Artigo do leitor: “Só venha a nós, e ao vosso reino, nada?”

por Carlos Britto // 15 de maio de 2018 às 20:05

Hospital Dom Malan (Foto: Blog do Carlos Britto)

Neste artigo enviado ao Blog, o leitor Rafael Costa acredita que a questão do Hospital Dom Malan não é de sobrecarga, mas de ausência do poder público.

Confiram:

Nota-se que o HDM/Imip está operando com uma demanda altíssima. A par disso, a administração do hospital utiliza-se da mídia local para incumbir a culpa aos pacientes advindos das cidades circunvizinhas. Dessarte, estultamente a população petrolinense revolta-se. Esta não se atenta que a cidade de Petrolina e Juazeiro são o centro do polo econômico do Vale, e que, por via de consequência, com este título atraem para si não só as vastas benesses comerciais, como também o dever de prover alguns serviços.

Injusto seria pretender que essas pessoas que cooperam intensamente com a economia  “petrojuazeirense” buscassem tais serviços nas suas cidades fragilizadas pela concorrência exercida pelo comércio do referido centro.

Ainda convém ressaltar que, em consequência deste cenário, os governos das pequenas cidades arrecadam menos tributos. Com isso, impossibilita-se a prestação de serviços básicos com qualidade.

Nesse ínterim, não há falar-se em sobrecarga do sistema de saúde petrolinense, em exclusiva decorrência do carecimento pelos adjacentes, mas sim da ausência de investimento por parte do poder público.

Rafael Costa/Leitor

Artigo do leitor: “Só venha a nós, e ao vosso reino, nada?”

  1. Naldo disse:

    Está claro que precisa ocorrer a responsabilização de cada parte envolvida! Não se trata de “culpar” e nem de venha a nós o vosso reino, a questão principal é cada um fazer sua parte e fazer bem feito! O Hospital precisa melhorar em muita coisa de estrutura e de equipe que faz a assistência. Os municípios (mais de 50!!) que sempre utilizam e contam com seus serviços deveriam e poderiam se quisessem e dessem prioridade fazer o mínimo que é a assistência básica a toda criança e gestante! Fazem? Não fazem, ou poucos fazem! Os estados de Pernambuco e da Bahia deveriam e poderiam fazer mais também! Criar outros serviços como o Dom Malan para dividir a assistência! Não fazem e nem sinalizam que vão fazer! Petrolina, uma cidade desse porte e não tem uma maternidade municipal?? Pode e deveria fazer! Então meus caros, somente nos resta fazer o papel de cobrar a quem deve ser cobrado, e votar também nas pessoas que se comprometem de fato com o tamanho desse desafio!

  2. João disse:

    Rafael Costa/Leitor ,
    vai passar uma noite lá porta do hospital
    e se coloque no mesmo lugar dos funcionarios do hospital e tenha o mesmo pensamento amanha

  3. Thiago Rodrigues disse:

    Texto prolixo, mas não vem ao caso. O autor demonstra a completa falta de conhecimento da população sobre o funcionamento do SUS e da Rede Interestadual PE/BA. Todos os entes que compõem a referida rede tem seus deveres pactuados POR ESCRITO, mas praticamente ninguém cumpre. Por isso todos os serviços de saúde pública de Juazeiro e Petrolina encontam-se sobrecarrecados. Isso só será resolvido com a repactuacão da Rede, com a citação de novos serviços de retaguarda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários