APLB/Sindicato de Juazeiro manifesta-se sobre atraso em pagamento de abono de férias dos trabalhadores da educação

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2017 às 19:37

Em nota, a direção da APLB/Sindicato de Juazeiro (BA) manifestou-se sobre o atraso no pagamento do abono de férias dos trabalhadores da rede municipal de Educação, referente  ao período  de 2016.

Acompanhe:

A APLB-Sindicato, delegacia do Baixo e Médio São Francisco, vem a público se posicionar a respeito do atraso no pagamento do abono de férias da Educação na rede municipal, correspondente ao período aquisitivo de 2016.

Cumprindo o seu papel de órgão fiscalizador, prezando pela garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação da Rede Pública Municipal de Juazeiro-BA, ainda de acordo com o que lhe compete, pautados no que rege a legislação em vigor, a APLB informa:

Assim que a informação de que o pagamento do abono férias da Educação da rede municipal teria sua data ampliada para o dia 20, e não dia 10, como todos estavam aguardando, procuramos a Secretaria de Educação para que justificasse tal mudança, visto que a notícia pegou a todos de surpresa, provocando um enorme transtorno na vida do servidor.     

Fomos atendidos pela secretária de Educação e sua equipe financeira nesta terça, dia 11/01, às 9h, no seu gabinete, que justificou a falta de recursos suficientes para honrar o pagamento do abono no dia 10/01, por conta dos compromissos legais na mudança de um governo para o outro, onde não poderia deixar restos a pagar, mesmo que, em tese, esse governo não tenha sofrido descontinuidade. Um outro fator que vem atrapalhando a vida financeira da Seduc, segundo a secretária Lucinete,  é o fato de que o banco ainda não liberou a senha de acesso e as autorizações de autógrafos para movimentar as contas da secretaria.

A APLB/Sindicato esclarece que todos os servidores da Educação recebem o equivalente a 50% de abono de férias. Todos devem lembrar que essa foi uma conquista nossa, benefício (valorização) que só tem em nosso município, enquanto que nos demais Municípios é pago apenas um terço (1/3) de férias. Somos contra e não aceitamos qualquer tipo de atraso de pagamento de folha de servidor, inclusive a forma que vem sendo repassado o abono férias no nosso município. O abono férias é um direito do trabalhador garantido em Lei. Defendemos que o abono deva ser pago junto com o último salário do ano, no caso o salário de dezembro.

Diante da nossa reivindicação, a nova secretária, Professora Lucinete e sua equipe, abriram o compromisso de atender o pleito da APLB, que foi o seguinte: a partir de agora, incluir o pagamento do abono férias no calendário de pagamento anual da Secretaria, que será divulgado em breve, como também o compromisso de cumprir o reajuste do piso nacional assim que seja divulgado, como sempre aconteceu nos últimos 8 anos.

A Direção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários