Empresa nega que dinheiro tenha sido roubado em assalto a carro-forte entre Pau Ferro e Afrânio

por Carlos Britto // 16 de janeiro de 2014 às 16:29

ProsegurA empresa Prosegur divulgou uma nota à imprensa sobre a tentativa de assalto no início da noite de ontem (15) na BR-407, entre o povoado de Pau Ferro e o município de Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco.

No comunicado, a empresa rebate as informações da Polícia Militar, alegando que nenhuma quantia foi roubada graças a um sistema de segurança que o veículo possui. O 5º BPM divulgou que mais de R$ 1 milhão teriam sido levados. Os policiais perseguiram a quadrilha, chegando a entrar em confronto, mas devido ao armamento pesado dos bandidos, a busca foi frustrada.

Leia a nota na íntegra da Prosegur:

Em relação à tentativa de assalto a um carro-forte da Prosegur em Petrolina (Pernambuco), a empresa informa que o fato ocorreu por volta das 18h de ontem (15), no trecho da rodovia BR-407, entre Afrânio e Pau Ferro. A equipe que estava no carro-forte, composta por quatro vigilantes, encontra-se em segurança, sendo que um deles sofreu ferimentos leves, mas já foi atendido e passa bem. Os assaltantes fugiram sem levar os valores, em função do acionamento do Sipe (Sistema Injeção de Poliuretano Expandido) instalado no cofre do carro-forte atacado.

A Prosegur ressalta ainda que está à disposição das autoridades policiais para ajudar no que for necessário durante as investigações.

Sobre o sistema de segurança Sipe:

O Sipe (Sistema de Injeção de Poliuretano Expandido) é um sistema pioneiro e inédito no Brasil, que tem como objetivo impedir o arrombamento do cofre interno do carro-forte, mesmo quando submetido a uma poderosa explosão. Na prática, ao ser acionado (remotamente ou no próprio carro), o equipamento libera um jato de poliuretano (espuma que enrijece em poucos segundos, muito utilizada como substância de vedação por sua resistência a quebra por impacto e corte).

Em no máximo 22 segundos, a parte interna do cofre fica completamente preenchida pelo polímero endurecido, garantindo a total segurança do conteúdo dentro do local. “Após a realização de uma série de testes, a solução se mostrou 100% eficaz. Além de resistir a explosões, também inibe a continuidade do assalto, pois seria necessária quase uma hora para quebrar ou cortar a substância”, explica José Ascânio Ferreira, diretor de Segurança da Prosegur.

O carro ainda possuía blindagens extras nos pneus, que têm como objetivo evitar a parada do carro-forte. Por meio de compostos de borracha de alta resistência, com tramas de malha sintética e estrutura de aço, é possível ampliar a resistência do veículo, que ganha autonomia para rodar até 70 quilômetros após perda de pressão por tiros no pneu.

Para ampliar a resistência do motor, os carros-fortes da Prosegur contam com uma blindagem de aço Domex 5mm, que evita a passagem de tiros. Além isso, o veículo ganha uma câmera externa, conectada a um monitor interno, que dá condições para o motorista continuar dirigindo, mesmo quando os vidros dianteiros perdem a visibilidade ao serem atingidos por tiros.

Prosegur

Empresa nega que dinheiro tenha sido roubado em assalto a carro-forte entre Pau Ferro e Afrânio

  1. BARRETO disse:

    SOU POLICIAL MILITAR FUI PARA O LOCAL DA OCORRENCIA POR VOLTA DE 1 HORAS DEPOIS, UTILIZARAM UMA MAÇARICO….FOI LEVADO CERCA DE 1, 5 MILHOES…TINHA NOTAS ESPARRAMADAS PELA RODOVIA….A EMPRESA MENTE AO DIZER QUE NÃO FOI LEVADA NADA…OS VALORES ROUBADOS FORAM CONFIRMADOS PELOS VIGILANTES….NÃO SEI O QUE ESTA EMPRESA GANHA COM ISTO..

  2. Bruno Ferreira disse:

    Rolezinho frustrado.

  3. Clayton Amorim disse:

    Se o tal carro tem taaanta segurança. É blindagem e a coisa toda… como foi q um vigilante conseguiu ficar levemente ferido?

  4. Cesar Miranda disse:

    Dinheiro levaram, não adianta a imprensa rebater o assunto, mas como é que os vigilantes conseguiram fugir?

  5. axlima disse:

    Eu estava em dormente quando passaram dois carros em alta velocidade um dos carros era aberto iam ao sentido do piaui por dentro e de se arrepia com tantos assaltos….

  6. Rafael disse:

    Esses vigilantes de carro forte são muito despreparados, os caras comandam um veículo de mais de 10 toneladas de peso que pode ser uma arma mortífera, garanto que se o motorista tivesse jogado o carro forte contra o veículo dos assaltantes, a bagaceira tinha sido feia pro lado dos assaltantes pois seriam esmagados facilmente e evitado o assalto!

    1. Vig. Almeida disse:

      Estou vendo que o senhor entende muito de segurança, senhor Rafael.
      Os bandidos estavam equipados com .50 e 7.62.
      Nem a PM que estava usando um 5.56 pôde confrontá-los, imagina os vigilantes praticamente desarmados, com suas .380 e suas escopetas.

  7. JESUS MACEDO disse:

    MIM DESCULPE COMANDANTE DA POLICIA MILITAR, VOCÊ FALHARAM , CADÊ AGILIDADE DA POLICIA , UM ASSALTO QUE DUROU MAIS DE UMA HORA DE RELÓGIO , NÃO CHEGOU NEM UM REFORÇO.
    MIM GANA QUE GOSTO.

  8. Genilson disse:

    Prezado Rafael. A questão não é despreparo, a profissão de vigilante de carro forte é uma atividade de maior risco na segurança privada, chega a ser mais arriscada do que a de um policial. Infelizmente a legislação brasileira não permite a utilização de armamento com calibre utilizados pelas forças de segurança (fuzis 7,62mm ou 5,56mm). As blindagens utilizadas nos veículos especiais de transporte de valores são classificadas quanto ao nível de proteção, conforme a tabela disposta no art. 18 do Anexo do Decreto no 3.665, de 20 de novembro de 2000 (R-105): (Texto acrescido pela Portaria nº 781/2010-DG/DPF). Quer dizer que não resisti a calibre .50 falar é fácil antes de criticar conheça mais sobre essa profissão arriscada.

  9. Foi Deus me salvou desse tiros disse:

    Que Horas que empresa ficou sabendo do Assalto? com a apalavras a Prosegur,, eu fui o primeiro que estava atras do carro forte, nunca vi coisa mais absurda tantos tiros, acionei a polícia, a empresa Prosegur, e por coincidencia após todo ocorrido saimos em fila de Pau-ferro e deparei com os Vigilantes a beira da estrada dei carona aos quatro vigilantes até o local do assalto eu vi a hora em que eles correram para caatinga foi Deus salvou eles de tantos tiros.agora se tem aguem mentino não sei, mas a verdade a de vir atona.

  10. cleiton disse:

    vc diz isso pq nao era vc q estava la…….

  11. antony disse:

    Espero que tenha alguem correndo pra poder muda essa lei pra muda esses armamento dos segurancas se for fazer uma comparacao com as dos bandidos parecem ser de brinquedos. Acordem altoridades tem muitas pessoas , trabalhadores honestos morendo. Apesar disso tudo ta acontencendo acompanho direto essa profissão e meu sonho mi formar em virgilante de transporte admiro muito essa profissão. ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários