Cristina Costa: “professor não gosta de fazer greve, mas é o único instrumento que nós temos”

por Carlos Britto // 16 de março de 2010 às 18:03

Cristina Costa

“Qual é o piso que o governo quer pagar?” este é o questionamento da vereadora, professora e coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Cristina Costa que participou hoje (16) do programa Carlos Britto no Ar. Ela falou sobre a paralisação nacional dos professores e comentou que “Pernambuco tem o piro salário do Brasil, o salário inicial de professor é de R$ 950”.

Para Cristina “professor não gosta de fazer greve, mas é o único instrumento que nós temos. Somente assim o governo nos escuta e a população enxerga a escola pública”.

Os professores de Petrolina estão em Recife onde acontece a assembleia nacional em que são reivindicadas a jornada de trabalho. “Reivindicamos um piso salarial melhor para que o professor possa se dedicar a uma só escola, porque hoje a maioria deles trabalham em mais de uma instituição para poder se manter”, expôs.

No próximo sábado (20) haverá uma assembleia no pátio da feita livre do bairro Cohab Massangano, onde serão socializadas com os professores e a comunidade tudo o que foi discutido no encontro em Recife.

Cristina Costa: “professor não gosta de fazer greve, mas é o único instrumento que nós temos”

  1. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    ESSE POVO SÓ DISCUTE AUMENTO DE SALÁRIOS(nada contra) DUVIDO QUE ELES FALAM EM MELHORAR O ENSINO E OS FUNDAMENTOS PARA UMA ESCOLA MELHOR, VIVEM RACLAMANDO DO QUE GANHAM, MAS NÃO SE ESFORÇAM PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO, COMO SE EDUCAÇÃO FOSSE SÓ ALMENTO DE SALÁRIOS.

  2. Jose de Aquino disse:

    Interessante essa vereadora. Disse que professor só faz greve por motivo de salário. E todas as demandas dos alunos principalmete os da educação básica e fundamental? Cadê o sindicato em Petrolina? Quer dizer que escola caindo aos pedaços onde falta tudo não é motivo de preocupação? quer dizer que merenda escolar de péssima qualidade não é motivo de reclamação? quer dizer que transporte escolar podre e sujo que mata crianças não é motivo de investigação? quer dizer que seleção fraudada de contratados não é motivo de greve? QUEM ENXERGA A ESCOLA PÚBLICA VEREADORA É QUEM DELA PRECISA: AS CRIANÇAS. Ou vai dizer que Petrolina já paga bem demais aos seus professores e não precisa reclamar? os coitados dos contrataados ganham uma miséria e não tem direito a vale transporte, refeição, pó de giz e outros pequenos benefícios que são negados. a prefeitura faz ouvido de surdo junto com esse sindicatozinho. Uma secretaria que não constrói NENHUMA escola num município e precisa que outros órgãos façam isso – como a do N5, deve ser motivo de reação parlamentar vereadora.

  3. Oscar Ayo disse:

    Esse povo do PT só gosta de se aproveitar dos holofotes. Agora vão pressionar o aliado do governo a dar o reajuste e depois dizer que estão ajudando o povo. É por essas e outras que CIRO GOMES detonou o PT de São Paulo que não é diferente dos outros em qualquer estado. Professor só deixa de trabalhar em duas ou três escolas quando houver dignidade no tratamento a todos. A vereadora e os cupinchas do sindicato vão arrumar uma migalha e dizer que agora sim os professores estão muito bem pagos e satisfeitos.

  4. Mario Silva disse:

    Realmente, “vergonha” um atributo que deixou de existir em muita gente. Que cara de pau. eu hein.

  5. pedro disse:

    vereadora va trabalhar a senhora foi contra o projeto de lei em que os estudantes bolsista da facape foce comtenplados com uma bolsa total a senhora COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÕA DA CASA PLINIO AMORIM NUMCA DEFENDEU OS PROFESSORES DO MUNICIPIO QUE NÃO TEM FERIAS E NEM 13º OU A SENHORA NÃO SABE VEREADORA CRISTINA COSTA E UMA TRAGEDIA PARA O POVO DE PETROLINA A DEPUTADA VEIO DA UPE MAS NUMCA BOTOU UM REAL FURADO PARA FFPP MUINTO PELO CONTRARIO RECEBEU DA UPE SEM TRABALHAR E AI TEVE QUE DEVOUVER

  6. galdino neto disse:

    Professor precisa de bom salário para se capacitar, já que o Estado não investe na sua capacitação. No Brasil, a pós-graduação, o mestrado e o doutourado são coisas distantes de quem ganha esses salários absurdos. Só os filhinhos de papai podem ser doutor no Brasil. E professor, com esse salário ridículo, não é filhinho de papai. O presidente atual tem feito muito para diminuir esse vácuo de oportunidades entre ricos e pobres, talvez o que tem mais feito, dêem ua olhadinha no passado… Mas precisa fazer mais.

  7. Cecilia Alencar disse:

    VÁ TRABALHAR, EM VEZ DE PROCURAR CAPACITAR OS PROFESSORES, FICAM QUERENDO AUMENTO SALARIAL, A MAIORIA
    SEM PREPARO… QUE PENA! ! DESSES ALUNOS DA REDE PÚBLICA!

  8. Camila disse:

    Parabéns, Vereadora!

    Como vereadora a senhora é de longe quem melhor representa o povo, é exemplar, correta, justa e leal.
    Como representante sindical é forte, coerente, não foge da luta e representa o sindicato mais respeitado do estado de Pernambuco, è triste ver quem nada entende de educação nem de méritos fazer comentário infeliz em relação a luta da educação que a senhora representa muito bem, como também a Deputada que é da base aliada do Governo, mas sabe cobrar os benefícios para a escola pública e para os trabalhadores em educação. As duas são dignas de aplausos, Petrolina carece de representantes assim.
    Parabéns Petrolina por estar tão bem representada, parabéns educação por ter quem abrace a luta, sou filha de professora da escola publica e cresci acompanhando e participando dos movimentos, bem sei sobre o massácre vivido na educação nesses últimos 10 anos.

  9. Dreda disse:

    Professor precisa de salário melhor sim. Primeiro porque merece. Segundo, porque só ganhando bem tem a tranquilidade para se capacitar e se dedicar a um Serviço, ao invés de ficar fazendo bicos de escola em escola…

    Esses movimentos nunca são isoladamente por aumento de salário, sempre envolvem melhoria nas condições de trabalho, pois quem é do ramo sabe que é melhor ganhar um pouco menos em um lugar que te dá condições de trabalhar, do que ganhar melhor em meio ao caos…

  10. luana disse:

    Esses professores so falam de reajuste de salario mas infelismente tem professores q nem merecem o q ganhan pq não trabalha como se deve.chega sala bate papo de 30 minutos e deixam apenas 20 minutos para copiar o assunto.e ai se vai o resto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários