Coluna do Blog

por Carlos Britto // 18 de abril de 2018 às 07:30

Hospital Universitário de Petrolina. (Foto: Divulgação)

Ainda existe viabilidade para a Rede PEBA?

Semana passada os petrolinenses acompanharam, perplexos, a informação repassada pelo Samu de que a população, caso precisasse, não poderia ser atendida devido à retenção de macas por parte dos hospitais.

O problema se dá, sobretudo aos finais de semana, quando a ocorrência de acidentes aumenta bastante, e quando os pacientes são levados para os hospitais, as macas acabam retidas. Mas isso não é só.

Pacientes de outras cidades incluídas na Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), que também precisam ser atendidos, são outro desafio para a região. Há informações, inclusive, de que as macas do Samu acabam sendo levadas embora pelas ambulâncias que trazem esses pacientes para Petrolina.

Já há quem acredite na inviabilidade da Rede PEBA, devido ao fato de o Hospital Universitário (HU) ser obrigado a atender, além da população de Petrolina e Juazeiro (BA), mais de 53 cidades.

Em vez desses gestores investirem nos hospitais de suas respectivas cidades, preferem comprar ambulâncias e enviar seus pacientes para cá. Sobrecarregado, o HU – que, inclusive, nasceu com o intuito de ser municipal – não consegue dar conta da demanda, já que também não recebe a contrapartida. O resultado dessa difícil equação já atinge o Samu.

Perguntar não ofende: até quando a Rede PEBA vai suportar esse modelo? Não seria a hora de repensar uma nova alternativa para suprir essa demanda na rede pública de saúde? Com a palavra, nossos governantes.

Em prol de Bodocó

Mais uma liderança política de Pernambuco se mobiliza em prol de Bodocó. Em visita à cidade no dia de ontem (17), o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) afirmou que levará ao governo federal um pedido de ajuda ao município, seriamente afetado pelas fortes chuvas do último final de semana. O parlamentar informou que fará um pronunciamento durante a sessão da Câmara sobre os problemas na cidade e que também irá formalmente levar o caso à União.

FBC vira relator

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) foi eleito, na tarde de ontem (17), para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões de Crédito. Durante a instalação da CPI, Fernando Bezerra adiantou que o relatório contendo o resultado das investigações do colegiado sobre os juros cobrados pelas operadoras de cartão – classificados pelo senador como “abusivos e até extorsivos” – será apresentado até o próximo mês de julho.

Chuvas que aliviam

As intensas chuvas ocorridas em todo o Sertão pernambucano trouxeram momentos de de desespero à população, mas são as mesmas que também aliviam o sofrimento de muita gente. Em Afogados da Ingazeira, por exemplo, Os moradores já estão recebendo mais águas nas torneiras. A melhoria foi possível graças as últimas chuvas registradas na região, o que permitiu a recuperação  total da Barragem de Brotas, que agora está vertendo. Por conta disso a Compesa teve condições de reduzir o calendário de abastecimento da cidade, que passou para o rodízio de cinco dias com água e dois dias sem. Anteriormente, o calendário era o inverso: cinco dias sem água e dois dias com água.

Coluna do Blog

  1. Filósofo disse:

    Essa rede PEBA foi só para tapiar, para enganar, principalmente por parte do Governo de Pernambuco. Como pode haver divisão do “pouco que tem com o dobro de pessoas?”. Isso foi invenção do governo estadual para não se construir um hospital regional aqui em Petrolina, que é a única grande cidade do Brasil que não tem um. Até cidade muito menor que a nossa tem.

  2. Maria disse:

    Passar a cobrar pelos atendimentos de acidentes, principalmente motos. Assim, terão mais cuidado, pois a dor no bolso dói mais que os machucados. Samu, cobre pelas macas que o hospital reter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários