Escola da rede estadual de Petrolina recebe prêmio da Vara da Infância e Juventude por combate ao bullying

por Carlos Britto // 13 de dezembro de 2017 às 09:18

A Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina concedeu o Prêmio Previne à Escola Joaquim André, da rede estadual, por desenvolver o melhor projeto pedagógico contra o bullying na cidade. A proposta, denominada ‘Cultura de Paz’, rendeu à escola o título do Selo Previne, além de 10 condicionadores de ar entregues pela unidade judiciária e pela Câmara de Vereadores.

O magistrado Marcos Bacelar entregou à gestora da Joaquim André, Graça Pires, o prêmio e a cópia do projeto de lei nº 0103/2017, o qual destina a adoção dos equipamentos à vencedora. Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara de vereadores, Osório Siqueira, a equipe interdisciplinar da unidade judiciária, alunos, familiares e equipe da gestão escolar.

O magistrado também destacou a importância das parcerias com o Poder legislativo, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os gestores e os pais na questão do combate aos problemas ligados à vitimização de crianças e adolescentes. “A escola é um reflexo do contexto social que a compõem. Vivemos uma insegurança nas escolas e a questão da segurança merece atenção das autoridades e da comunidade“, salientou.

A gestora adjunta Renata Rodrigues destacou a importância do prêmio para a escola, no reconhecimento do trabalho de prevenção à violência. “Estamos muito felizes com o prêmio e com o resultado que alcançamos até aqui dentro do ambiente escolar com a redução do bullying. Estamos torcendo para que o projeto sirva de modelo para outras escolas”, ressalta Renata.

Previne

O 1º Prêmio Previne foi instituído neste ano com base na Lei Estadual 13.995/2009, que determina que escolas públicas da rede pública e privada instituam medidas de combate ao bullying e pela lei federal 13.185/2015 que institui o programa de combate à intimidação Sistemática. A Câmara de Vereadores, parceira no prêmio, aprovou o projeto de lei nº 0103/2017 no dia 7 de dezembro, ratificando a doação de 10 condicionadores para a escola vencedora Joaquim André. O Selo entregue na cerimônia de premiação elege a escola como a melhor parceira da Vara da Infância e Juventude no quesito combate ao bullying.

O projeto

A escola vencedora Joaquim André encaminhou o projeto Cultura De Paz, cujo escopo geral é fazer oposição a ideias que firam a dignidade humana. Entre seus objetivos específicos estão identificar alunos com comportamentos autodestrutivos, promover a mediação de conflitos, aproximar a comunidade para fortalecer o tema de cultura de paz e realizar atividades de cunho protetivo contra a violência física ou psicológica.

Durante todo o ano a escola desenvolveu atividades internas voltadas para o corpo estudantil, como a implantação da rádio escolar para divulgar ações preventivas. Também foi criado o grupo de Acolhida com o nome “Posso te dá um abraço” e o investimento no clube de leitura na biblioteca. Nas ações externas foi promovida a Passeata da Paz no Bairro José e Maria, aproximação com a rede protetiva para envio de casos de automutilação e também com a vara da infância e juventude com os casos de violência.

Todo o cronograma de atividades realizado pela escola será transformado em projeto modelo para ser divulgado e implantado nas outras escolas da rede pública de ensino em Petrolina.(Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários