Artigo do leitor: “Como acreditar, como sonhar com uma nova Juazeiro?”

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2013 às 21:02

Juazeiro_foto ascom PMJA atual administração de Juazeiro foi o tema de um artigo enviado pelo leitor do Blog, Rogério Espíndula. No texto, o autor faz uma viagem pelo tempo e compara a cidade de hoje àquela de 18 anos atrás. Segundo ele, as promessas de desenvolvimento para o município não vingaram.

Rogério questiona como é possível acreditar e sonhar com uma cidade melhor, se os atuais governantes não querem proporcionar essas condições? No entanto, ele pede que a população se una em torno da mudança e diz que é possível, sim, “trazer a antiga Juazeiro de volta”.

Confiram:

Como posso crer nos meus sonhos pessoais – e ao mesmo tempo coletivos – se eu não consigo ver uma luz no fim do túnel? Veja como são as coisas: há 18 anos conheci Juazeiro e foi amor à primeira vista. Apaixonei-me por essa cidade, pelas pessoas que aqui viviam e ainda vivem, e mais rápido do que eu mesmo imaginava mudei de Belo Horizonte e vim morar aqui.

Lembro que era uma cidade limpa, era uma cidade onde havia segurança e os postos de saúde tinham atendimento rápido e eficiente. No entanto, os anos se passaram e tudo começou a mudar. E eu também resolvi aderir às mudanças: retornei para BH e de lá fui para o Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e por fim interior de SP. Mas a saudade era cada vez maior dessa cidade banhada por um rio maravilhoso, caudaloso e um povo carinhoso.

Então, conversando com aquelas pessoas que sempre tiveram raízes aqui, resolvi voltar porque me disseram: ‘Juazeiro está crescendo’; ‘em Atacadão, terá novos empreendimentos, inclusive um grande e moderno shopping, etc’. E disse para mim mesmo: ‘Vou voltar, chega de saudade’. Como diz a música “eu gosto de Juazeiro, e adoro Petrolina”.

Depois de oito anos longe dessa cidade que soube me cativar, retornei a Juazeiro em novembro de 2012. Mas hoje, depois de nove meses, vejo que meus sonhos não se concretizarão porque a minha, a sua Juazeiro foi totalmente esquecida e deixada de lado.

Atualmente, por onde se anda em Juazeiro – a pé ou de carro – só se vê lixo e buracos. Nesse meio tempo, necessitei ir ao médico, não havia remédio nos postinhos e tive que comprar nas farmácias da cidade. Mas eu tenho condições de comprar, e quem não tem, como é que fica?

Como acreditar, como sonhar com uma cidade melhor, com uma qualidade de vida plausível se os governantes não querem isso? É isso mesmo juazeirense, os governantes de Juazeiro da Bahia não querem lhe proporcionar uma cidade decente para que você, eu e todos os nossos vizinhos possamos viver com dignidade, saúde e segurança. Mas a mudança está em nossas mãos, unidos em um só tom conseguiremos fazer a Juazeiro que sempre sonhamos e acreditamos.

Vamos nos unir, juazeirenses. Vamos exigir desses governantes a nossa Juazeiro de volta!

Rogério Espíndula/Leitor

Artigo do leitor: “Como acreditar, como sonhar com uma nova Juazeiro?”

  1. Maria Regina disse:

    Chegou atrasado senhor Rogério, nós já estamos exigindo, e muito, dos governantes mais respeito por nossa Juazeiro há muito tempo. O problema é que, tiramos o poder de quem nunca fez nada por Juazeiro, entregamos a esse e não vemos quem mereça governar nosso municipio. E não foi oito anos pra cá não, foi há mais de 30 anos.

    1. Rogério disse:

      Eu me referi a esses minguados 18 anos que conheço Juazeiro pelo que eu conheço das diversas capitais, cidades médias e pequenas por onde já andei a trabalho ou mesmo passeando. E quando retorno à algumas cidades já mencionadas eu vi em todas elas que o progresso por lá chegou, são cidades mais humanas de se viver, até no longínquo interior do Pará onde por último morei por 06 meses antes de retornar a Juazeiro era bem diferente daqui, pois tinha atendimento médico para toda população, tinha remédio, tinha cidade limpa e a segurança era normal era boa pois existia POLICIA atuando em ronda nas duas cidades ou melhor três cidades uma perto da outra. Mas caríssima Maria Regina: Nós somos culpados por aqueles maus governantes que escolhemos, mas NÒS UNIDOS PODEMOS TIRAR ELES DO PODER, PRECISA TER UNIÃO DE TODA UMA POPULAÇÃO, POIS JUAZEIRO PRECISA CRESCER,JUAZEIRO PRECISA FLORAR PARA ABRIGAR TODOS QUE AQUI QUEREM INVESTIR E MORAR COM DIGNIDADE.

  2. Ana Maria disse:

    Não moro em juazeiro, porém acho melhor do que dos tempos de Misáel, Bandeira e outros que nunca fizeram nada ,Trabalho em juazeiro sou professora agora foi que passamos a ser respeitadas antes trabalhavamos aos sabados e domingos e diretóras incompetentes.Hoje juazeiro é um paraiso tudo que tanto reclamam. Os tempos são outros e o prefeito faz o que pode

  3. alvaro disse:

    rpz esses buracos e o lixo a que ele se refere ja foram incorporados a arquitetura da cidade de juazeiro, moro em petrolina a 27 anos, e desde sempre juazeiro foi dessa forma

  4. Rogerio disse:

    Meu xará, eu sugiro a voce uma coisa… venha mora na verdadeira capital do vale do sao francisco, venha morar numa cidade linda, onde quem vier investir dar bons frutos… venha mora na nossa querida e bela PETROLINA… A cidade que mais cresce…

    1. Rogério disse:

      Xará, eu já moro/vivo nas duas cidades a muitos anos e sei o quanto é bom passear(bons restaurantes), comprar e rever os amigos e parentes que vivem do outro lado do rio, mas só que a CELPE e a COMPESA não cobram tarifas de energia, elas ROUBAM. Acho que vc não sabe quanto custa essas tarifas aqui em Juazeiro. Portanto Xará prefiro continuar aqui em Juá… Quem sabe um dia algum da família Coelho não se decida e governe Juazeiro. Tudo é possível basta eles quererem…

  5. REGINA disse:

    ROGÉRIO ESPÍNDULA VOÇÊ JÁ CONTOU QUANTOS ANOS JUAZEIRO FOI GOVERNADO POR MISAEL E BANDEIRA..

    1. Rogério disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Governaram por muitos anos eu sei, mas foi você, fui até eu e várias outras pessoas que cometeram esse erro por várias vezes, mas lembre-se que SE UNIRMOS PODEMOS MUDAR TUDO ISSO QUE HOJE ASSOLA JUAZEIRO. PORQUE JUAZEIRO PRECISA VOLTAR A FLORAR PARA ABRIGAR QUEM AQUI QUER INVESTIR E MORAR COM DIGNIDADE.

  6. Oxe disse:

    Vc é louco de falar umas coisas dessas

    1. Rogério disse:

      Porque Louco? Expressar a minha opinião em cima da Verdade é loucura? Loucos são aqueles que aceitam ser monitorados por outrem que deles só tiram proveitos próprios, e isso é o que está acontecendo aqui em Juazeiro. Pois várias cidades circunvizinhas estão progredindo mas infelizmente Juazeiro com essa administração está REGREDINDO, mas cabe a nós “Oxe” mudar tudo isso para que Juazeiro volte a florescer.

  7. Tiago Alves disse:

    O professor Otoniel Gondim sempre acerta em suas belas crônicas a respeito disso. Gondim poderia lançar uma crônica sobre Juazeiro e Pettrolina: o que fazer para um alacanvamento dessas cidades em termos de cultura, infraestrutura e cidadania educacional? Otoniel, que tal?

  8. Rafael disse:

    deve ser culpa de Júlio Lóssio juazeiro estar nesta situação!!!!

  9. Dr. Pedro Queiroz disse:

    Soube que o escritor professor Otoniel Gondim, muito requisitado e prestigiado pelas sua célebres crônicas e artigos, está prestes a escrever sobre a ocupação da Ilha do Fogo pelo exéricto. Vai , sim, o bicho vai pegar.

  10. Daniel Ferreira disse:

    A COISA É: O VAQUEIRO ARMOU A REDE DEBAIXO DO JUAZEIRO E ESQUECEU DE ACORDA. ACORDAAAAAAAAA VAQUEIRO PREGUIÇOSO, QUE A REDE TA CAINDO.

  11. Leonel Martins disse:

    Alguém conhece algum vaqueiro trabalhador? Diziam muito do quanto seu trabalho era árduo mas logo ele aderiu a campear de motocicleta pela caatinga, sem deixar de tomar cachaça e passar o dia inteiro contando anedotas, claro…

  12. Ananda Cavalcanti disse:

    Tadinho, Rogério… Percebe-se logo o quanto você é transparentemente sonhador!

    1. Rogério disse:

      Ananda Cavalcanti, sobre nome imponente na região do Vale, de sonhador e louco todos nós temos um pouco, pois sonhar com a loucura da mudança é sempre possível você não acha? Veja o exemplo da nossa Presidenta, um dia Ela sonhou que poderia ver um Brasil diferente e foi a luta e todos nós vencemos aquela batalha contra o regime militar e hoje graças aos sonhos daqueles “loucos” temos uma nação firme,forte em crescimento. Por tudo isso Ananda Cavalcante eu lhe digo que vale a pena ser SONHADOR, sabe porque? Talvez você não tenha vivido naquela época como eu e milhares de brasileiros viveram e sempre acreditando que tudo ia mudar e realmente mudou. Portanto Ananda JUAZEIRO pode sim mudar pode sim voltar a FLORAR PARA QUE SE ABRIGUE DEBAIXO DELE TODOS INVESTIMENTOS QUE AQUI FIZEREM POIS ASSIM TEREMOS UMA POPULAÇÃO MAIS ALEGRE.

  13. Rogério disse:

    Fica aqui meus sinceros agradecimentos e minhas congratulações à Carlos Britto e toda sua Equipe por este brilhante e democrático Blog onde possamos expressar realmente nossas opiniões. Mais uma vez parabéns e que continue sempre assim pois só assim você Carlos alcançará seus objetivos profissionais e também pessoais. Mais uma vez obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários