Chesf anuncia nova redução de vazão no Lago de Sobradinho

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) emitiu comunicado sobre nova redução da vazão do Lago de Sobradinho (BA). O novo cronograma aponta que a partir de 18 de maio, a vazão passará a 650 metros cúbicos por segundo (m³/s), chegando aos 600 m³/s em 29 de maio.

Os testes para essa redução mínima, que poderá chegar a novembro com 570 m³/s, já foram autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Agência Nacional das Águas (ANA). A diminuição da vazão atingirá também o reservatório de Xingó. Atualmente a vazão de Sobradinho é de 700 m³/s.

A redução anunciada será feita em três etapas, sendo a última no final do mês. Conforme o superintendente de operação da Chesf, Tony Ulysses Formiga, o aviso é importante para que as comunidades ribeirinhas possam se preparar melhor e se adequar ao novo volume que será liberado pela Chesf para os reservatórios da região.

Comentários

Uma ideia sobre “Chesf anuncia nova redução de vazão no Lago de Sobradinho”

  1. Cego às avessas disse:

    É o que acontece quando o governo controla setores que requerem grande produtividade como o setor elétrico: o resultado é a defasagem e tarifas entre as mais caras do mundo. Enquanto que nos países desenvolvidos com setores elétricos totalmente privatizados e alta concorrência entre as operadoras, avançaram com a exploração de novas fontes de energia, o Brasil com suas estatais e empresas privadas operando sob reserva de mercado ficou paralisado no tempo com suas hidrelétricas, mesmo tendo umas das maiores matrizes de geração de energia elétrica renováveis e limpas do mundo, mas que estão sendo subutilizadas por falta de investimentos. O resultado é esse, as hidrelétricas sendo exploradas ao máximo de suas capacidades, uma seca prolongada e vai tudo para o brejo, encarecendo ainda mais o custo da energia, e os prejuízos ambientais que podem ser provocados com atitudes como esta da redução da vazão da represa de Sobradinho.

Deixe uma resposta

Últimas notícias

O que eles disseram…

29/05/2017 às 14:00 por Carlos Britto

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br