Biomédica ajuda a esclarecer sobre o “pano branco”

por Carlos Britto // 15 de abril de 2012 às 21:24

Pouca gente conhece, pelo nome científico, a Pitiríase Versicolor (PV). Mas a doença, popularmente conhecida como “pano branco“ ou “micose de praia”, todo mundo já ouviu falar. Causada por um fungo que habita a pele, chamado de Malassezia spp, ocorre em ambos os sexos e em todas as faixas etárias. Contudo verifica-se a maioria dos casos em adultos jovens.

Segundo a biomédica Gleiciere Maia Silva, que é especialista em Micologia e Microbiologia Médica, a exposição da lesão ao sol torna a região afetada mais clara, devido ao fungo impossibilitar a melanogênese (pigmentação da pele).

Desta forma costuma-se associar o pano branco a uma doença que foi adquirida na praia ou na piscina, o que não é verdade. “Vale ressaltar que a Pitiríase Versicolor não é contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa e seu aumento ocorre em períodos quentes (verão)”, explica Gleiciere, que está fazendo Mestrado em Biologia de Fungos pela UFPE.

Abaixo, ela descreve os principais sintomas do pano branco, como evitar a doença, seu diagnóstico e o tratamento adequado:

Sintomas

As lesões são caracterizadas por manchas claras (mais comuns) ou escuras, descamativas, que atinge principalmente troncos, membros superiores (Fig.1), face e couro cabeludo.

Como evitar?

Evitar o uso de cremes oleosos e manter a pele sempre seca, evitar o uso prolongado de corticoides, controlar o estresse, dentre outros.

Diagnóstico

Usualmente é realizado pelo exame clínico e exame laboratorial micológico pela raspagem da lesão e observação da estruturas do fungo ao microscópio

Tratamento

A pitiríase versicolor é uma doença que no geral responde bem ao tratamento, podendo ser utilizado antifúngicos na forma de xampus, sabonetes, loções, pomadas, etc.

Biomédica ajuda a esclarecer sobre o “pano branco”

  1. Watergate disse:

    Feeling fica tomando banho na ilha do fogo, ai como ficou.

    1. Elves disse:

      o que devo fazer para que esta doença termine no corpooo

  2. nina disse:

    GRATA PELAS EXPLICAÇOES. EM TEMPO!!!!!
    Q VENHAM OUTRAS…

  3. Mariângela Romano disse:

    Eu tenho pano branco mais escuro me causa muita coceira e ja faz anos q já tenho é não sei mais o que fazer, me ajudem se possível. Obrigada!

    1. Gabriel disse:

      Seu comentário aguarda moderação
      Eu também exatamente o que vc falou, já tentei de tudo e não sai.
      Conseguiu achar um tratamento que funcione?

  4. Ronaldo Farias disse:

    Tenho pano branco o mais escuro e aparece machas brancas tbm e me causa muita coceira ja usei antifúngicos…shampoo…..pomada…..remedio caseiros…. ja faz anos q já tenho é não sei mais o que fazer!!!
    Me ajudem se possível.

    1. Gabriel disse:

      Eu também exatamente o que vc falou, já tentei de tudo e não sai.
      Conseguiu achar um tratamento que funcione?

      1. Nicoly manhães disse:

        Eu sofria com o mesmo problema. Até que uma amiga me apresentou o creme contra Pano branco da Abelha Rainha. É simplesmente Milagroso. Em poucos dias vc nota a diferença. Usei a primeira vez,as cometi o erro de parar de usar antes de sumir tudo. Diminuiu um pouco, o pote acabou e não comprei mais. Aí voltou tudo. Agora comprei novamente e estou passando há 1 mês. Vou continuar até eu achar que está tudo ok com minha pele.inhas costas estavam totalmente tomada pelas manchas. Não dava pra usar camiseta, biquíni etc… Me sentia muito mal.

        1. TAIS PEREIRA DA PAZ disse:

          Totalmente o meu caso Nicoly.
          Parei mesmo sabendo que não havia concluído. Agora voltou tuudo.
          Mas também comprei o remédio e não parar até ver o resultado haha.

  5. Sayure D. Santos disse:

    Opa! muito bom seu artigo, já até me inscrevi no seu Blog. Aproveita e dá uma passada no meu artigo também, acredito que será muito útil. Grata!!

  6. Micael Sousa disse:

    galera q tá perguntando tratamento, eu trato com cetaconazol, 30 comprimidos (um por dia) e pomada de msm nome dia sim dia não, e banho só com sabonete de enxofre (inclusive cabelo), funciona mt bem mas até onde eu sei ela não tem cura, tu vai tratar e qnd voltar trata dnv, vai ser seu melhor amigo pra sempre

  7. Daniel disse:

    Comigo acontece as manchas mais escuras hoje tenho 16 e começou por volta dos 11, a única coisa que ajudou a diminuir foi a pomada com cetoconazol+neomicina+betametasona o nome da pomada é cetobeta mas tem outras com as mesmas solucões, é horrível esse fungo ele sai e volta em pouco tempo

  8. Everaldo Silva Costa disse:

    O melhor é realmente ter um médico que confirme para todos que o melhor é zovirax…comprimido e pomada
    Mas, conformem com seu médico.
    Cada organismo reage a sua maneira…ok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários