Artigo do Leitor: “O que se pode aprender com o momento atual?”

por Carlos Britto // 06 de outubro de 2015 às 09:33

fetapeEm mais um artigo enviado ao Blog, o presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, faz sua análise sobre a atual crise política do país. Segundo Doriel, apesar das dificuldades, o momento deve ser visto como forma de aprendizado.

Acompanhem:

A conjuntura política vivenciada pelo Brasil, hoje, pode produzir enormes aprendizados, tanto para lideranças políticas quanto para organizações e movimento sociais. Os atuais acontecimentos são resultantes de fatores externos, que contribuem para aumentar a dura postura da oposição e a fragmentação da base política que dá sustentação ao Governo, e que, frente aos índices de rejeição da presidenta Dilma,  passa a exigir mais espaço para, consequentemente, aumentar o seu poder de mando.

Essa realidade é nociva ao País e tem sido provocada, em grande parte, por uma mídia irresponsável, que tem por objetivo lucrar com os problemas criados por ela mesma.   Mas a quem interessa toda a cobertura que a imprensa vem realizando dessa crise? Primeiro, à própria mídia, que tem aumentado o índice de audiência e venda de jornais e revistas; segundo, à oposição, que é apresentada pela mídia como salvadora do Brasil, mas que já quebrou este País em outros momentos, e nos deixou de joelhos diante do FMI; e terceiro, aos partidos de apoio ao governo, que ganharam mais poder. Diante dessa situação, só quem tem perdido é a população, especialmente a mais pobre.

Portanto, a aprendizagem está justamente em os governantes e dirigentes criarem sempre uma relação direta com seu público, estabelecendo mecanismos de comunicação que assegurem que as informações sejam as mais transparentes possíveis; que os papéis sejam compreendidos. Isso para evitar que organizações e movimentos sociais passem a ser colocados em xeque, como estão fazendo com o Brasil.

Nossa gente saiu de um estado de realização de sonhos, para um estado de medo e ansiedade, fruto de inúmeras informações mentirosas e de interesses escusos, cuja finalidade é especular para ganhar mais.

Também deve nos deixar indignados a redução de Ministérios que a mídia impôs ao Governo, e que não representa impacto importante frente ao trabalho que esses órgãos realizavam, já que os que foram extintos tinham um papel de promover correções históricas e abusos sofridos por uma população que vivia na invisibilidade ou sem direitos, por causa de uma herança maldita de militares e da direita conservadora.

Precisamos, portanto, continuar acreditando neste País, na nossa capacidade de construindo cidadania e aperfeiçoando a democracia, de forma a assegurar que o interesse coletivo se sobreponha ao interesse individual, e que continuemos incomodando aqueles que não aceitam um Brasil cidadão.

Doriel Barros/Presidente-Fetape

Artigo do Leitor: “O que se pode aprender com o momento atual?”

  1. Maria do Socorro - Fora PT/PMDB disse:

    Agora é tarde para você ficar em cima do muro, meu caro representante dos trabalhadores. Na eleição você e sua entidade defenderam a reeleição dos corruPTos, que a imprensa mostrou para todo o país. Não venha acusar outros, pois os próprios culpados foram vocês, que votaram nessa quadrilha. Não foi por falta de aviso. Mas os seus interesses econômicos falaram mais alto, e de presente receberam a retirada de direito dos trabalhadores enganados.
    Agora é tarde, e só o que resolve é a extirpação desse mal chamado PT/PMDB. Pelo fim da ClePTocracia, a qual vocês ajudaram a implantar.

    1. REVOLTADO disse:

      VOU FAZER IGUAL UMA CRIANÇA: EBA, RSRSRS, CHEGOU O PSDB PRA NOS SALVAR DOS PTRALHAS, QUE ALEGRIA IMENSA, VOLTAREMOS AO PASSADO. É O VELHO DITADO: RUIM COM ELES PIOR SEM ELES. VOLTAR A ÉPOCA DE FHC SERIA MARAVILHOSO. PARTIDO SEM CORRUPÇÃO. MIL MARAVILHAS. VIVA A AECIO. NÓS SAVALDOR. HÁHÁ. ELE ACABARÁ COM CORRUPTOS. AO LADO CUNHA, O DEPUTADO MAIS HONESTO DESSE PAIS. VIVA! VIVA! VIVA!

  2. BARRETO disse:

    Esse é mais um bolivariano defendendo este GOVERNO CORRUPTO QUE PRATICOU COMETEU A MAIOR ROUBALHEIRA DA HUMANIDADE, ESTE CIDADÃO CONCERTEZA DEVE RECEBER BENESSES DESSE DESGOVERNO PETISTA, AMIGO DORIEL, O PIOR CEGO É AQUELE QUE QUER NÃO QUER ENXERGAR, ESTE PARTIDO MISERÁVEL COLOCOU O BRASIL NUNCA BURACO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA DESSE PAIS, O APARELHAMENTO, A CORRUPÇÃO EXARCEBADA LEVOU O BRASIL A CRISE ATUAL, NÃO É GOLPISMO, COMO APREGOAM OS BOLIVARIANOS COMO VOCE, A CULPA É DA MÍDA AGORA,…..KKKKKK , NA VERDADE ESTE GOVERNO DO PT JÁ DEU O GOLPE DE ESTADO EM NOSSO PAIS….POBRE BRASIL, TENHO PENAS DE PESSOAS COMO VOCE.

  3. BARRETO disse:

    INCOPTENCIA ADMINISTRATIVA DESGOVERNO, CORRUPÇÃO, POPULISMO BARATO PT = CRISE ECONOMICA, FISCAL, MORAL, ETICA

  4. BARRETO disse:

    LOGO LOGO O BRASIL VIRA VENEZUELA…AGUARDEM..

  5. Racionalista disse:

    Vocês são muito burros. O cara está certo. Idiotasinhos manipulados pela mídia ou simplesmente com interesses pessoais também. O problema do Brasil não é só o PT ou a presidente. São todos os partidos e praticamente todos os agentes públicos. E esse sistema de privilégios imorais que existe aqui.
    Não tem nem como discutir com gente burra assim. Não aceitam as evidências e a lógica. Só sabem ver 5% do quadro todo.

  6. Racionalista disse:

    Quer dizer que antes do PT havia moralidade e não havia nenhuma corrupção no país? Kkkkkkkkkkkkk

  7. Luis Fernando disse:

    Onde fomos parar! O cara está defendendo que a redução de ministérios não iria impactar nas despesas públicas? Está falando sério?
    Aceitar um Brasil cidadão? Cidadania para quem? Para os políticos e seus protegidos? Para sindicalistas? Para quem depende de serviços públicos e privados sem a concessão de favores não há mais cidadania. Estou sendo vítima de um plano de saúde que não me atende e a ANS deixa por isso mesmo. Ah! E pago impostos para ter uma saúde gratuita. Ah! E vou pagar CPMF para fortalecer a tal saúde “gratuita”, da qual eu não usufruo. O Brasil não é um país para dar certo. Nunca. É o que a politicagem quer e muitos ainda vêm aqui aplaudí-los de pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários