Energia de Sobradinho pode ser desligada em outubro

por Carlos Britto // 29 de abril de 2017 às 09:54

Numa reunião ocorrida nesta sexta, 28, no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o assunto principal girou em torno da situação atual dos reservatórios no Nordeste, que começam a sentir os efeitos de secas seguidas há seis anos. A preocupação maior é a situação das usinas dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco. A Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), responsável por 60% da região Nordeste, está com somente 16,0% de reservas, justamente no momento em que o período chuvoso está terminando.

Diante dessa situação, de acordo à projeção do ONS, Sobradinho chegará ao volume morto ao final de outubro e corre o risco de ser desligada. A medida fará com que deixem de ser gerados 1.050 Megawatts, que deverão ser substituídos pelas caríssimas e poluentes termelétricas.

A medida, que é necessária, também é ruim para o consumidor, que terá que bancar o preço com o retorno da bandeira vermelha, usada para custear as termos fornecendo energia em períodos críticos dos reservatórios nas hidrelétricas. (Fonte: O Globo)

Energia de Sobradinho pode ser desligada em outubro

  1. Eduardo Sousa disse:

    Parabéns bando de incompetentes! Em dezembro Sobradinho tinha 18%. Então em janeiro ou fevereiro ( não me recordo bem), vocês liberaram 1200 metros cúbicos de água por semana. Deixando o lado em 10%. Agora vai faltar água. Viva o Brasil.

    1. Eduardo Sousa disse:

      Metros cúbicos de água por segundo durante semanas.

  2. Cego às avessas disse:

    Cadê o eficientíssimo Ministro de Minas e Energia Fernando Filho? Já convocou as tribos indígenas do país para dançar a dança da chuva? Vai que funciona…

  3. Jonildo Cordeiro disse:

    Se a rede de transmissão do parque eólico de Casa Nova estivesse pronta, obra que está parada há pelo menos 3 anos pela incompetência do MME, o impacto seria mínimo, pois este parque em funcionando teria capacidade superior ao da Usina Hidroelétrica de Sobradinho.

  4. Ananda Cavalcanti disse:

    NÃO VAMOS PAGAR MAIS ESSA CONTA DE TANTOS ASNOS NO CONGRESSO, NÃO! OS PARQUES EÓLICOS CONTINUAM EMPERRADOS, SE NÃO POR EXTREMA INCOMPETÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE, É PELA AUSÊNCIA DA ODEBRECT… ESTE PAÍS PARECE UMA PIADA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários