Descoberta arqueológica em Caboclo pode estimular turismo ecológico no Sertão do São Francisco

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2013 às 21:30

[slider id=”gruta-caboclo”]

Uma importante descoberta arqueológica na região do povoado de Caboclo, zona rural de Afrânio (PE) , na última semana, deve estimular o turismo ecológico no Sertão do São Francisco.

Trata-se da Gruta dos Dois Irmãos, localizada na serra de mesmo nome – que divide os estados de Pernambuco e Piauí.

Por lá ficou clara a existência de material fóssil, o que gera expectativas acerca da criação de um ‘braço’ do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Caboclo, no próximo ano.

A expedição científica foi formada por representantes do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, UFPE, Univasf/CRAD e Comissão de Revitalização de Caboclo. Fizeram parte da equipe os professores Rinaldo Carneiro Leão, George Cabral de Souza, Guilherme de Souza Medeiros; advogados/historiadores Silvio Amorim e Rafael Pimentel de Paula; o arquiteto/gestor ambiental Cosme Cavalcanti, Professor Vinícius (biólogo da Univasf) e acadêmicos, todos guiados pelo jovem afraniense Evaldo Lucas.

Descoberta arqueológica em Caboclo pode estimular turismo ecológico no Sertão do São Francisco

  1. Maria disse:

    Desde que era criança que já ouvia dos mais velhos a existência de fósseis nessa região, então, não é nenhuma descoberta ou novidade. Agora é que se ligaram em pesquisar e analisar. Ótimo!

  2. Tem ciência nesse cigarro disse:

    Ao invés de criar um “braço” em Afrânio devia era mesmo era criar um polo da Univasf na cidade. Pois é muito complicado os jovens terem acesso aos cursos, pois mesmo conseguindo uma vaga no curso de Engenharia Agronômica pela Univasf dois anos trás, não consegui por conta das dificuldades. Se quis tive que cursar licenciatura, não quero ser professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários