Chapa 01 promete gestão “ética e transparente” na UPE/campus Petrolina

por Carlos Britto // 24 de outubro de 2012 às 11:35

A disputa para os cargos de diretor e vice-diretor da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, terá mais dois candidatos. Os professores Carlos Eduardo Romeiro Pinho (do curso de História) e Edivaldo Xavier da Silva Júnior (do curso de Fisioterapia) colocam-se à frente da chapa 01, intitulada “O Futuro é Agora”.

Carlos Eduardo, que pleiteia o cargo de diretor, e Edivaldo Xavier o de vice, garantem contribuir de maneira ética e transparente, como sempre têm feito em seu exercício profissional, para que o processo eleitoral, bem como a gestão (caso vençam) ocorram em conformidade com o Estatuto, Regimento e Código de Convivência da UPE.

Colocando-se como uma “chapa independente”, os dois prometem trabalhar pelo fortalecimento da UPE perante a população de Petrolina e região, tendo por base seis propostas fundamentais:

1- Gestão Democrática;

2-Transparência Administrativa;

3-Compromisso Social;

4-Expansão de infraestrutura necessária para os cursos;

5-Capacitação profissional de técnicos e docentes;

6-Postura ética e moral.

O processo eleitoral no campus está marcado para o próximo dia 22 de novembro.

Chapa 01 promete gestão “ética e transparente” na UPE/campus Petrolina

  1. Lui Carlos disse:

    Já passou da hora de mudar, a UPE a anos vem sendo governada pela mesma família, passando de uma irmã para outra, uma gestão oligárquica, antidemocrática e irregular.

    1. Aluna UPE disse:

      A eleição é democrática, e se votaram foi por achar q elas são competentes. Vejam o Exemplo da Família Coelho, q seria de Petrolina sem Eles? e o que seria da UPE sem suas diretoras?

    2. ALuno da UPE disse:

      Representação estudantil emite Nota de Repúdio à recém empossada diretoria da UPE Petrolina

      Apesar de ter sido eleito com a maioria dos votos do alunado, o novo diretor da UPE Campus Petrolina, professor Moisés Almeida, já enfrenta a insatisfação dos representantes dos estudantes.

      Membros da direção enviaram ao novo diretor uma nota de repúdio onde reclamam o fato de não estarem sendo reconhecidos como legítimos representantes do corpo dicente. Alegam que, por exemplo, na posse da nova diretoria em 17 de dezembro de 2012, os representantes do Diretório Central dos Estudantes – DCE/UPE foram ignorados.

      Confira a íntegra do texto:

      MOÇÃO DE REPUDIO

      O Diretório Central dos Estudantes Professor Paulo Freire – Universidade de Pernambuco –DCE/UPE, legitimo representante dos estudantes da Universidade de Pernambuco, vem, por meio deste, manifestar seu repudio diante da postura que vem sendo adotada pela nova diretoria do Campus Petrolina da UPE de não reconhecer o DCE-UPE, como entidade máxima de representação estudantil dentro da UPE em vários acontecimentos. Como na cerimônia de posse da mesma, ocorrida no dia 17 de dezembro de 2012 às 19h00min no Auditório Joaquim Silva Santana na UPE Campus III em Petrolina- PE, na ocasião representada através da Direção Executiva de Combate às Opressões, Jessica Oliveira de Sena e os demais membros da Unidade Petrolina, Carlos Diego Feitosa Martins, Ericka Ariella Gomes e Renata Pereira Honório.

      Compreendemos como uma falta de respeito para com a entidade e a comunidade estudantil, uma vez que possuímos dispositivos legais para tal representação, como citado no Art. 2° da Lei Federal N° 4.464, de 9 de Novembro de 1964, na qual Dispõe sobre os Órgãos de Representação dos Estudantes e dá outras providências e Art. 86 do Estatuto da Fundação Universidade de Pernambuco – UPE, consolidado e revisão pelo Conselho Universitário (CONSUN) de 29.07.2008, na qual cita os órgãos de representação dos estudantes de graduação da Universidade.

      Melka Guedes De Lira
      Presidenta Dce-Upe

      Jessica Oliveira De Sena
      Direção Executiva

      Carlos Diego Feitosa Martins
      (Membro Dce/Unidade Petrolina)

  2. Wesley John disse:

    Muito bom!

    Sei da capacidade do professor Carlos Romeiro e certamente será um excelente diretor, o que a UPE está precisando.

  3. AlunoUPE disse:

    A chapa 01 se diz INDEPENDENTE, porém o candidato a Diretor é cargo de confiança da diretora atual. Todos os cargos de confiança votam na chapa 01. Independente ou chapa da Diretora?

    1. Maria Granja disse:

      Aprendemos na Universidade um processo mental cognitivo:Reflexão/Ação. Negar a contribuição da atual gestão, é tapar o Sol com a Peneira. Gratuidade para cerca de seis mil alunos, qualificação dos docentes do Mestrado e Doutorado, Cursos da Saúde com Nota 5 no ENAD, Escola de aplicação como uma das melhores do Estado, construção de dois prédios com 48 salas, etc…Incomoda Muitooo, sem argumento, essa pessoa desconhece a contribuição do Professor Carlos e Edvaldo como pessoas sérias, comprometidas com brilho próprio, que irão certamente fazer uma gestão participativa, democrática e ética. CHAPA 1. VOTE CONSCIENTE.

  4. Aline Karla disse:

    Independente do que tentarem inventar voto na chapa 1, que presa uma disputa limpa, justa e sem baixaria. Parabéns aos candidatos. Quem esta na Upe sabe o quanto o professor Carlos faz para auxiliar os alunos.

  5. PROFESSORA disse:

    Gosto muito do Professor Carlos,mas que pena que ele é da chapa da mesa diretora… Menos um voto para ele (que é o meu).

    1. Aluna UPE disse:

      saiba escrever, não mate nossa língua materna.

  6. JESSICA disse:

    Indepedente, para que enfatizar que é chapa independente? Independente de quem? Acho que não. Se fosse realmente chapa independente, não precisaria ficar colocando tal dizer, a chapa é independente por si só. O professor, pelo que eu saiba é cargo da Diretora. Quando o rapaz falou em oligarquia, acho que é isso mesmo, mas só que para a chapa desse professor, já que o cargo vai continuar no mesmo grupo. Ética? Como esse professor fala em ética se ontem mesmo, na hora que a outra chapa estava organizando o lançamento da candidatura, o professor estava distribuindo camisetas no lugar em que estavam organizando o lançamento.

  7. Aluno disse:

    Voto na Chapa 1!!!! Primeiro pela equipe que está formada pelos professores que a compõe. O professor Carlos realmente é cargo de confiança assim como muitos outros professores. Assim como professores que estão na Chapa 2 e tem um extra por coordenar algum programa onde foi indicado pela mesma gestão. Favorecidos de alguma forma existe dos dois lados, já comprometimento nem tanto assim. O curso de geografia por exemplo está a ponto de fechar as portas porque a professora que o coordena, juntamente com o seu colegiado que apóia a Chapa 2, não prepararam o Projeto Político Pedagógico do Curso sendo o curso já intimado pelo MEC e pelo reitor a entrega-lo, no qual vinheram professores de outros CAMPUS para auxiliares acelerar e do canto não saiu. Que equipe é essa que o curso está arriscado a fechar por incompetência??? Ser independente é mostrar que pelo professor Carlos, que já tanto me ajudou e aos meus amigos de curso, não fará continuísmo, pois foi exigência quanto a futuro gestor, juntamente com o seu vice, aceitar o convite, quando foi feito, a não permitir manipulação de ninguém. Quanto a camisa, eu estava junto com ele entregando a camisa e não vimos problema algum no feito até pq não a entregamos onde estavam organizando o lançamento da Chapa 2, mas sim bem longe por conta disso. O que falar de ética, se a professora que compõe a referida chapa, é professora de ética no curso de enfermagem, se eu nao me engano, e esta denigrindo a imagem dos candidatos da Chapa 1???? Vamos observar as propostas pessoal e as posturas dos candidatos, isso sim é o que vale para um processo democrático como esse, e votar na Chapa que mostre essas melhores condições. Bem acho que é isso. Desabafei!!!!

    1. Maria Granja disse:

      é isso mesmo, essa equipe que apoia incondicionalmente, o professor Carlos Romeiro e Edvaldo, tem um diferencial: compromisso, dedicação, com responsabilidade e principalmente o trato com as pessoas e o serviço público, diferente da CHAPA 2 que tem uma prática de maltratar, humilhar, constranger, denegrir caluniar e perseguir alunos e funcionários. Peço aos colegas que não se intimidem com a mulher e o homem bomba (terroristas), pois vcs são capazes de perceber o perigo q é tê-los na Gestão, fiquem espertos.
      O FUTURO É AGORA, vamos torcer pela CHAPA 1,

    2. Rosicreide disse:

      Caro colegas de Geografia, sou formanda e confesso ter medo de não colar grau. Isto porque a mulher q se diz ou dizia ser a coordenadora do Curso, simplesmente não fez o Projeto Político Pedagógico. Ela simplesmente transferiu ÓDIO à Diretora para o curso, prejudicando todos nós. Vejamos: Profissionalismo e Raiva não se misturam, mas voltando atrás pode ser INCOMPETÊNCIA mesmo, não sabe fazer, se for igual as aulas coitados de nós. O curso fechará (veja a concorrência no vestibular 3,21, quem foi Geografia!!!). Professora cumpra a sua obrigação e não fique falando mal dos outros e esquecendo os seus deveres, não prejudique o Curso. A responsabilidade é sua, tenha PROFISSIONALISMO E ÉTICA.

  8. Aluno UPE II disse:

    Não sou contra o professor carlos, porem sou contra a atual diretoria e ele faz parte da atual, então será que não corre o risco de ser a mesma coisa?
    Poucos conhecem a diretora ela mau pisa na universidade, se ela vai na universidade deve ser apenas pra ir na sala dela e depois vai embora. A diretora é um “FANTASMA” Todos houvem falar mas ninguem vê! A exemplo da má administração temos o novo prédio da UPE: Um prédio de 3 andares não tem um bebedouro, fica sem energia a cada 3 ou 2 horas (Dizem que os disjuntores de energia não aguenta toda a demanda do prédio), Que raios de engenheiro a UPE contratou? só pode ter sido Engenheiro de Galinheiro. Quero mudança não sei se vai prestar mas quero tentar! CHAPA 02.

    1. Anônimo disse:

      Por que você, como integrante desta Universidade, e usuária da mesma, nao ajuda a sanar estes problemas…AJUDE E NAO APENAS CRITIQUE…A UPE e publica, e de todos …Mãos a obra, a Diretora nao trabalha sozinha…todos vocês forma, uma equipe…Ao trabalho PREGUIÇOSO…Pará de choraminguar …

    2. Rosicreide disse:

      Certo amiga, não tenho culpa se a cegueira total existe em você. Não estamos na pré-escola e sim numa faculdade. Eu apoiava a chapa 2, mas desde já retiro meu apoio. Não concebo o que está sendo comentado pelos bastidores por alunos e professores, deixando dúvidas sobre a moral e comportamento do pessoal da Chapa 1. A partir de agora apoio a Chapa 1 e dou adeus a Chapa 2, aprendam a ter ÉTICA e RESPEITAR as pessoas.

  9. Aluno disse:

    Olá aluna II compreendo essa sua revolta que é igual a minha como estudante do CAMPUS. Nao é pq professor Carlos faz parte da gestão da atual diretora que essas coisas serão atribuídas a ele. O conheço já tem um bom tempo estou terminando o curso de biologia e quero acompanhar a mudança tbm em mais um período que irei ficar na universidade, mas de qualquer forma observe as propostas de ambas as chapas, a equipe e decida pelo seu voto. Não vote na Chapa 2 pq é contra a atual gestão, mas sim nas propostas viáveis desta chapa ou da chapa concorrente. Nao desperdice a sua oportunidade de cidadã apenas pq tem antipatia pela atual gestão. Isso pode sair muito caro. Procure, principalmente conhecer as equipes de gestão de casa chapa. Te dou esta dica e espero que acolha minhas sugestões. Abraços.

  10. Aluno disse:

    Olá aluna II compreendo essa sua revolta que é igual a minha como estudante do CAMPUS. Nao é pq professor Carlos faz parte da gestão da atual diretora que essas coisas serão atribuídas a ele. O conheço já tem um bom tempo estou terminando o curso de biologia e quero acompanhar a mudança tbm em mais um período que irei ficar na universidade, mas de qualquer forma observe as propostas de ambas as chapas, a equipe e decida pelo seu voto. Não vote na Chapa 2 pq é contra a atual gestão, mas sim nas propostas viáveis desta chapa ou da chapa concorrente. Nao desperdice a sua oportunidade de cidadã apenas pq tem antipatia pela atual gestão. Procure, principalmente conhecer as equipes de gestão de casa chapa. Te dou esta dica e espero que acolha minhas sugestões. Abraços.

  11. Alexandrina Lopes disse:

    E degradante constatar como o nível de alunos que se dizem CIDADÃOS CRÍTICOS , defensores de um grupo de professores que repetem a mesma musiquinha do CONTINUÍSMO na UPE. Visto de fora , no conforto da IMPARCIALIDADE, vejo que o professor Moisés nao tem admiradores…tem um bando de SEGUIDORES, cegos e surdos ao que ocorre nesta Universidade Publica tão importante para a região, tanto Pernambuco como Bahia…Somente o ódio, inveja, sandice e ânsia de poder pode explicar tanta cegueira deste grupo. Será que a UPE nao evoluiu??? Quantos projetos este grupo apresentou e desenvolveu em prol do desenvolvimento da região. Quantos tijolos eles arrecadaram para construir estes 2 prédios de 3 andares ??? Quantos políticos e autoridades procuraram para ajudarem a sanar os problemas da UPE. Diretor nao trabalha sozinho…Cada professor, funcionário, aluno tem responsabilidade com esta importantíssima INSTITUIÇÃO…CUIDADO JOVENS…CUIDADO EDUCADORES…Quem se comporta desta forma da indícios de meros SEGUIDORES DE SEITAS QUE MUITAS VEZES LEVAM A CAMINHOS DA PERDIÇÃO. Escolham seu futuro diretor com responsabilidade, com equilíbrio emocional, com racionalidade…O NOSSO SÉCULO NAO COMPORTA MAIS OS DONOS DA VERDADE ABSOLUTA…MUDEM O DISCURSO

  12. Alexandrina Lopes disse:

    E degradante constatar como o nível de alunos que se dizem CIDADÃOS CRÍTICOS , defensores de um grupo de professores que repetem a mesma musiquinha do CONTINUÍSMO na UPE. Visto de fora , no conforto da IMPARCIALIDADE, vejo que o professor Moisés nao tem admiradores…tem um bando de SEGUIDORES, cegos e surdos ao que ocorre nesta Universidade Publica tão importante para a região, tanto Pernambuco como Bahia…Somente o ódio, inveja, sandice e ânsia de poder pode explicar tanta cegueira deste grupo. Será que a UPE nao evoluiu??? Quantos projetos este grupo apresentou e desenvolveu em prol do desenvolvimento da região. Quantos tijolos eles arrecadaram para construir estes 2 prédios de 3 andares ??? Quantos políticos e autoridades procuraram para ajudarem a sanar os problemas da UPE. Diretor nao trabalha sozinho…Cada professor, funcionário, aluno tem responsabilidade com esta importantíssima INSTITUIÇÃO…CUIDADO JOVENS…CUIDADO EDUCADORES…Quem se comporta desta forma da indícios de meros SEGUIDORES DE SEITAS QUE MUITAS VEZES LEVAM A CAMINHOS DA PERDIÇÃO. Escolham seu futuro diretor com responsabilidade, com equilíbrio emocional, com racionalidade…O NOSSO SÉCULO NAO COMPORTA MAIS OS DONOS DA VERDADE ABSOLUTA…MUDEM O DISCURSO…

    1. CHAPA 1 disse:

      FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS ALEXANDRINA…

  13. Aluna UPE disse:

    Bom dia, gostaria de dar uma resposta para esses alunos mal agradecidos, pq se não fosse a Luta da Diretora, vcs não estariam em um prédio novo, com uma estrutura bem melhor q o antigo. Reclamam dos Ar condicionados, e tenho certeza q em casa não tem um ventildor. Todos esses anos a Diretora lutou para o bem estar de todos, e olhe q não é fácil conseguir alguma coisa do governo, vcs tem faculdade gratuita, bons professores e a Diretora faz o impossível para conseguir as coisas, a UPE é hoje uma Universidade Reconhecida, graças à Gestão q passsou por essa família de guerreiras.Agora se vcs votarem errado, depois não chorem o leite derramado, Vote Consciente CHAPA 1.
    Ana, aluna Geografia.

  14. CHAPA 1 disse:

    É lamentável que exista num CAMPUS UNIVERSITÁRIO que forma profissionais da saúde e PROFESSORES, ainda existam pessoas que confundem LIBERDADE DE EXPRESSÃO com OPRESSÃO. É inadmissível que numa época em que a democracia vigora em nosso país ainda existam PROFESSORES alienados e sedentos por poder, tão sedentos que chegam ao ponto de passar por cima de tantos valores e de tantas amizades que até então pareciam inabaláveis.
    É lamentável ver EDUCADORES servindo de massa de manobra e esquecendo-se de suas reais responsabilidades. Não posso entender como que pessoas que dizem querer o melhor para a nossa UPE, não fazem ABSOLUTAMENTE NADA para mudar o quadro.
    Ao fazer uma reflexão profunda sobre o pleito eleitoral que se estabelece na UPE Campus Petrolina, cheguei a seguinte conclusão:
    Dos professores que vestem a camisa da CHAPA 2, 100% deles não apresentam um único projeto de pesquisa.
    Dos professores que vestem a camisa da CHAPA 2, 100% deles jamais se dirigiram à direção deste Campus para ajudar a resolver os problemas da UPE.
    A COORDENADORA DO CURSO DE GEOGRAFIA, QUE VESTE A CAMISA DA CHAPA 2, deixou o curso de geografia no qual eu sou formada, sem o devido reconhecimento, ou seja, nossos diplomas de nada servem, e tudo porque essa coordenadora não enviou o Projeto Político Pedagógico do Curso, essa coordenadora foi avisada pela atual gestão inúmeras vezes sobre a urgência que o caso pedia, mas ela alienada e manipulada nada fez para resolver a questão…Será que ELA deixou o curso de Geografia sem reconhecimento para usar isso contra a atual gestão? Quanta ingenuidade, quanta petulância em achar que os alunos de geografia são burros…
    Quantos blocos? Quantas cadeiras? Quantas mesas? Quantas latas de tinta vocês seguidores de Moisés buscaram para erguer dois prédios de três andares com cadeiras novas e todas as salas climatizadas?
    Quantos projetos de pesquisas, vocês seguidores de Moises fizeram para trazer os laboratórios que temos nos cursos de saúde? Basta olhar, basta pesquisar, basta querer enxergar o que ta exposto para todos, que vocês da CHAPA 2 não representam progresso…
    É por essas e muitas, mas muitas outras coisas que EU APOIO A CHAPA 1, pela ética dos nossos candidatos, pelo potencial de nossa equipe de apoio, e pelo grupo de verdadeiros professores que de fato querem o melhor para nossa UPE, pelos alunos que de fato são Universitários e não se deixam iludir e muito menos manipular e pelo grupo de funcionários que conhecem a UPE desde quando ela funcionava com um pavilhão apenas e que agora é gigante, é grande e não vai deixar de crescer …os problemas existem e irão existir e é para resolve-los que vamos continuar com o trabalho iniciado…

    1. aluna da upe - geografia disse:

      concordo com o que você escreveu, faço das suas palavras as minhas e acrescento: realmente o curso de geografia está fadado a desaparecer, eu como estudante do 8º período corro o risco de não me formar, isto porque, a coordendora está medindo forças por ódio a gestora atual esquecendo de que profissionalismo e rancor não se misturam. Ela deveria concluir o Projeto Político Pedagógico do Curso e não andar falando mal das pessoas. Se é incompetência, avise que tomaremos providência junto à direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários