Beneficiários do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Petrolina negociam venda de imóveis na internet; Prefeitura fecha cerco

por Carlos Britto // 08 de maio de 2017 às 09:31

Um anúncio num grupo de compras e vendas de uma rede social levou a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) a investigar uma suposta comercialização de unidades habitacionais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ no município. De acordo com a publicação, um homem estaria vendendo uma casa no Residencial Nova Petrolina pela quantia de R$ 7 mil, o que contraria a legislação que rege o programa.

De acordo com a SEINFRAHM, um servidor entrou em contato com o autor da publicação, a fim de se comprovar a intenção de venda do imóvel. Uma visita foi agendada para avaliar a casa. Um número de uma conta para depósito bancário chegou a ser fornecido quando o falso comprador se identificou como um representante da prefeitura. A proprietária do imóvel explicou que pediu para um conhecido postar a oferta na internet a fim de que ela pudesse pagar dívidas com o dinheiro da venda.

Situação parecida foi a de um outro post investigado pelas equipes da SEINFRAHM. Dessa vez, o pedido era de R$ 30 mil por um apartamento também no Residencial Nova Petrolina. Quando as negociações já estavam avançadas, a proprietária foi convocada a comparecer à sede da secretaria. Inicialmente ela negou estar vendendo a casa, mas depois admitiu que o esposo dela tinha feito a postagem. Nos dois casos, assim como outros investigados, impediu-se que os atos ilícitos fossem concretizados. As proprietárias tiveram que assinar um documento se comprometendo a retirar as postagens e não vender, alugar, ceder ou abandonar os imóveis, que a partir de agora passam a ser monitorados mensalmente pela prefeitura.

A fiscalização de irregularidades no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Petrolina é realizada pela SEINFRAHM a partir de um cronograma de trabalho construído com base nas verificações rotineiras, constatações de irregularidades e denúncias recebidas. Venda, locação, cessão, abandono e invasão de imóveis estão entre as principais demandas. Hoje, cerca de 100 processos dessas naturezas estão em tramitação junto à Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Outros 150 estão em fase de conclusão. Depois de comprovadas as irregularidades, os imóveis voltam a estar disponíveis para que os próximos cadastrados da lista de reserva do programa sejam contemplados.

Denúncias

Quem é pego cometendo essas ilegalidades, além de responder por elas, perde o direito ao imóvel e fica impedido de participar do programa. Qualquer denúncia pode ser feita na sede da SEINFRAHM, localizada na Avenida Guararapes, 2.288, em frente ao Colégio Auxiliadora, no Centro da cidade, das 7h30 às 13h30, ou ainda através da Ouvidoria do município (156) ou do site da Prefeitura de Petrolina (www.petrolina.pe.gov.br). (foto/arquivo divulgação)

Beneficiários do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Petrolina negociam venda de imóveis na internet; Prefeitura fecha cerco

  1. Ataento disse:

    Esses pilantras recebem as casas (apartamentos) só pra fazer isso, repassam pra terceiros, sabem que não tem fiscalização, é um a zona, pena que pessoas realmente necessitadas são excluídos. Tá na hora do pessoal fiscalizar o Bernadino, Vivendas, esse condomínio perto do Antonio Cassimiro e outros, sem exceção. Todos eles tem gente vendendo ou alugando.

  2. Joaé Francisco da Silva disse:

    José Francisco torno-se rotina; levar vantagem em tudo;o programa minha-casa minha-vida fio criado para as pessoas carentes visando melhorar a vida dos menos favorecidos é preciso punir com rigor a queles que usam de mau fé e tira o direito dos que precisam

  3. ANSELMO disse:

    TINHA COMO FAZER UMA VARREDURA NOS CONTEMPLADOS PRA NÃO ACONTECER ISSO DE TEREM CASA AI GANHAM VÃO MORAR LA E ALUGA A SUA CASA PRÓPRIA QUE JÁ TINHA, TINHA QUE IR PROFUNDO E AVERIGUAR SENÃO NUNCA DEIXARA DE EXISTIR ISSO

    1. wellington disse:

      EM TODOS OS RESIDENCIAIS TEM GENTE VENDENDO , SEM EXCEÇÃO É SO PERGUNTAR OS MORADORES SABEM QUEM VENDE E POR QUANTO .

  4. rosy disse:

    eu fui sorteado no sorteio minha casa minha vida,mais até hoje aguardo receber a casa e nada,

  5. Israel santana disse:

    Oi pessoal boa,agora uma coisa é certa quem tá comprando é quem realmente deveria ser o dono,porque vai mora,então a caixa deveria colocar o nome desta pessoa como proprietário​ do imóvel,porque os verdadeiros precisado estão comprando pra mora,em quanto os que endereço não precisa dá casa

    1. Lunik Cinara disse:

      Eu também acho certo o que você falou.

  6. AAdel disse:

    Eu já me cadastrei umas 3 vezes pois não tenho casa própria, desde de 2010 É até agora nada enquanto pessoas que não precisam pljz te em casa própria, bom emprego tudo, receberam e tão lucrando às custas dos que realmente rsrrealprecisz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.