Servidores ganham direito a gratuidade na Facape

por Carlos Britto // 10 de março de 2010 às 06:33

facape-simboloFoi aprovado pela Câmara de Vereadores de Petrolina um  Projeto de Lei de autoria do vereador Osinaldo Sousa  e subscrito pelos vereadores Alvorlande , Anatelia , Jussaria  , Zenildo,  Enfermeiro Major, Maria Elena e Dedé da Simpatia, que torna gratuita a mensalidade, em todos os anos, no programa de bolsas da FACAPE para servidores do município, bem como os servidores da FACAPE e seus dependentes.

Nesse mesmo projeto foi ampliado o número de bolsas e aumento do percentual de desconto para todas as categorias de beneficiados, como também anula a obrigatoriedade da contra prestação de serviço do aluno à instituição; dando assim mais tempo para esses alunos se dedicarem aos estudos como também trabalharem para se manterem.

Servidores ganham direito a gratuidade na Facape

  1. Facapeano que paga a mensalidade disse:

    Os vereadores acham que fizeram uma grande coisa, pois esse projeto deveria no minimo ser discutido com quem vai pagar esta conta, ou seja os demais alunos, por que vai ficar gratuito para esta corja ai, mas vai ficar mas caro para os alunos carentes que não conseguem uma bolsa ou qualquer tipo de desconto. É para isso que serve vereador ? pra fazer projetos que refletem no bolso que quem trabalha e produz para o desenvolvimento desta cidade? Como aluno desta instituição é eu revoltado e esses vereadores deveriam é saber o quanto é repassado pelo Sr. Julio Lossio para a Facape e não fazer um projeto desses é realmente coisa de quem não tem nada pra fazer.

  2. Tiago Carvalho disse:

    Parabéns pela ação, verdadeiramente não tenho nem palavras para expressar nossa satisfação em ver que alguém olha para a população de Petrolina, o que acontece na facape é um grande assalto a dignidade e ao respeito humano… ficava muito triste quando amigos pobres e carentes do João de Deus.. se matavam de estudar a noite por que tinhamde prestar conta dos trabalhos da faculdade no outro dia e o único tempo que lhes restava era destinado a um trabalho, mal remunerado, sem condições nenhuma de permanência desses estudantes nessa instituição que em seu sistema é mas fechado que muitas faculdades particulares desumanas por ai….

  3. Thiago disse:

    Acho um absurdo isso, vejo filhos de funcionários que passam pela instituição são REPROVADOS nas disciplinas e continuam bolsistas enquanto aquele aluno que precisa desse benefício da Bolsa se mata de estudar e trabalhar sendo Humilhado por outros alunos como já vi uma vez na Biblioteca. um ABSURDO !!! LAMENTÀVELLLLLLL !!! E quem paga essas bolsas somos nós aunos Pagantes q n guentamos mais todo semestre o reajuste da mensalidade pra pagar pros filhos do professores irem muitas vezes bater perna na instituição.

  4. Aluna que Paga disse:

    Advinha quem vai pagar a diferença??

  5. José de Aquino disse:

    Os alunos que estão revoltados, deveriam reinvidicar junto com o diretorio acadêmico e a Câmara a GRATUIDADE. A UPE fez isso agora. A UNIVASF já é de graça. O que falta? Boa vontade da prefeitura. Se não puder com as despesas o governador fica com a Facape e anexa a UPE. Muita gente não interpretou corretamente o texto. Não tiraram vantagens de ninguém, nem dos alunos carentes, pelo contrário, aumentaram os benefícios. Pergunta quanto ganha cada diretor da FACAPE. Dinheiro tem muito.

  6. Oscar Ayo disse:

    Dizem por aí que para eleger a chapa dele, Remígio prometeu tudo o que não podia. Muitos alunos sabe que esse negócio da gratuidade foi muito falado no ano passado e o reitor atual era totalmente favorável. Muita coisa que ele se comprometeu tá muito longe de ser verdade. É vergonhoso que um cara que se diz sério possa ser tão disfarçado. Mas o mundo é pequeno e breve ele vai responder por tudo isso. Alunos lutem para que a Facape seja de graça. A federal é e a estadual também, por que a municipal tem que ser paga e cara? é só prá rico?

  7. Jorge disse:

    Britto, tem alunos que passam o semestre todo sem pagar, por falta de condições e somente no final do semestre é que fazem uma negociação para se matricularem para o semestre seguinte, e esses vereadores me aprovam um projeto desses, é muito revoltante. O pior é que acham que estão fazendo grande coisa. O funcionario da Prefeitura tem o seu salário certo no final de cada mês, enquanto tem pessoas que estão desempregadas e com os filhos estudando na Facape, alunos que perderam os seus empregos e não amizade com nenhum peixe grande para conseguir uma bolsa. Neste caso os funcionários e filhos de funcionários da prefeitura não são iguais a nós miseros mortais perante a lei, alem do mais os vereadores para aprovarem isso, teriam que dizer a fonte pagadora deste beneficio que eles estão dando, e a fonte pagadora somos nós, não é?

  8. Maria das Graças disse:

    Sugiro ao caro blogueiro que apure esta matéria, já que o referido projeto terá impacto econômico, e assim sendo, não cabe aos vereadores formular leis desta natureza… Os alunos terão 100% de isenção de pagamento, mas continuam tendo um custo para a faculdade… quem vai bancar?? E, queremos saber também que luz inspiradora foi esta que fez Osinaldo dá mais um bola fora!! Esta lei já nasceu pra não sair do papel; o prefeito vai vetar, quer apostar????

  9. Aluno da FACAPE que paga mensalidade e em tese seria agraciado com o projeto! disse:

    Os vereadores, tanto os autores como os que votaram a favor, agiram de forma irresponsável, demagógica, eleitoreira, na vã tentativa de jogar o servidor contra o atual Prefeito. Primeiro que tudo registro que caso esse projeto demagogo vire Lei eu seria um dos possíveis agraciados por ele. Mas vamos a análise dos fatos. Primeiro os vereadores em comento acham que são os reis da cocada preta, qdo. na verdade sequer conhece seu papel, sequer devem saber quais tipos de projetos são ou podem ser de iniciativa do legislativo. Esse é exatamente um dos que nãopodem ser, dado o fato de gerar despesa não prevista orçamentariamente ao erário público. Portanto tal projeto, aberração, é inconstitucional! Segundo, quem se virar lei, o que espero que não vire, que pelo menos o Prefeito tenha a mesma responsabilidade, dos poucos vereadores que votaram contra e vete essa aberração, vai pagar a conta da irresponsabilidade do vereador? acredito que os probres pagantes, alunos carentes que não conseguem uma bolsa ou qualquer tipo de desconto. É para isso que serve vereador ? pra fazer projetos que refletem no bolso que quem trabalha e produz para o desenvolvimento desta cidade? Como aluno desta instituição, servidor municipal, mas consciente do que é certo ou não, e sabedor que o ensino superior não está entre as obrigações do município, e portanto o prefeito não tem nem deve injetar recursos na FACAPE, um projeto desses é realmente coisa de quem não tem nada pra fazer, ou de quem apenas quer aparecer de forma irresponsável.

  10. Osvaldo disse:

    Esta Bolsa FACAPE é mais uma coisa que dá presente para certas pessoas e não para outras. Não é assim que se dão melhores condições a alguns, criando conflitos com os outros.

  11. PETROLINENSE NATO disse:

    Poderia ser para os funcionarios da prefeitura que ganhassem um salario minimo apenas!

  12. galdino neto disse:

    A Facape é uma entidade pública aberta ou fechada aos servidores? Tem nome de autarquia municipal? E o resto da sociedade? Ela não pode aderiri ao Prouni por ser pública. É uma faculdade pública, que cobra mensalidades como entidades privadas, não pode aderir ao Prouni. É uma entidade que exige concurso público para a admissão de seus servidores, em todos os aspectos, que sirva de vantagem a ela e à Prefeitura, ela é pública. Quanto às vantagens aos estudantes carentes, a Facape nada faz. Privatize-se. Ou assuma de vez a função pública: Gratuidade para todos. Só não pode ficar em cima do muro. Com a palavra, o reitor, o prefeito, os vereadores, os estrudantes e o povo.

  13. ZEZIM disse:

    CAARLOS BRITO, LEI AUMENTANDO DESPESA PARA O MUNICÍPIO É PRERROGATIVA DO EXECUTIVO, PORTANTO ESTA LEI É INCONSTITUCIONAL, CHEGA DE DEMAGOGIA SENHORES VEREADORES. VAMOS AGIR COM RESPONSABILIDADE.

  14. Marta disse:

    Caros leitores,

    Os vereadores, já que votaram nesse projeto, sem fazer análise do problema dos bolsistas, agora eles pagam as contas dos bolsistas. É
    maravilhoso aprovar projetos dessa forma, aposto que esses vereadores
    estão querendo ganhar os votos dos bosistas.

  15. Deomiro Santos disse:

    O projeto altera uma lei já existente, portanto não gera despesas adicionais para o município, esse projeto fora criado para diminuir a sobra de vagas nos cursos, exceção do curso de direito que faltam vagas; sendo que a instituição pagava ao professor que dava aulas a poucos alunos e hoje paga o mesmo professor para contempla muitos outros alunos carentes.É sim um ótimo projeto

  16. francisco diz: disse:

    EU QUERIA QUE ESSES COMENTARISTAS QUE SE DIZEM ALUNOS ESTUDASE A NOITE SERVICE CAFE DURANTE O DIA

  17. Chico santos. disse:

    É IMPORTANE salientar que as OUTRAS CATEGÓRAS Tb foram BENEFICIADAS com o PROJETO; há exemplo do percentual de descontos que foram aumentados para todas as categorias. Como exemplo temos que antes era 100% de desconto no primeiro ano e prestação de serviço de 4 horas diária e trabalho de pesquisa e extensão , já nos anos seguintes o desconto cai para 75% no segundo ano, 50% no terceiro e 25% no quarto tendo a prestação de serviços em programas de extensão, pesquisa monitoria ou abras sócias. COM A AUTERAÇÃO o desconto passa a 100% para CATEGORIA DE SERVIDORES MUNICÍPAIS E SERVIDORES da AESVF.

  18. Walmir Fria disse:

    Esse Facapeano que paga mensalidade e Aluno da Facape que paga mensalidade com certeza é o mesmo puxa-saco escalado pelo prefeito, como na época da campanha, para falar mal do que não conhece ou das pessoas que exercem cargo de vereador que ele queria muito e dançou o Rebolation. Quando agente tiver certeza vamos baixar a madeira nesse povo na Facape. Ele quer até ser canditado a presidente do diretório para representar os interesses do prefeito lá.

  19. Zé nilton disse:

    O artigo 6 desse projeto diz que são 200 vagas sendo que 70% SÃO para alunos DE ESCOLAS PUBLICA, 10% PARA SERVIDORES DA FACAPE e 20% para demais SERVIDORES MUNICIPAIS. Sendo que no inciso 1º desse artigo diz que o programa de bolsas obedecera à capacidade de suporte financeiro da FACAPE, portanto a FACAPE faz porque pode fazer .

  20. Mariana disse:

    Tiago, absurdo é um funcionário municipal ganha menos de um salário mínimo e pagar uma mensalidade de 350 da FACAPE.

  21. carlos alberto disse:

    Olha, os vereadores que votaram contra o projeto, que beneficiar os SERVIDORES MUNICIPAIS E ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA, foram CRISTINA COSTA, MARCIA CAVALCANTE, RAIMUNDA E PÉRSIO ANTUNIS.

  22. Josivaldo Rocha disse:

    Apesar de ser uma “Autarquia” a Prefeitura Municipal nunca passou um centavo para a FACAPE, muito pelo contrário, a Instituição sustenta alguns órgãos da Prefeitura. Os veriadores me parecem não saber fazer conta, ou Eles pensam que essa conta não será os alunos que irão pagar!

  23. Lúcia Maria disse:

    Está de parabéns os vereadores que votaram a favor da gratuidade, funcionário público merece sim, porque não é só filho de professor que é bolsista e se fosse tem o mesmo direito, fizeram o mesmo vestibular.
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu vereadores.

  24. Danilo disse:

    Parabens vereador Osinaldo. O proximo passo seja gratuidade a todos!

  25. galdino neto disse:

    Se a Facape é públuca, não deve beneficiar somente a funcionários públicos. E os estudantes carentes, que nem emprego tem? E os filhos dos desempregados?Todas as pessoas sonham com a dignidade. Mas parece que a Administração Pública de Petrolina tem um vício, que carateriza o coronelismo nordestino, que atravessa os séculos: Adora proteger uns em detrimento do todo. Acho que já está na hora de a facape fazer jus ao seu status de instituição pública, fazendo como a UPE, que fica bem ao lado da Facape, que cobra taxas simbólicas só a título de compra de material. Se a prefeitura não aguenta a Facape, entregue-a ao Governo Estadual ou privatize-a… A Facape é uma mina de ouro… Como passar no vestibular de lá, por ser paga, é uma moleza, não faltarão estudantes dispostos a sangrar o bolso e pagar quase 400 reais a uma autarquia municipal, isso já depois de ter pago o IPTU, o ISS, as taxas municipais… Para onde estão indo nossos impostos municipais? E ainda tem mais esse tributo: A TEF- Taxa para Estudar na Facape. E que tributo pesado, hein? As vozes das “periferias sociais” não estão sendo ouvidas, por quê a ganância,a soberba e a vaidade dos admistradores públicos ofusca o grito dos excluídos na educação. Em Petrolina, para ser médico, advogado ou engenheiro, tem que ter um papaizão disposto a bancar o seu “feijão com arroz”, caso contrário, só na outra encarnação.

  26. Glória maria disse:

    Sei que quase todos os servidores do município ganham muito pouco, por isso, a iniciativa do Vereador é muito boa. Se nas escolas particulares os filhos dos professores delas tem o direito de estudar gratuitamente porque os servidores públicos municipais e seus dependentes não poderiam estudar sem mensalidade na FACAPE que é uma autarquia do Município. Os vereadores estão de parabéns! Tem muita gente reclamando, mas deve ser o povo do prefeitoJúlio Lóssio que não teve a iniciativa e vem falar de inconstitucionalidade.

  27. Servidor Indignado disse:

    Podemos perceber que os cometários expressos aqui são de pessoas que não conhecem a FACAPE, como nós servidores. Com o aumento de vagas para os servidores em questão, fica a pergunta: Quem vai pagar nosso salário? Sim, porque a FACAPE tem despesas altíssimas com sua estrutura e engana-se quem pensa que recebe algum benefício da Prefeitura. Quem disse que só Direito não tem vaga? Então, preocupados com o nosso salário, que é uma verdadeira aberração, e acreditados com sua melhoria, ficamos sem chão com essa notícia. Poderiam atender a todos com a redução do valor das mensalidades para 50%, mas a gratuidade para servidores, é um verdadeiro tiro no pé!
    Galdino, se vc acha a mensalidade cara, pq não tenta estudar e passar na UNIVASF? Por que as pessoas pensam que privatização resolverá o problema? Não se iludam! A FACAPE pode ter suas crises, mas é uma instituição reconhecida no estado. O curso de Direito recebeu o título do segundo melhor do estado. As pessoas estão boas de enxergar as qualidades da FACAPE já que não sabem fazer ou sugerir melhor.

  28. CAZUZA disse:

    Prezado servidor, essa visão um tanto contraditória me faz questioná-lo enquanto servidor; reclama dos baixos salários e ao mesmo tempo atrela isso ao programa de bolsas. Tenho certeza que é justo o vosso pleito, porém não significa que para atendê-lo tenhamos que abrir mão das bolsas, ou seja, um programa social da FACAPE. Quanto à sobra de vagas; isso também é fato notório a toda Petrolina. O mesmo professor que é pago para dar aula a 20 da aula 30 sem nenhum prejuízo. Por tudo isso se o senhor realmente for servidor deveria esta feliz por pelo menos seus filhos terem um bom curso superior.

  29. Renato russo disse:

    Em muitos países o ensino superior é direito das pessoas, todavia no Brasil só a poucos anos o ensino médio passou a ser direito do cidadão.O fato é que os pobres só chegam a universidade por meio de programas , ou seja, COTAS; sem esse meio a universidade continua a excluir a maioria social e a música” o pobre cada vez fica mais pobre” continua a ser uma realidade.

  30. Rodrigo disse:

    Espero que essa lei realmente entre em vigor, pois se somos bolsistas merecemos uma bolsa de verdade, sem contra prestações e sem valor algum na mensalidade (que é altíssima).

  31. duvida disse:

    o fim da contra prestção também serve para os bolsistas q ja estão inseridos na instituição ou so para os que forem aprovados nos proximos vestibulares?

  32. carlos disse:

    É massa essa lei!!!!!!!!

    irruuuuuuuuu

  33. Aluna que Paga disse:

    Eu não falei??? A faculdade não tem como pagar a diferença, o Município não pode cobrir a diferença e nós, alunos que pagamos com dificuldade a mensalidade, vamos ganhar de brinde um reajuste de mais de 40% na mensalidade! Tá feliz, Osinaldo? Ô bola fora! Quer criar lei pra isentar de pagamento? Crie! Mas arranje o dinheiro pra cobrir o buraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários