Coluna do Blog

0

Reacende esperança de Izacolândia pela emancipação

Em Izacolândia, na zona rural de Petrolina, o que não falta é empolgação para a tão sonhada emancipação política do distrito. A comissão, que já beira os 15 anos de luta, apesar de ter sofrido dois vetos em 2015 pela ex-presidente Dilma Rousseff, após aprovação por unanimidade na comissão especial, viu agora a matéria seguir para o plenário da Câmara dos Deputados.

As expectativas são as melhores, já que o congresso estaria focado na aprovação do texto em sua íntegra e com regras relevantes, com requisitos que supostamente evitariam a farra de criação de municípios.

Izacolândia, assim como Rajada e tantas comunidades do Nordeste que pretendem virar cidade, deve atender a um quesito habitacional de, no mínimo, 20 mil habitantes; não prejudicar o histórico-cultural e econômico do município de origem; ser viável economicamente, comprovando através de estudos de viabilidade realizado pela Assembleia Legislativa do Estado e subscrever um requerimento de, no mínimo, 20% do eleitorado da área que se pretende emancipar.

Um dos fatores fundamentais para o processo emancipatório é o referendo que está previsto no projeto para ser realizado em conjunto com eleições estaduais e federais. Segundo a comissão de Izacolândia, os mesmos sairão no próximo dia 13 de maio para estarem no dia 15 e assistir à votação, formando um cordão humano, pois lá todos os distritos do país vão se encontrar novamente na capital federal. As esperanças dos emancipalistas continuam mais acesas do que nunca.

Pré-candidato prestigiado

Em Exu (PE), o pré-candidato a deputado estadual Dr. Aluízio Coelho recebeu o apoio do presidente da Câmara Municipal de Exu, Davi Moreira, e várias lideranças políticas do município. No fim do prazo de filiação, o médico trocou o PP pelo PSC, por acreditar que a chapa para a Assembleia Legislativa de Pernambuco montada pelo presidente da legenda e pré-candidato ao Senado, deputado estadual André Ferreira, foi bem construída. Além do presidente da Câmara, ele recebeu o apoio do ex-vereador Zé Pacu, dos suplentes Osvaldo Peixoto e Sérgio, além de líderes comunitários locais. Recentemente o pré-candidato recebeu o apoio do ex-prefeito de Trindade, Dr. Emiliano. Da forma como foi estruturada, a chapa elegerá seis ou sete deputados estaduais.

Resistência por Lula

Em suas intensas pelos quatro cantos de Pernambuco, o líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT), passou pelo Agreste no último fim de semana. Reforçando o discurso de “indignação contra a injustiça praticada” ao ex-presidente Lula, Humberto destacou que cada município do Estado terá um foco de resistência pelo líder petista. “O pernambucano será sempre grato a Lula por tudo o que ele fez pelo nosso Estado”, declarou o senador.

Meta ousada

Após entregar mil títulos de posse a famílias dos Residenciais Nova Vida I e II, no último fim de semana, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho ressaltou que a meta da administração, para os próximos três anos, é entregar cerca de 10 mil títulos e escrituras. “Já regularizamos a situação de pelo menos duas mil famílias e iniciamos o trabalho em Rajada, onde devemos entregar as escrituras de mais três mil famílias. Esse é apenas o começo de um programa que será histórico para a cidade, em especial, para quem sonha em ter sua casa devidamente regularizada”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome