2º O MP tem mêdo de ser investigado pelas Polícias! Desafio qualquer promotor a demonstrar na imprensa quantos de seus membros foram investigados, presos e demitidos! Quantos? Não sei e ninguém sabe, porque o MP é uma caixa preta!
    Outrossim, um Delegado que trabalha de forma errada pode ser demitido! Vocês sabem qual é a pena capital para o Promotor que comete grave infração disciplinar! APOSENTADORIA. Isso mesmo, aposentadoria. É isso que a sociedade quer?
    Os promotores querem ser paladinos da justiça, mas não revelam à sociedade que eles não podem ser investigados! São intocáveis! Queremos investigá-los, mas investigá-los dentro da Lei e obedecendo o que manda a Constituição Federal! Ademais, se o MP realizasse todas as atribuições que lhes são legitimamente conferidas pela CF, certamente não estariam preocupados com investigação, porque não lhes restaria tempo para isso! Impunidade se combate trabalhando e não apenas investigando! Qualquer morador de cidade do interior sabe que o promotor só aparece na cidade uma vez por semana e, quando aparece! Perguntem “investiguem” o MP, leiam o texto da PEC. Só assim entenderão as verdadeiras razões de o MP querer investigar!

  18. Flaubert Queiroz disse:

    PARABÉNS DEPUTADO GONZAGA! É UM ATO DE GRANDE CORAGEM DEFENDER A LEGALIDADE ANTE AS MENTIRAS PROTAGONIZADAS PELO MP! OS OPERADORES DO DIREITO PRECISAM ESCLARECER A POPULAÇÃO DE QUE CADA INSTITUIÇÃO TEM UM PAPEL NO SISTEMA DEMOCRÁTICO DE DIREITO E É ESSA GARANTIA QUE CONSERVA O DIREITO DO CIDADÃO DE IR E VIR, DE TER E EXPRESSAR SUA OPINIÃO, DE TER RELIGIÃO, DE SER INOCENTE ATÉ QUE UMA SENTENÇA DE UM JUIZ (NÃO DE UM PROMOTOR) O CONDENE! HOJE OS PROMOTORES QUEREM INVESTIGAR E PRENDER! QUEM GARANTE QUE AMANHÃ NÃO ESTARÃO QUERENDO JULGAR E CONDENAR!

  19. Flaubert Queiroz disse:

    OUTRA COISA! MUITOS PARLAMENTARES TAMBÉM SÃO CONTRA A INVESTIGAÇÃO DO MP, MAS NÃO SE PRONUNCIAM POR MÊDO DO MP! O MP ESTÁ ATERRORIZANDO PARLAMENTARES E JOGANDO A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA ELES! ISTO É ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO OU ESTADO DE TERROR? SENHORES PARLAMENTARES NÃO TEMAM O MP! LUTEM PELO IDEAL DA LEGALIDADE, NÃO PODEMOS TER NO BRASIL UM “PODER” MODERADOR! SE A POLÍCIA NÃO TEM GARANTIAS PARA INVESTIGAR O MAIS CORRETO SERIA O MP LUTAR PARA QUE OS DELEGADOS TIVESSEM ESTAS GARANTIAS. MAS SÃO CONTRÁRIOS Á ISTO POIS QUEREM CONCENTRAÇÃO DE PODERES! NÃO QUEREM UMA POLÍCIA FORTE POR TEMEREM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA!

  20. Francisco disse:

    Parabéns ao deputado. Mais uma vez defendendo a verdade e a legalidade, doa a quem doer. O Ministério Publico acredito que está acima das leis e da própria Constituição. Apela para o clamor público com falsas argumentações e esquecem que em seus quadros encontra-se o corrupto Demostenes Torres. Que vergonha MP. O Brasil precisa de mais transparência e não de mentiras.

  21. flavio tau disse:

    Eu sei é que o MP está gastando milhões de um dinheiro que não é dele (é dinheiro do povo) para inventar mentiras à respeito da PEC37. A PEC37 garante ao cidadão que ele será investigado com isenção. Agora, me pergunto porque o MP está com tanto interesse nisso à ponto de inventar mentiras para atacar a PEC.
    Será que o MP tem medo de ser investigado pela polícia?
    Será que o MP tem medo que a polícia descubra que há mais de um Demostenes nos quadros do MP?
    Essa história de que quanto mais gente investigando é melhor é outra bobagem.
    Em uma cirurgia do coração, quanto mais gente operando melhor? Não. Absolutamente não! Em uma sala de cirurgia, todos os profissionais são competentes mas todos precisam ficar adstritos às suas funções pois, se o cirurgião for anestesiar, o anestesista for instrumentar e o instrumentador for operar, fatalmente o paciente morre.
    A mesma coisa é na persecução penal.
    O MP quer investigar porque diz que quanto mais gente melhor. Não demora muito dirá que quanto mais gente julgando melhor (e aí passa a julgar também).
    Ora, em um Estado Democrático de Direito, cada um tem que ter sua função.
    O mundo já viu essa história de investigar sumariamente, acusar e julgar. Foi na Alemanha nazista. Mas outro sistema daqueles ninguém quer. Ou pelo menos, quase ninguém, à exceção do MP quer.

  22. Júlio César disse:

    Não é novidade alguma Gonzaga ser contra MP em investigações.

  23. silvia renata disse:

    O Deputado Gonzaga Patriota está tentando regulamentar as atribuições das Polícias e Promotores dentro do sistema de justiça criminal, ao contrário, do que dizem alguns não quer facilitar para corrupto não, quer acabar com a bagunça que alguns fazem por aí e véspera de eleição escolhe quem vai investigar de acordo com o partido que mais agrade.
    A PEC-37 busca regulamentar o jogo, como muito bem foi dito acima, procura aperfeiçoar as instituições de justiça criminal e delimitar a função da polícia investigativa que é quem suja os sapatinhos na lama nos barrancos desse país correndo atrás de bandido. E também investiga MENSALÃO (operação realizada integralmente pela POLÍCIA FEDERAL) e prende assessora da presidência da república e investiga ex-presidente. As polícias do nosso país se já tiveram dias ruins mostram a nação que sozinhas, com poucos recursos e baixos salários é possível se reinventar, ao contrário os promotores que ganham em média R$ 25.000,00 vinte e cinco mil reais por mês e em Pernambuco recebem auxílio alimentação de R$ 59 reais por dia para as despesas do almoço querem escolher notícia que aparece na televisão para se colocar acima do bem e do mal.
    O Ministério Público que se acovardou durante mais de vinte anos de ditadura e agora se coloca contrário a regulamentação da investigação e do trabalho de uma categoria profissional que tem muitos homens e mulheres dignos como os delegados de polícia.
    As polícias tentam trazer segurança ao povo sem distinção, apesar das dificuldades e poucos recursos, enquanto promotores querem fazer investigação que dá audiência no Jornal Nacional, enquanto ficam em seus gabinetes (onde as pessoas do povo para entrar recebem dos assessores recomendação de usar perfume e colocar a melhor roupa para não causar mal estar a suas excelências em seus ternos caros).
    Parabéns Gonzaga Patriota. O fim da democracia onde um parlamentar não possa apoiar profissionais para melhorar a justiça criminal ainda não chegou, e homens como você defenderão nossa democracia da ditadura dos promotores.
    A PEC-37 regulamenta um sistema de justiça criminal para melhor. Porque não há instituições acima do bem e do mal que possam dizer quem é corrupto e quem é ético. Sobre ética, é importante se perguntar? O promotor de justiça, ex-governador de São Paulo Fleury, que foi presidente das associações nacional e paulista do Ministério Público eticamente tem responsabilidade sobre o Carandirú? Ou só quem tem ética é polícia??

  24. Francisco disse:

    Utilizar ataques pessoais contra os palarmentares para tentar impor sua vontade é típico de instituições autoritárias. É dessa forma que o Ministério Público pretende conduzir suas investigações? Fora à ditadura dos promotores. Parabéns deputado.

  25. simplício disse:

    A Polícia Federal teria que aumentar em muito o seu contingente para uma demanda enorme e crescente. Quando ela se adianta muito e se aproxima contra uma maracutaia de determinados interesses, sabe como ela é freada? O Ministério a quem ela se subordina recebe uma ordem para limitar o recurso financeiro e ela não consegue avançar. A função de investigar é bem vinda à própria Polícia Federal porque ele dá divulgação, enquanto a PF trabalha em surdina. O sistema discreto da PF é importante e a vitrine do MP também é. O poder não consegue controlar tudo ao mesmo tempo. O Deputado deveria antes entrar com um projeto de autonomia financeira com orçamento próprio para a PF para que ela trabalhe sem amarras. E outra, o MP capta muitas denúncias, levantando a bola para o trabalho da PF. Em resumo todos são importantes. Opor-se a esta coexistência termina se submetendo a censuras deste tipo levantadas por alguns comentaristas desta matéria.

  26. Flavio Marcel Sorolla disse:

    Imaginem a seguinte situação: o delegado de polícia investiga, depois decide se vai ou não processar, e então processa apenas quem ele quer processar, e de tal situação não cabe qualquer recurso, reclamação, controle… nada! Tá certo isso?

    CLARO QUE NÃO, É UM ABSURDO!

    Portanto, da mesma forma não me parece correto que o Ministério Público tenha esse mesmo porder, de investigar (quem ele quer), e depois processar (ou não) quem ele quiser, sem que dessa decisão não caiba qualquer recurso, reclamação, ou controle.

    Cada órgão do Estado possuiu uma função específica, e a função de investigar SEMPRE coube à polícia judiciária. Se o MP estivesse realmente querendo acabar com a impunidade nesse país, ele estaria lutando para que as polícias civil e federal tivessem melhores condições de trabalho, equipamentos, e garantias que as tornassem efetivamente fortes e aptas a combater o crime, sobretudo o organizado.

    Ao contrário, o que faz o glorioso parquet? Lança um monte de mentiras para enganar a população menos esclarecida, conduta desonesta da qual devemos ter vergonha! Se essa PEC 37 não for aprovada, o ministério público continuará sem poder investigar, pois de fato ele não pode, todavia a polícia continuará sem ser valorizada como se deve e aí sim o crime vai comemorar.

    A OAB, diversos juristas de renome, jornalistas sérios, parlamentares comprometidos, além de toda a classe policial, são a favor da aprovação dessa PEC, são a favor da mudança, apenas o ministério público é contra. Será que os únicos homens de bom-senso são promotores de justiça? Certamente, não! Por trás disso há interesses escusos e poder.

    ACORDEM, VEJAM AS COISAS COMO ESTÃO. O MP sempre esteve aí, no entanto os crimes continuam aumentando.

    POLÍCIA FORTE JÁ!!!

    Parabéns ao Dep. Fed. Gonzada pelo posicionamento, que sua conduta sirva de exemplo aos demais parlamentares.

  27. Chagas disse:

    O Ministério Público é parcial, pois é parte do processo, e quer investigar sozinho, sem prazo, sem lei, de maneira secreta e seletiva.

  28. Tutui disse:

    O que o MP pretende não é tomar o poder de investigação das Polícias Civil e Federal. O que se quer é somar e otimizar as ações de combate à corrupção. Como todos sabem, por estarem diretamente ligadas ao executivo, tem sempre suas atividades limitadas e não investigam como gostariam. Se insistem são transferidos ou são afastados. O MP incomoda pois eles não podem impedir, calar ou remanejar os integrantes do Ministério Público. Gonzaga advoga em causa própria!

  29. Von Romel Cândido da Silva disse:

    Essa discussão não pode ser feita no limite do “senso comum” como está fazendo o MP, essa discussão é jurídica, não se trata de torcida para A ou para B, o que importa é que no sistema criminal brasileiro há um órgão para investigar, outro para denuncar e o terceiro para julgar, não há na CF/88 nem no CPP autorização expressa ou implícia para que o MP possa presidir diretamente investigação criminal, você pode responder qual o instrumento utilizado para abertura da investigação plo MP? você sabe quem neste momento está sendo investigado pelo MP? a resposta é não, o que precisa neste país é melhor aparelhamento humano e material das polícias, garantias que possui magistrados e promotores e remuneração digna. O MP não quer investigar a morte de zé mané, subir o morro prá trocar tiros com bandidos, eftuar prisões de megadelinquentes, quer apenas o holofote da mídia, QUER INVESTIGAR CASOS MINUCIOSAMENTE ESCOLHIDO. o MP atualmente utiliza-se de PMs para investigar o q também contraria o Estado de Direito. Estão tentando vender a idéia de que a Polícia é corrupta e o MP é honesto, DEMÓSTENES TORRES NÃO ERA POLICIAL é ainda membro do MP, PENSE NISSO, vamos começar a valorizar a nossa atividade, pois, ela é imprescindível até para a existência do próprio ESTADO.

    1. lucas disse:

      me responda uma coisa o delega vai investigar o governador que é seu patrão acho que não ou um delgado federal ira investigar um deputado para ele ser transferido ou receber um calaboca claro q não então deixa esta queremos evolução ñ retrocesso

  30. Von Romel Cândido da Silva disse:

    Parabéns Deputado pela coragem de estar sempre ao lado da verdade.

  31. Amorim disse:

    Parabéns ao Deputado por defender a verdade e a legalidade.
    Confiamos na honradez de Gonzaga Patriota.

  32. Flavio Marcel Sorolla disse:

    Mais uma vez volto aqui para deixar meu alerta, LEIAM A PEC 37 ANTES DE REPETIREM OS COMENTÁRIOS DOS OUTROS!!!

    Nessa PEC 37 não há um só artigo que se refira ao ministério público, portanto, COMO PODE, SEM FAZER QUALQUER REFERÊNCIA AO MP, TIRAR DELE PODERES DE INVESTIGAÇÃO? Isso não existe, estão tentando enganar o pôvo.

    Essa PEC não traz qualquer novidade, não tira poder de ninguém, apenas estabelece regras mais claras para as investigações, dando maiores garantias aos delegados de polícia, enfim, essa PEC 37 vai tornar a polícia mais forte!!!

    Fortalecer a polícia é muito importante, afinal quando alguém é vítima de um crime no meio da madrugada de sábado, aonde essas vítimas buscam socorro? Na delegacia de polícia, que imediatamente começa com as investigações. O MP não tem plantão “investigativo” aos finais de semana, aliás não tem plantão nenhum. Imaginem no caso do desaparecimento de um filho ter que esperar até a segunda-feira para comunicar o fato ao promotor. Absurdo!

    O MP está aí há muitos anos, e nem por isso vemos a corrupção diminuindo, pelo contrário, está aumentando a cada dia.

    Eu sou um cidadão, e como muitos outros já fui vítima de crimes. EU DESEJO UMA POLÍCIA MAIS FORTE, MAIS EQUIPADA, E COM MAIS GARANTIAS PARA ME PROTEGER, PROTEGER MINHA FAMÍLIA, E COMBATER A CORRUPÇÃO!!!

  33. Marceone disse:

    Investigar e denunciar é no mínimo esquizofrenia. É o promotor falar com ele mesmo. Caso essa visão esquizofrênica permaneça tenho vários inquéritos somente com o Boletim de Ocorrência pra enviar ao MP. Imaginem todos os Delegados fazendo isso, mandar a metade dos inquéritos em andamento ao MP ou pior, encaminhar o cidadão ao MP quando procurar a Delegacia.!? .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários