Candidato questiona pontos de concurso da Facape

por Carlos Britto // 22 de março de 2012 às 07:41

 

O candidato ao cargo de auxiliar administrativo em concurso realizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Marcos Antonio Moreira, faz alguns questionamentos à condução do referido processo seletivo naquela isntituição de ensino superior. Acompanhe:

Venho através deste reclamar sobre a credibilidade neste último concurso de auxiliar administrativo da Facape, realizado no dia 04/03/2012, onde os onze primeiros colocados na prova objetiva (direito constitucional, direito administrativo, matemática, informática e português) só 3 entraram na lista final de aprovados com a redação, ou seja, as pessoas que sabem matérias tão complexas não sabem fazer uma redação?

Como um candidato que acertou apenas 35 questões de 50 passou e quem acertou 41, 42, 43 e 44 não passou? Que seleção mal feita foi esta? Uma questão em concurso faz diferença, imaginem 6, 7 ou 8, que foi o caso deste concurso. Será que foram realmente correções acertadas?

Porque a redação não cabe recurso, pedido de revisão segundo o edital? Estão com algum compromisso anteriormente firmado com alguns candidatos? O Enem que é nacional por motivo de transparência será obrigado a fornecer as correções e porque este da Facape não?

No mínimo é estranho o resultado deste concurso, mesmo sabendo da credibilidade que a Facape sempre teve. A título de curiosidade, a primeira colocada na prova objetiva ficou na posição 22ª no resultado final, o segundo ficou na 30ª, o terceiro ficou na posição 33ª e o sétimo ficou na posição 20ª, etc.

Queremos transparência na revisão destas redações, caso não obtenhamos boas respostas no seu site e no programa de Edenevaldo Alves, pelos responsáveis do concurso, que são pessoas idôneas e parceiras da população, entraremos junto ao Ministério Público.

Só acho que hoje em dia tudo é mais democrático e com certeza este concurso vai ter que ser também. Muito Obrigado e um grande abraço.”

Marcos Antonio Moreira

O Blog entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Facape e aguarda um posicionamento da instituição sobre o assunto.

Candidato questiona pontos de concurso da Facape

  1. tolerante disse:

    Tambem fiz o concurso na 1 fase fiquei em 9, depois da 2 fase que é a redação pulei pra 21, como pode uma coisa dessa, logo redação que eu sempre me dei bem foi quem rebaixou minha nota, não quero aqui afirmar que alguem pode ser favorecido, mas a fortes indícios que isso irá acontecer, é uma pena que o famoso “arrumadinho” irá tirar a chance de quem pagou a inscrição e não tem nada a haver com isso de competir de igual para igual com certos participantes,”Deprimente”.

  2. petrolinense disse:

    Particularmente, conheço um dos 3 primeiros colocados, e realmente o nível de sua redação é muito alto.

    Achei errada a postura da facape em atribuir um valor tão alto para a redação. Mas, é regra editalícia e legal.

    Provavelmente, os candidatos insatisfeitos nada conseguirão! Melhor estudar p o MP-PE, q nem redação tem.

  3. Naja disse:

    O nobre cidadão nunca fez concurso para saber que o peso da redação normalmente decide a vaga? O que uma pessoa que não tem perfeição na escrita vai fazer em um órgão público?

    1. Maria disse:

      Senhorita para pensar um pouco e veja que quem acerta 8 questões a mais na prova objetiva, sabe fazer uma redação com muito mais qualidade, pois alí está provando que estudou mais anos luz na frente de outros candidatos. Existe na lista de aprovados uma pessoa que ficou na posição 60 e pouco (não vou citar nomes) e na segunda lista onde somou a redação entrou, o que vc me diz? tem mais capacidade? isso basta e não comenta sem pensar! MEDÍOCRE SELEÇÃO!

      1. Espere aí disse:

        Acertar questões em possível chutômetro não diz qualidade do candidato. Às vezes o candidato pode ser bom em interpretar e mediano na escrita. Acusar os primeiros colocados é um pouco ofensivo demais, não?
        Você sabe há quanto tempo estes se preparam para concurso? Numa prova fácil como foi a da FACAPE, é bem possível que haja pessoas que não tenham se saído bem, devido a uma questão de momento, mas a escrita diz quem você é. Se é para pedir revisão, que assim o faça, erros podem acontecer, talvez outros “erros” também, mas tenha ponderação antes de acusar e investigue o nome dos candidatos. Veja quem são. Depois disso, acuse quem quer que seja.

    2. Diluvio disse:

      essa Naja é uma ninja.
      É, e o vestibular de Direito do ano passado teve funcionário público que passou e está sofrendo, porque cursar direito é bom, porém terminar na malandragem é que é ruim. Redação? deviamos ter acesso às dos outros, só assim, viriamos quem relamente tem condições de passar, a ocupar vaga dos que se esforçam.

  4. Roberta disse:

    Só qria ressaltar que Marcos não foi candidato do concurso, mas como eu e tantas outras pessoas q conhecem vários candidatos e muitos deles candidatos preparados q estavam em ótimas colocações na primeira fase e na 2ª fase perderam suas otimas colocações para pessoas que não se saíram tão bem na 1ª fase, se sentiu incomodado com sigilo na correção das redações. É laméntavel a postura de uma instituição como a FACAPE, mas quem conhece um pouco mais dessa instituição sabe que é perfeitamente possível e provável que pessoas estejam sendo favorecidas, infelizmente as famosas “cartas marcadas”, transparência na correção das redações é o mínimo que a sociedade pode exigir.

  5. Eduardo ADV disse:

    “Naja” pelo que li aí o problema não foi a classificação por meio da redação pessoal, e sim a falta de transparência em não divulgar a correção das redações e nem cabe recurso, e isso fere o princípio da publicidade. O concurso da caixa no mês de abril abre claramente no edital que pode recurso! abraços e estamos à disposição de serviços advocatícios.

  6. Bom Senso disse:

    Fiz esse concurso e também não tive êxito. No entanto se forem verificar outras provas de concurso em que se aplica redação é possível verificar essas mudanças nas colocações, portanto isso não está for do normal, e querendo ou não, é essencia saber escrever bem. Outra coisa a retificação do edital do concurso informa que pode entrar com recurso na redação sim! Portanto, vamos reconhecer que não passamos nesse concurso porque infelizmente não estávamos tão bem preparados para ele.

  7. Geraldão disse:

    Vindo da Facape não me impressiona…

    Não lembram do Concurso para Guarda Municipal e Agente de Trânsito? Teve candidatos que foram desclassificados na prova de guarda(prova teoricamente bem mais fácil do que a de agente), pois nem conseguiram fazer a metade da prova e mesmo assim tiraram excelentes colocações na semana seguinte na prova de agente, em 4°, 6º, 5° lugar…..

    Abram o olho!

  8. UEVASF disse:

    Participem da UNIÃO DOS ESTUDANTES DO VALE DO SÃO FRANCISCO! Conheçam nossos objetivos e juntem-se à nós!
    http://www.facebook.com/Uevasf

  9. Cassia disse:

    Esse não é um questionamanto recente. Ha muitos outros concursos realizados por essa Banca que deixam dúvidas.

  10. desconfiado disse:

    Amigo Marcos parabéns pela sua colocação sobre essa instituição realizadora de vários concursos, lembrando que todos do seu referido Município pós não acredito que instituições de renome contrate os serviços de uma instituição que põe em risco a própria credibilidade, praticamente, em todos os concursos realizados, haja visto que no concurso para professores aconteceu quase a mesma coisa; sendo necessário alguns candidatos ,tambem, entrarem com recurso.Vá em frente amigo é preciso acabar com essa falta de compromisso com a opinião publica.

  11. airam disse:

    Eles fazem a mesma correção em outras provas, como a de transferencia, tem candidatos que se dão bem na objetiva e na redação se ferram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários