Artigo do leitor: “A Catedral de Petrolina e a falta de respeito com sua história”

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2015 às 19:32

Em e-mail enviado a este Blog, a leitora Maria Auxiliadora Farias questiona a modificação do projeto arquitetônico da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Petrolina. Segundo ela, modificar a estrutura do templo “é apagar a história da cidade”.

Acompanhem:

O que estão fazendo com a Catedral? Restaurar sim, conservar sim. Mas modificar o projeto arquitetônico é o cúmulo da falta de respeito com a história de Petrolina. 

Aliás, há pessoas que não nasceram aqui e que há pouco chegaram, fazendo questão de mudar, apagar a história, a memória da cidade. Aliás, Petrolina já é uma cidade sem cultura, agora está se tornando sem história.

O interessante é que, em qualquer outro lugar do mundo, se faz o maior empenho de manter a originalidade de suas obras históricas, levam até material para laboratório para que nada saia do original. Aqui não se preserva nada. Espero que daqui a pouco não tenhamos a infeliz surpresa de que venderam o Palácio Episcopal.

Já pensaram se o Papa Francisco resolve apagar toda os afrescos, pinturas de Michelangelo, e colocar pinturas de Romero Britto ou outro artista só porque acha que ficaria mais bonito?

Cadê as autoridades, o Patrimônio Histórico da cidade? cadê os petrolinense, que dizem que amam essa cidade e permitem que apaguem a sua história?

Maria Auxiliadora Farias/Leitora

Artigo do leitor: “A Catedral de Petrolina e a falta de respeito com sua história”

  1. Vitorio Rodrigues disse:

    Atenção IAHA, manifeste-se (Instituto Arqueológico, Histórico e Ambiental de Petrolina)

  2. zefilhocomunicacao@gmail.com disse:

    Também acho que não seja para tanto assim. Não achei a ideia legal, mas o mundo não acabou. Isso é só uma construção como qualquer outra. Você deve zelar pelo homem que foi Jesus Cristo, nao por uma construção antiga. Mas porque a senhora nao vai dizer isso ao bispo? Falar aqui é fácil nê? Quero ver dizer na cara dele. Ele nem vai ver esse bla bla bla
    (não censurem meu comentário. Tenho direito a liberdade de expressão)

    zefilhocomunicacao@gmail.com

  3. Issao disse:

    Me desculpe, mas, qual foi a modificação arquitetônica feita? Sobre as Janelas de VITRAIS nas laterais da Igreja que estão sendo executado? Estas Janelas foi um desejo original de D. Malam, que não foi executado. Pelas biografias históricas, estavam abertas as Janelas qwue iriam receber Vitrais, mas, os vitrais encomendados na época, ficaram retidos no porto e nunca chegaram a Diocese. Hoje estão realizando o sonho de D. Malam.

  4. Maria Auxiliadora disse:

    Sr. Zefilhocomunicacao, o assunto aqui não se trata de religiosidade e sim de História. Não preciso me esconder por trás da mídia ou de uma Lei para falar com quem quer que seja.
    Sr. Issao, essa de que era sonho de Dom Malan é que acho estranha, chegaram umas pessoas aqui criando outra história da cidade. Nunca se ouviu falar sobre este tal sonho. Se ouviu sim de fazer um novo altar, melhor e mais bonito (palavras de pessoas que viveram a época, participaram da construção e conversavam com o próprio Dom Malan). Quanto a esses janelões não. Muito estranho que até hoje esses vitrais não foram desembaraçados no Porto.

  5. Maria Auxiliadora disse:

    E olhem que Dom Malan era pessoa de grande influência. Ele não conseguir a liberação desses vitrais? Vamos raciocinar!

  6. Maria Auxiliadora disse:

    Sr. zefilhocomunicacoes, o assunto aqui não se refere a religiosidade e sim a História, não preciso me esconder por trás da mídia ou de uma Lei para me expressar para quem quer que seja. O Bispo não é intocável, com todo o respeito a sua pessoa.
    Sr. Issao, o problema é esse: nunca se ouviu dos mais antigos, aqueles que participaram direta ou indiretamente da construção da Catedral e que tinham oportunidades de conversar com Dom Malan sobre esse tal sonho. Ele tinha um sonho sim, o de construir um novo Altar, melhor e mais bonito.
    Muito estranho essa de que os supostos vitrais dos tais janelões tenham ficado tanto tempo embargado no Porto, uma pessoa com a grande influência como Dom Malan era, não conseguir? E porque os posteriores a ele não o fizeram, uma vez que há muito que a Catedral vem sendo descaracterizada, como tiraram a balaustrada, muito bonita por sinal, que ficava em torno do altar, quem se lembra? Quando tiraram o piso de ladrilho hidráulico? Essa seria a época de terem colocados os tais janelões, não acha? E nessa época ninguém falou desse tal sonho.
    É isso que falei no texto: Chegam umas pessoas há pouco tempo e querem escrever uma história que não é de Petrolina.

  7. Clóvis disse:

    Pra mim esse bispo ainda não disse para que veio… gosta muito de casa de rico…. faz medo ele querer vender o patrimônio da igreja… eu quero quero ver ele pensar nisso!!!!!!!!!! a comunidade católica se levanta, e não uma meia dúzia de puxa saco que se aproveita da igreja para aparecer….

  8. Lenio Ferraz disse:

    Também näo vejo motivos para modificação q além de fugir da idéia inicial do arquiteto, se perde um perfil original inicial. Eu concordo com a autora da nota q de forma simples expressa o sentimento real de quem é daqui.

  9. Maria Gomes disse:

    Concordo plenamente com a autora da denuncia. O patrimonio historico tem q ser conservado… E procedimento universal A CONSERVACAO DA HISTORIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários