Fernando Filho defende Temer, privatização da Eletrobras e alfineta: “Tem deputado em PE e Petrolina que não tem o que mostrar e pegou essa bandeira”

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2017 às 09:57

Bastante criticado por não ter participado de uma audiência pública, semana passada, na Câmara de Vereadores de Petrolina, que discutiu o processo de privatização da Eletrobras e da Chesf, o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) aproveitou a solenidade da ordem de serviço para a duplicação da Avenida Sete de Setembro, no dia de ontem (22) na cidade, para devolver no mesmo tom. “É muito fácil dizer, num momento difícil em que o país está vivendo, que é contra tudo”, afirmou.

Visivelmente aborrecido, Fernando Filho afirmou que não iria ficar “fazendo futrica pela imprensa” em torno do assunto, enquanto pode levar ações de sua pasta para Petrolina e outras cidades da região que precisam do apoio do governo federal. E fez questão de enaltecer o presidente Michel Temer, que lhe confiou a missão de assumir, aos 32 anos, uma das áreas mais sensíveis do seu governo, mesmo contra o partido do ministro (o PSB).

Fernando Filho lembrou ainda que as eleições gerais do ano que vem já estão se aproximando, e o povo brasileiro terá a oportunidade de comparar cada governo. “Aqueles que querem fazer apenas a confusão, que façam a confusão, mas deixe a gente trabalhar pelo país, que vive a maior crise da sua história”, desabafou o ministro. Ele citou, inclusive, que o atual governo já começa a inverter a curva, reduzindo o número de desempregados de 14 milhões para 13 milhões, além de vislumbrar um crescimento econômico – mesmo tímido – para 2018.

Sobre a privatização das duas estatais, o ministro citou o atual cenário hídrico do Rio São Francisco, que tem atualmente a vazão de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) – a menor de sua história – para atacar os seus críticos. “Tem muita gente que sabe que é bom, mas diz que é ruim para ter uma plataforma política. Tem muito deputado em Pernambuco e em Petrolina, que não tem o que mostrar, e agora pegou essa bandeira (contra a privatização) para dizer que defende alguma coisa”, alfinetou, sem citar nomes.

Revitalização

Fernando Filho lembrou que à época da privatização da telefonia ou da Vale do Rio Doce, as críticas também eram parecidas, e a prática revelou o contrário. “Na telefonia, diziam também que era uma questão de soberania nacional, que os estrangeiros iriam mandar nas nossas telecomunicações. Mas tinha gente que vivia antes de aluguel de linha telefônica, porque isso era coisa para rico, e hoje qualquer pessoa compra um chip de celular ou muda de operadora, se não gostar do serviço. E a Vale do Rio Doce, que quando foi privatizada, em 97, tinha 2 mil funcionários, hoje tem 110 mil e é uma das maiores empresas do mundo”.

O ministro assegurou que não iria topar um processo de privatização como esse, se não viesse junto com um programa de revitalização do rio. Alegando que órgãos como a Codevasf (que pena para manter os perímetros irrigados da região), e a Chesf não têm condições de cuidar do rio como necessário, a proposta prevê – por lei e pela concessão – um dos maiores programas de revitalização de uma bacia hidrográfica já vistos no país, o qual deverá ser anunciado em breve.

Fernando Filho garantiu também que o governo continuará sendo um dos maiores acionistas da Eletrobras, independente do grupo que vier a assumir a estatal.

Alerta

Mas o ministro, de fato, fez um alerta. Lembrando que entre 2012 e 2016 o governo anterior deixou um prejuízo de R$ 32 bilhões e quem pagou a conta foi o povo brasileiro, ele disse que aqueles que se escondem atrás da empresa ou de certos sindicatos apenas para fazer politicagem, têm de ficar preocupados mesmo com a privatização. “Aquele que não trabalhar, que não cumprir horário, vai rodar”, afirmou. “Eu gosto de uma briga grande, acho que herdei isso do meu pai. E essa é uma briga grande. Mas quando terminar esse processo, escrevam o que estou dizendo, estaremos construindo uma das maiores empresas de energia do mundo”, finalizou.

Fernando Filho defende Temer, privatização da Eletrobras e alfineta: “Tem deputado em PE e Petrolina que não tem o que mostrar e pegou essa bandeira”

  1. Maria disse:

    Basta ver na reportagem da Folha de São Paulo \UOL sobre a sua ida à Nova Iorque os comentários nada elogiosos o quanto está mal visto perante a opinião pública nacional.

  2. Zezim da Jega Amojada disse:

    Até parece que os serviços de telefonia móvel, privatizados por FHC e mencionados pelo FBCf, funcionam; até parece que custa pouco; até parece que é eficiente. E os lucros, onde eles investem? Lá, no país de origem do capital.

    1. Cidadão disse:

      Exatamente!

    2. Vitor disse:

      O ministro fala da privatização da telecomunicação, mas nem vamos falar da Oi, não é?

  3. Geórgil Batista disse:

    O Senhor ministro, representa um governo falido, atolado em corrupção, que tomou o poder através de um golpe, que está impondo uma agenda política que jamais seria aceita pela população; essa população está atordoada com tamanho descaramento das ações desse governo, que viu a maioria dos parlamentares se venderem por emendas ou por proteção contra as investigações de corrupção e não sabe mais o que fazer para combater essas pessoas que tomaram o poder e que não representam ninguém além deles mesmos! Essa mesma população desesperada apoiam figuras como Bolsonaro e agora o Gen. Mourão, porque sabem que só um poder maior que o de uma quadrilha pode parar esses desmandos! Mas acredito que na política vamos resolver essa situação do país, acredito que conseguiremos impedir mais esse crime contra o país, que são essas agendas de privatizações! Sobretudo a da Chesf, que está aqui do nosso lado e é nossa realidade! E em 2018 daremos a resposta a todos que financiaram esse golpe! #nãoaprivatizaçãodaeletrobrás #foratemer #foragovernogolpista

    1. Nildo da Costa disse:

      Um governo de criminosos e quem o apoia ou dele faz parte não é menos. Seria o caso dos Coelhos?

  4. Cego às avessas disse:

    Teatro para inglês ver, essa privatização é só para gerar caixa para o governo, além de ainda continuar como acionista e mandatário, o governo continuará a dar as cartas no sistema elétrico do país através de seu sistema de concessão e agências reguladoras. Em resumo serão apenas mais algumas companhias privadas operando sob reserva de mercado. Não será um sistema de concorrência livre, que é o que realmente traria preços baixos e alto nível de investimentos. E não me venha com blá, blá, blá de prêmio de sindicato de empresa privada, pois o que as raposas querem é vigiar o galinheiro. Para uma população que não sabe fazer nem uma operação de regra de três simples, essas maquiagens são mesmo um pratão cheio, e fortalecerão o lobby de que para a melhoria do país é só eleger tecnocratas para a eficiência do governo, o que é uma piada de muito mal gosto. Sobre a privatização das telecomunicações do país, isso passa longe de livre mercado, na verdade é um cartel mantido pelo governo com as quatro gigantes nacionais das telecomunicações, pois pagamos caro e temos péssimos serviços, basta ver a posição que os serviços de telecomunicações ocupam no ranking de processos e reclamações do procon.

  5. Antonio César disse:

    O cabra citar a privatização da Vale como uma coisa boa … sei não viu. A empresa vendida por 3bi , quando seu patrimônio valia 80bi. Ainda no primeiro ano os caras tiranr o custo da compra… e o cara vem nos dizer que foi um ótimo negócio.

    Minha nossa!!!

  6. Ricardo Ferreira disse:

    ….ministro , colocado pra atender os interesses da maior organização criminosa que já atuou na política desse país, e vai concorrer com essa sigla, o PMDB, triste pra Petrolina uns representantes desses, o povo não esquecerá nas urnas….. Que moral tem esse governo pra falar em reformas?

  7. Roberta disse:

    a venda da vale do rio doce foi bom para o Brasil>? Foi uma entrega total do patrimônio público a preço de banana para empresários financiadores de campanha política. A privatização da vale só confirmou o quanto é danosa, para o patrimônio público, tal prática. O mesmo ocorrerá com a Chesf e Eletrobras, caso sejam privatizadas, será uma verdadeira entrega do mais importante patrimônio do Nordeste brasileiro aos ambiciosos e inescrupulosos empresários financiadores de campanha, e esqueça essa conversa fiada de revitalização do São Francisco, depois que privatizar, não farão mais nada!

  8. Alves disse:

    O seviço de telefonia não serve como uma boa referência.O serviço é caro,é ruim, se mudar de operadora ver que é a mesma coisa.Somos obrigados a ter vários chips e pior:Muitas dessas empresas vivem sugando o dinheiro público!

  9. amorim de rajada disse:

    Vender as empresas públicas e bom de +, veja o aeroporto de Campinas – SP, venderam, foi devolvido e hoje o governo vai receber de volta e com um baita de um prejuizo, eles comeram a carne que restava e agora vai devolver o osso, e o povo fica só a assistir a essa administração de faz de conta e robalheiras. O único deputado que trabalha e GONZAGA PATRIOTA que vai interligar o tocantins, isso sim é um cabra macho, PARABENS CABRA BOM.

  10. Junior disse:

    O ministro que queria vender a Chesf. Aguarde que o povo vai comparar seu governo com outros anteriores.

  11. Cacio Teixeira Coelho disse:

    Como diziam os antigos “dor de barriga não dá, só uma vez” , 2018 tem eleição de novo, vamos ver se a população vai apoiar, quem defende esse governo, das malas dinheiro, do apartamento com 51 milhões, que quer privatizar o Rio São Francisco e por tabela a transposição, que é gravado apoiando obstrução a justiça, o Brasil e nossa região está precisando de uma faxina geral na política e isso depende da escolha da população em 2018, renovação já, não votem em políticos que já tem mandato.

  12. Cacio Teixeira Coelho disse:

    Foi bom o Ministro citar a privatização da Vale do Rio Doce, que poucos anos após a privatização, promoveu o maior desastre ambiental que se tem notícia no país e no mundo, será consequência do foco somente no lucro peculiar do setor privado, é fácil vender o que não é seu, e a falta de chuvas geraria seca seja para donos públicos ou privado, por isso a vazão do rio está em 550 metros cúbicos, mas a Chesf tem responsabilidade social sendo pública, ela nas mãos de dono privado, não terá a mesma responsabilidade, basta ver o caso de Mariana, onde a Vale do Rio Doce não assentou os desabrigados do acidente provocado por ela até hoje. Não a privatização! Não venda nosso Rio São Francisco não destrua ele como aconteceu com o Rio Doce em Mariana.

  13. Justino disse:

    Um dia a casa cai e fugirão dos holofotes. Por hora, pintam e bordam querendo passar (a falsa) ideia de que são poderosos. A verdade é que só correm atrás de alguma coisa para Petrolina quando estão no poder e, principalmente, próximo de eleições, a fim de que sejam lembrados pelo povo. Integram e defendem um governo corrupto e cínico. Representam a turma em que ninguém pode confiar, a turma que não é amiga de ninguém, a não ser para atender a interesses eminentemente pessoais.

  14. Lais disse:

    Entregar NOSSO patrimônio para o capital privado, e estrangeiro, colocando como se eles fossem trabalhar a revitalização do Rio São Francisco! Não queira iludir!!!!! Nenhuma empresa privada terá responsabilidade social e principalmente com o MEIO AMBIENTE! Não haverá revitalização feita por mãos chinesas!

    Vamos lembrar do desastre de Mariana. Lama e mais lama! E até o momento nada aconteceu! A população e o meio ambiente quem sofrem as consequências. E quem foi o responsável? A tão mencionada Vale do Rio Doce Privatizada!

  15. Cidadão disse:

    A conta é simples: os empresários investem para depois lucrarem. Se o sistema está falido como dizem, como eles irão lucrar? A resposta é simples: aumentando a conta de luz = o povo se lasca, como sempre.
    Não tem como contestar isso. Esse governo é uma máfia que vende o que é nosso para ganharem dinheiro.

  16. Eu disse:

    Ministro a privatização é muito bom mas para o seu bolço.

  17. Carla Cruz disse:

    Ministro seus exemplos de privatização foram “ótimos”: a Vale privada foi responsável pela maior tragédia ambiental do Brasil e a Oi está em recuperação judicial, devendo a Deus e o mundo e prestando serviços péssimos e caríssimos ao povo!

  18. Joao disse:

    E os R$ 3 milhões da JBS?

  19. CARLOS SANTANA disse:

    Esse rapaz é um comediante mesmo! Será que o povo aprende em 2018? Será que terão memória?

  20. Machado Freire disse:

    Polítaca “organizada” por uma família não pode ser uma coisa . Nunca !

    Essa gente nasceju sob a “cultura” do curral eleitoral, do coronelismo malandreco e desavergonhado, do tempo da Arena.

  21. A favor do meio ambiente disse:

    A pessoa que trata a tragedia de mariana como uma fatalidade é pq não conhece os impactos socioambientalistas causados pela vale privada. Uma pessoa que quer colocar Amazônia num leilão não merece um mínimo de crédito. Mas ano que vem tem eleições e Pernambuco se lembrará disso. Um candidato que não conseguiu se eleger numa cidade do interior almejando o governo do estado? Eh muita ilusão e o povo não esquecerá que este eh mesmo candidato que quer vender a Amazônia, que quer passar o rio São Francisco para o privado e que trata tragedias como fatalidade.

  22. Rose disse:

    Situação difícil é a do povo ter que aguentar este discurso decorado do Menino Mimado de Petrolina que ganhou o cargo de MME do golpista temeroso.
    Vão vender a Eletrobras por 20 bilhões, só que ela custa 370 bilhões e vai receber 40 bilhões de indenizações do governo ate 2025. A conta não fecha. Além disso, o que vão fazer com o dinheiro? Encher mais malas? Por que a pressa em vender?

    Hoje, há o cuidado da Eletrobras de manter a energia no valor mínimo para o povo. Se privatizar o povo terá que pagar o lucro para os empresários também. Tudo usa energia: você na sua casa, as indústrias, as escolas, a indústria, o comércio, etc. Tudo vai aumentar de preço e o povo não aguenta mais aumentos.

  23. Lucíola disse:

    Vender uma empresa por 20 bilhões quando já houve quase 400 bilhões de investimento. ..essa matemática não bate! Vender a energia do país e vender a soberania nacional!

  24. Lucas disse:

    Ele nao sabe o que faz. Nao ta preocupado com o povo e aim com a quadrilha do Temer. Inclusive, esta cada vez mais se juntando a eles. Vai prejudicar o povo brasileiro, que vai pagar a conta. Porem, para os empresarios estao perdoando divida de 290 bilhoes. Acorda Brasil!!!

  25. João F B Machado disse:

    Onde já se viu entregar setor estratégico?, seu ministro jaja encontraremos vc em algum processo de corrupção!!!

  26. Wellington Soares disse:

    Os seus exemplos de empresas que foram privatizadas Se. Ministro são os piores possíveis, e com o setor elétrico não será diferente, mas temos certeza que esse projeto de destruição das empresas públicas previstos para esse seu governo falido não passará. Se o senhor desconhece a importância do Rio São Francisco e dá Chesf para o nordeste os eleitores com certeza saberão e vão lhe dar a resposta nas urnas.

  27. Damasceno disse:

    O que será que está por trás disso tudo?
    Porque essa pressa em privatizar tudo?
    Quem será beneficiado com essas privatizações?
    Não podemos esquecer que não é mais permitida a doação de campanha por parte de empresas. Assim, as privatizações são uma excelente forma de se arrecadar fundos para as campanhas eleitorais desses que tanto defendem essa entrega do patrimônio público. Sem contar que é um excelente negócio pra quem compra, pois vai adquirir o controle desses negócios por uma ninharia. Daremos a resposta a todos esses desmandos nas urnas.

  28. Vitor disse:

    OAS, Odebrecht, JBS… Empresas privadas usadas por políticos para lucrar com corrupção. Privatizar nunca foi solução, vender nosso país, colocar em risco nossa soberania, isso não é solução. Façam uma boa administração, será muito melhor. Quanto a privatização da chesf, Sr. Ministro, logo o senhor? Nunca imaginariamos um nordestino comandando tamanho desmonte.

  29. Jean Ibiapina disse:

    Fora temer e seus ministros! 2018 nos veremos nas urnas!!!

  30. joão disse:

    e ministro, a telefonia tá boa? só se for pra vc que somos nós que pagamos suas ligações! fora temer. bolssonaro 2018.

  31. Luiz disse:

    Ministro fala de privatização da Vale como algo bom, tá esquecendo do acidente de Mariana, fala do sistema de telecomunicação que teve que ser socorrido pelo governo com mais do dobro do valor vendido na privatização para o sistema não entrar em colapso e parar tudo. Veja a situação da Oi que ainda cambaleia, quer privatizar o sistema elétrico pra ferrar com o povo, aumentando tarifas, precarizando os serviços e causando desemprego.

  32. Cidadão inconformado disse:

    Esse projeto de ministro fala sobre ineficiência no setor público, mas toda esta vem através de políticos. Que Deus tenha piedade de nós brasileiros

  33. jani disse:

    VERGONHOSO É VENDER O BRASIL PRA PAGAR FURTOS DE TODOS OS POLÍTICOS EM GERAL SEM ESCAPAR UM!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários