Aulas da Rede Municipal de Petrolina são retomadas e AMMPLA realiza campanha educativa no trânsito

0
(Foto: Jonas Santos/Divulgação)

O ano letivo na rede municipal de ensino de Petrolina teve início na quarta-feira (6). Segundo a prefeitura, mais de 46 mil alunos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) retornaram à rotina, com unidades de ensino requalificadas. Entre as melhorias, prédios reformados e equipamentos novos, além de equipes pedagógicas prontas para o acolhimento.

Na Escola Municipal Profª Zélia Matias, localizada no bairro Pedro Raimundo, zona norte, por exemplo, aproximadamente 500 alunos voltaram às aulas ontem. Parte dos estudantes já era da casa e muitas turmas foram formadas também por alunos vindos de escolas particulares. Esse grupo é crescente em toda rede municipal, segundo levantamento feito pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

A secretária de Educação, Margareth Costa, destaca o compromisso da gestão na oferta de um ensino de qualidade. “Estamos investido na estrutura física das nossas unidades e na formação dos nossos profissionais para garantir a oferta de ambientes educativos adequados para a prática pedagógica“, pontua.

A rede municipal de ensino conta atualmente com 120 unidades escolares e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 79 unidades do Nova Semente para atendimento de creche, pré-escola, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Trânsito

Como não poderia ser diferente, o impacto da volta às aulas no trânsito de Petrolina foi sentido por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Para reduzir o problema, a Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) deu início esta semana a ações para sensibilizar sobre os cuidados neste período. Para chamar atenção de pedestres e motoristas, a Autarquia conta com as brincadeiras do palhaço ‘Pirulito’ que, de forma descontraída, alerta sobre a importância de ser civilizado em prol de um trânsito harmonioso.

As atividades fazem parte da ‘Operação Volta às Aulas’ e serão realizadas nos locais de maior fluxo de veículos. O objetivo é evitar acidentes nas proximidades das instituições de ensino. Além do monitoramento, a operação inclui ações de organização do trânsito com caráter de campanha educativa.

Segundo o diretor-presidente da AMMPLA, Edilson Leite, a campanha segue pelos próximos dias alertando, principalmente, sobre o respeito à sinalização e aos pedestres. Durante as ações, os agentes de trânsito fazem alertas aos pedestres e condutores sobre cuidados importantes como respeito aos limites de velocidade e sinalização, não gerar filas duplas – entre outras recomendações.

Campanha educativa no trânsito de Petrolina. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome