Alunos de Veterinária e Zootecnia da Univasf continuam protesto

por Carlos Britto // 12 de março de 2010 às 13:15

Vet

Os estudantes do campos de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) continuam com as atividades paralisadas. Desde a última quarta-feira (10) cerca de 37 alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária estão acampados na universidade reivindicando melhorias de infraestrutura nos laboratórios e a agilização na entrega do Hospital Veterinário.

A aluna de Medicina Veterinária, Késia Matos alegou que o campus não oferecia a estrutura mínima, como água, energia e bancos. “As aulas práticas tem uma deficiência muito grande, apesar de o embasamento teórico ser de qualidade”. Ainda segundo Kesia os estudantes aderiram à paralisação a pedido dos professores. “A população precisa saber que essa decisão partiu do professores e não dos alunos. Os professores se viam numa situação que praticamente não tinham condições de dar aula, eles pediram apoio dos alunos e nós os apoiamos”.

A estudante de zootecnia, Poliana Deise alegou que um dos principais problemas é falta de aulas práticas. “A turma de zootecnia também está com problemas com o setor de produção, faltam animais e pessoas especializadas para cuidar deles, sem essa estrutura não temos como praticar”, criticou. 

DSC01377Os alunos formaram uma comissão que está em negociação com a reitoria da universidade e as medidas essenciais como água e energia já foram providenciadas. “A promessa do reitor é que tudo estará pronto até o final do mês. Mas os alunos não precisam do mínimo, o mínimo é inaceitável faltar, os alunos precisam de estrutura adequada e ensino de qualidade, é isso que o alunos do campus de Ciências Agrárias estão reivindicando”. Segundo Késia a paralisação permanecerá até que os alunos sintam firmeza nas promessas do reitor.

A assessoria de imprensa da Univasf informou que irá nos enviar uma nota de esclarecimento sobre as reivindicações dos estudantes.

Alunos de Veterinária e Zootecnia da Univasf continuam protesto

  1. Lua Granja disse:

    Ainda bem que pudemos ter o direito de resposta, assim, a população terá a certeza de que não NOS PRECIPITAMOS como foi disse o nosso Reitor.

    Como foi dito, é inaceitável faltar o básico para as aulas, portanto estaremos aqui, até conseguirmos o suficiente para termos aulas dignas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

    Não queremos ser profissionais MEDÍOCRES e por isso LUTAMOS por nossos direitos!

    A população tem que entender que se não formos bons profissionais, não só a gente sofrerá as consequências, mas a própria população. Medico Veterinário não é só pra cuidar de cachorro de madame, nem pra dar banhos nos mesmos. É necessário ter um veterinário na fiscalização das carnes dos abatedouros, ou seja, para comer a carne do seu almoço, foi preciso ter um MÉDICO VETERINÁRIO, fiscalizando e aprovando ou não determinado produto. Veterinários podem atuar em diversas áreas, tantas quantos os médicos de humanos. De qualquer forma, as pessoas necessitam de Médicos Veterinários.

    É bom pensar nisso!

  2. Rafael Santos disse:

    Axo qui essi cusso não tem valor aqui. Pra q veterinara e zootecnia num lugar sem boi. Aqui nóis precisa é de bolsa famia. Istudante universitaru num recebi bolsa famia. E professor são uma ruma de marajá. Pra que universidade numa terra farta como essa??

  3. Joãozinho trinta disse:

    Oxe se a greve foi provocada pelos professores.
    Por que os alunos estão acampados e não os professores?
    Eu quero meu filho fazendo medicina na UNIVASF, pois acho uma universidade de qualidade. O problema que ele não quer fazer veterinária ou zootecnia.
    Sou morador de Petrolina e leitor do blog, estamos atentos, eu e meus vizinhos. Ainda bem que a UNIVASF ta aqui. Agora já pensou em ir fazer curso lá em Recife ou Salvador.
    Para ser bíblico: todo culpado deve ser punido?

  4. ESTUDANTE disse:

    ESSES ESTUDANTES QUE ACAMPARAM NA UNIVASF TEM LÁ SUAS RAZÕES, MAS FICAR NA ACAMPADO NA SALA DE AULA COM ARCONDICIONADO E SÓ SAIR PARA DAR ENTREVISTA E TIRAR FOTO PARA O BLOG E PRA JORNAIS JÁ É BRINCADEIRA… BONS TEMPOS ONDE O MOVIMENTO ESTUDANTIL ERA FEITO POR PESSOAS QUE QUERIAM MUDAR A SITUAÇÃO E NÃO POR ESTUDANTES QUE SÃO MANDADOS POR PROFESSORES (SEGUNDO A MATERIA DO BLOG)

  5. Zezinho da Ema disse:

    é muita frescura mesmo, alunos da univasf toda sabem que é demorado o processo de estruturação da universidade pois a mesma passa por processos burocraticos e demorados, como licitação entre outros. mas alunos da fazenda querendo reclamar, deve ser pra aparecer, ninguem aparece para agradecer o onibus gratuito todo dia? porque? acho que nos outros campus o nivel intelectual e de maturidade é maior a ponto de entender a ordem das coisas, DAQUI A POUCO VÃO PEDIR AO REITOR PARA COLOCAR CAPACETE E IR MEXER MASSA DE CIMENTO LA NA FAZENDA!!!

  6. alberto leal souza disse:

    Alguns comentários sobre “essa” greve:
    – Aluno é bicho manipulável, pois foram professores que incitaram, como eles afirmam;
    – Internamente na univasf todos sabem, menos os alunos, que a maioria dos problemas foram causados pelos próprios professores que mudam os projetos dos predios, não enviam as listas de pedidos e outras “cositas” mais;
    – Comprar animais requer pedidos pelos mesmos professores e…. nunca fizeram, daí… adivinhar não dá, quem sabe alguém manda comprar camelos, e tudo bem.
    No final, é mais fácil reclamar, mas não saber a verdade

  7. Laura Weisbert disse:

    Esse aí em cima é o bem informado!! isso aqui não é brincadeira, é a vida e o sonho de muita gente que está sofrendo esse descaso!

  8. Corisco disse:

    Valeu Rafaé!

  9. Raimundo Severino disse:

    Povo da UNIVASF ai também falta material para aulas
    e os Doutores não sabem o que vão precisar nas aulas dos períodos seguinte…………….e o tal do Planejamento ai também não tem………………….
    cadê os Doutores???? Soube que ai só entra Doutor!!! praque??? para incitar alunos a GREVE. Esse povo não quer trabalhar ABRAM OS OLHOS ALUNOS……………………………….OU…………MANIPULADOS DOS DOUTORES PREGUIÇOSOS se escondendo atrás de estudantes e ………………………………………..

  10. Miguel Messias disse:

    Pobres alunos… Confiaram na administração José Weber. Apoiaram o reitor na ilusão de que teriam o paraíso, mas o que ganharam foi a realidade da falta de equipamentos, a evasão dos melhores professores, água de torneira para beber e o corte no transporte. É hora de mudar. E a mudança tem que começar pelo representante dos alunos, um agente infiltrado do PC do B, e pelo pró-reitor de Administração. Tem que ser competente. Tem que ter experiência administrativa. Temos gente como Manoel Messias, como Péricles Bezerra, como Carlos Wagner, como João Sedraz, que tem plenas condições de resolver esse problema.

  11. jonhdeible Oliveira disse:

    Força estudantada.

    parabens aos estudantes da Univasf, que se encontram acmpados neste momento. São manifetações como está que fortalece o ME, mostrando a todos de que lado está a nossa juventude. Com Educação não se brinca.

    Jonhdeible Oliveira
    Sec. da JPT de Petrolina e Coordenador do Movimento Mudança.

  12. Fernando disse:

    A UNIVASF está começando agora. Lula só começou a liberar dinheiro de uns 2 anos para cá. A UNIVASF passou muitos anos no ostracismo. Quem fez o vestibular, já sabia das dificuldades. Certamente agora querem a trnasferencia par aREcife, Salvador etc…

  13. Thais disse:

    Estudante tem que sim fazer greve!
    Não exsite formação sem teoria e prática, o problema é que muitas universidades abrem cursos sem estrutura alguma, e se ninguém reclamar vão empurrando com a barriga, e isso é um quadro nacional das unversidades públicas desse país.
    Infelizmente a paralisação ainda é a melhor forma para agilizar o processo. Tem muita gente ignorante que entra e fala sem saber. Ninguém tem idéia do que é vc se matar se estudar para entrar num universidade pública e quando chega a ‘universidade’ não tem a estrutura que vc, a sua região e a população em geral merecem ter. Não adianta de ‘formar’ sabendo menos que o básico, o que estes alunos desejam é justo, eles querem formação de qualidade!

  14. Lucio Figueiredo disse:

    Os problemas da UNIVASF se arrastam desde sua fundação. A receita para é simples: politicagem + incompetência. uma universidade onde todas as decisões são centradas em um grupo de forasteiros que vieram encher os bolsos e passar uma chuva não tem futuro. O problema da UNIVASF está na atual gestão e sua corja de puxa-sacos. A região merecia uma universidade, mas não da forma como tem sido conduzida. A greve dos alunos é só a ponta do Iceberg. A poderidão e a troca de favores iícitos dominam a administração dessa universidade.

  15. Manoel Vitorino disse:

    Prezado Miguel Messias……

    Creio que o problema não é com pró-reitoria A, B ou C. Afinal de contas, as pró-reitorias não possuem sequer orçamento próprio. Todas as decisões ao final de tudo são tomadas pelo Magnífico Reito José Weber. Se existe um culpado, que seja ele. Prof. Weber, mostre sua cara, não use seus subordinados como escudo !

  16. thais disse:

    Respondendo a algumas críticas ignorantes acima, veterinário, não cuida apenas de cão, gato e boi. Eles também trabalha em inspeção, ou seja, tudo que vc come de origem animal foi inspecionado por um veterinário que liberou para que fosse comercializado,senão, vc comeria produtos podres, doentes e que poderiam passar para vc meu querido. Ele também trabalha no controle de zoonoses, e o fato de vc estar sadio hj também é graças ao trabalho dos veterinários que procuram controlar a raiva, a leishmaniose e outras mil doenças a mais. PESQUISEM antes de falar besteira!

  17. Estudante disse:

    Agredecer??
    Agradecemos aos nossos pais q tem nos mantido e dado todo apoio q precisamos pra termos uma boa educação e PROFISSÃO!!!
    Mas como todos sabem, não existe uma profissão sem experiência, e o mesmo sem prática!!!
    Nossa paralização, não é apenas um apoio aos professores, é uma reinvindicação!!!
    Agredecemos sim, pelos ônibus (no momento) de graça; Mas é preciso lembrar q uma grande colega morreu por falta deles, e por esse e mais motivos também reinvindicamos para pedi-los, não poderíamos esperar mais acidentes acontecessem pedindo carona nas pistas…
    O que fazemos neste momento, é quase que humilhante; É preciso lembrar que fazemos isso não apenas para nós, agora. Seu filho amanhã pode está estudando no mesmo local eprecisando do mesmo para se formar!
    Nós só queremos melhoras, o mínimo, o possível pra termos uma profissão dígna.

  18. Estudante disse:

    Só pra esclarecer algumas coisas:

    à esses ai que dizem, bixos manipuláveis, frescos, pobres alunos…

    Saibam vocês que, nois alunos, não fomos influenciados por professores não, muito pelo contrario, a dois anos estavamos tentando conquistar o apoio dos professores nessa causa, muito embora à epoca alguns deles nos viraram as costas, na verdade esse manifesto é apenas um apoio aos professores que perceberam a grande merda que estavam fazendo, inibindo o movimento estudantil e agora cabe a nois é apoia-los mesmo, eles é que sabem o quanto é dificil ministrar aulas que deveriam ser praticas apenas na teoria, e que formar profissionais mediocris refletiria na capacidade de ensino de cada um deles, também nois, GRADUANDOS, não queremos ser esses profissionais mediocris não, queremos sim, proporcionar a vocês minicipes, cidadãos, e comunidade em geral, a oportunidade de conhecerem o quão importante é a nossa profissão para o pais, para essa região e para a SAÚDE desses, saibão vocês que de nois depende inspecionar os alimento que vocês e seus filhos comem, de nois depende identificar e minimizar as doenças causadas ou trasmitidas por animais,…

    Mais é muito fácil ta de fora e opinar agora, depois que as noticias são deturpadas…..

    Ao reitor, resta a mim elogiar, pois sabe bem manipular a midia, e assim esses pobres coitados que fazem esses comentarios insosos e que nem sabem as reias causas do movimento….

    Imaginem todos, (inclusive os que comentaram) uma Universidade que vive de fachada, com grandes construções pouco funcionais e que só servem de fachada pra esconder o CAOS em que se encontram muitos cursos da Univasf, e cito: Medicina à pouco tempo teve que deslocar os alunos pra outras instituições pra terminarem sua formação, Zootecnia que formou uma turma sem ao menos verem animais na FAZENDA EXPERIMENTAL, Ciencias Sociais que ainda não tem biblioteca, Med. Veterinária que os alunos do 9º periodo nunca examinaram um cachorro se quer, etc….

    Depois de lerem isso reflitam sobre os comentarios, e quando fizerem mais alguns, tenham conhecimento de causa pra falar coisas plausiveis….

    FORÇA ESTUDANTES…..

    “A UNIVASF É A UNIVARSIDADE DO FUTURO”
    Autor: José Weber

    Reflitam também sobre a frase do magnifico Reitor……

    Que futuro teremos sem aulas de qualidade……..

  19. Eline Almeida disse:

    O que estamos reinvindicando é um direito nosso, ninguem estaria acampado na Univasf se estivesse tudo as “mil maravilhas”! Ninguem ali estudou pra passar em um vestibular, pra se tornar profissionais MEDÍOCRES.
    O que se passa não é brincadeira, não estamos fazendo isso pra nos divertir e nem prolongar férias.. quem que nao queria ta assistindo suas aulas normalmente??? Mas como vamos fazer isso se nem o básico nós temos, ÁGUA, LUZ, BAAANCOS???????? Ninguem ta saindo do conforto de sua propria casa, pra brincar de acampar na Universidade não.
    Se estamos apoiando os professores, é por que sabemos que os prejudicados seremos nós, que nao vamos ter condiçoes de trabalharmos na nossa própria área profissional.
    Quem, REALMENTE, está a par da situação, sabe o sufoco que estamos passando!

    Pedimos o que seja suficiente para uma boa formação, a saúde da população também depende de MÉDICOS VETERINÁRIOS!

  20. ALBERTO LEITE disse:

    Parabéns estudantes, é assim que uma Universidade transforma a realidade de um País, de uma Região, só dessa forma será possível melhorar a qualidade dos cursos aí fornecidos, a prática é indispensável para qualquer curso, imaginem um curso de digitacão só na teoria? não iria funcionar.

    Veja o exemplo dos estudantes da Unb há pouco tempo atrás, eles pressionaram até que o reitor foi trocado. Não sei se é preciso que o daí saia, mais que é preciso reverter essa situacão , isso sim.

    Ameacem a denunciar as irregularidades dos cursos ao MEC, ou chame a imprensa nacional para mostrar a vergonha que se encontra a administracão da Univasf, creio que só assim vocês serão ouvidos, esse Campus está localisado no interior do Nordeste , na região do Semi-árido, não foi por acaso que se instalou aí, teve um propósito, que era de ajudar a transformar a realidade sócio-econômica do Sertão .

    Ainda mais que a vegetacão de caatinga só se encontra no Nordeste brasileiro, uma teoria sem prática seria inútil esses cursos, de veterinária e zootecnia. Porém, esses cursos aí tem fundamento sim, é preciso , no entanto , existir a prática, laboratório à campo, pesquisa, desenvolvimento de novas técnicas apropriadas para o semi-árido.

    Vocês tem uma grande missão aí onde estão , estudantes, não desanimem, é por aí mesmo, mais é preciso vocês se articularem melhor, tem que usar mais a mente que os músculos, ou seja, eu aconselho a vocês a fazerem uma relacão do que está faltando, juntamente com os professores, e daí vocês montem um projeto de readequacão de plano de cuso, reenvindicando que as melhorias sejam efetuadas , mas que o pedido esteja no papel, no projeto que vocês fizerem. Assim terá maior embasamento de suas reenvindicacões.

    E até mais, e estarei acompanhando o resultado , boa sorte, o futuro do Sertão Nordestino está em suas mãos, não deixe escapar, nem se intimidem com essas críticas de quem não sabem o que está falando ou se sabem , é que eles querem que o povo sertanejo continuem ignorantes , analfabetos, medrosos e covardes, para daí comprarem seus votos a troco de saco de cimento, telhas para cobrir suas casas, uma passagem para São Paulo, etc…

    O futudo do Brasil, do Nordeste , em fim, passa necessariamente pela educacão, o pré-sal vem aí, teremos mais dinheiro para a educacão e pesquisa nesse País, não desanimem.O sucesso é de todos nós…

  21. ROMILSON disse:

    PARABÉNS PARA OS ALUNOS DA UNIVASF PELA CORAGEM DE REENVIDICAR SEUS DIREITOS E MOSTRAR A INCOMPETENCIAS DESSES FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE DEIXA A EDUCAÇÃO DA UNIVASF EM CHEQUE APESAR DE TER TANTO DINHEIRO, UMA PROVA DISSO É AS TANTAS OBRAS EXISTENTES, FORA INCOMPETENTES.

  22. José Miguez disse:

    Parabéns aos estudantes da UNIVASF que após 5 anos parecem estar despertando para a triste realidade dessa universidade. Para os leigos, uma universidade cheia de prédios espelhados (aliás, arquitetura bem adequada para o nosso clima), criada por “redentores” do Espírito Santo que vieram numa missão messiânica para o sertão. nfelizmente, esses prédios estão vazios e estes benfeitores do Espírito vieram parar aqui após serem banidos de lá. Só para informar, o Magnífico Prof. Weber estava à beira de um impeachment quando teve uma “visão divina” para criar a universidade do sertão !!! Infelizmente, a querida UNIVASF está caminhando para se tornar a “UNIversidade federal da Vergonha Absoluta e Sem Futuro” !!!!!

  23. wasley Matos disse:

    Não me importa de quem é a culpa, quremos soluções. Não é possível estudar em um ambiente que não fornece a mínima condição para realização das aulas. Chega de Estudante tentando imaginar como anestesiar um animal ou supondo doenças. Não é curso de imaginação é preparação para a vida real. Concorrer com pessoas da USP, UFV, UFBA, não é brincadeira. As pessoas deveriam se perguntar por que a maioria dos professores não são do NORDESTE? Até quando vamos ter que esperar um ensino que nos faça competitivo o bastante para oculpar nosso lugar na nossa terra.
    Para quem acha que não temos razão, uma comissão foi formada para avaliar a situação do curso, espero que os resultados sejam publicados!!!! fiquem atentos e reflitam!!!!!

  24. Miguel estudante disse:

    Só para melhor informar a população.

    O Hospital Vetreinário deveria ter sido entregue em MARÇO de 2009. Será mesmo que os estudantes não tem motivo para reclamar?

    Disciplinas comprometidas por falta de ambiente adequado ou falta de professores….

    ANATOMIA VETERINARIA I
    BIOQUIMICA I
    HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA I
    ANATOMIA VETERINARIA II
    HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA II
    BIOQUÍMICA II
    FORRAGICULTURA E PLANTAS TÓXICAS
    ANATOMIA VETERINÁRIA III
    NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL
    AVICULTURA E SUINOCULTURA
    PATOLOGIA CLINICA VETERINARIA
    PATOLOGIA GERAL
    SEMIOLOGIA VETERINARIA
    DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
    DOENÇAS PARASITÁRIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
    PATOLOGIA VETERINÁRIA ESPECIAL
    ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA
    BOVINOCULTURA DE CORTE E LEITE
    CLINICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS
    FISIOPATOLOGIA DE REPRODUÇÃO ANIMAL
    TÉCNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA
    CLINICA MÉDICA DE GRANDES ANIMAIS
    CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS
    GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA
    BIOTECNOLOGIAS DA REPRODUÇÃO
    CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS

    Ainda é pouco?????????

    A comissão formada por estudantes, professores e Pró-reitores demonstra isso claramente!!!!!

  25. Ruani Fernando disse:

    Realmente é mto facil opinar qdo se está de fora e não conhece a situação a qual NÓS estudantes do campus de ciencias agrarias da UNIVASF estamos passando, não somos nada de bixos manipulaveis como alguns dizem ai, estamos apenas lutando por algo que acreditamos que seja bom não só pra nós mas pra todos os futuros ZOOTECNISTAS e VETERINARIOS, que ainda virão, a situacão de descaso do campos das agrarias tem que ser mostrada para que assim todos possam saber pelo que temos que passar…
    AGRADECER??? sim realmente em relação ao transporte somos gratos, visto que é responsabilidade do municipio fornecer transporte regular e de qualidade, podem perguntar mas no campos das agrarias não tem 4 cursos atualmente? onde está o apoio dos outros??
    bom a resposta é simples nós estamos sós nessa luta, tão pouco recebemos apoio dos nossos proprios colegas de campus os quais tbm seriam beneficiados com essa ação, mas enfim não estamos aqui pra falar disso…
    A situação é critica naquele campus, pq temos q ser o campus esquecido e largado ao descaso??
    tá na hora gente, não queremos profissionais mediocres…

    Força Veterinarios e Zootecnistas

  26. aluna de veterinária disse:

    É bom pra quem ta de fora falar, da raiva de ver que algumas pessoas chegam aqui no blog pra falar besteira! Falar o que nao deve e o que não sabe.. Ainda vem tirando onda, falando errado, com piadas, falando que eh pra aparecerr..
    Existem muitas formas de aparecer, e garanto que acampar na faculdade não é uma forma MARAVILHOSA de se aparecer!

    Poxa se não tem estrutura para ter alunoos então cancele o vestibulaar, sei lá! o que não da é chegar junho e a gente passar um semestre de cara pra cima.

    cade esse reitor q só manda seus suditos pra falar, e é porque no campus de ciencias agrarias 90% dos alunos votaram nele e hoje, são os mais prejudicados!!! Como uma universidade federal, FEDERAAAAL, naao tem como montar laboratorios..

    todos os outros cursos estão em aulas, medicina e seus laboratorios!!! Enquanto a gente, tem que esperar a boa vontade dos outros para estudaar! ABSUURRDOOOOOOOOOOOOOOOO

  27. jennifer (aluna) disse:

    aahh e esse zezinho da ema ai deveria pensar antes de escrever, pra falar que o nível intelectual dos alunos dos outros campus são melhores! ordem das coisaass? kkkkkkkk vamos riir aai nehh!
    os onibus somos muito agradecidos se voce quer saber, bem que o reitor poderiia mesmoo aparecer la, nao para pegar em cimento, mais pelo menos para ver como anda a situação dos laboratórios, porque ele só foi la na éoca da eleição!!!

    concordo com Lucio, se arrastam meeessmo desde o começo, jogando migalhhhaaaaaaas para o campus, construindo a cantina um ano, as salas no outro, ah me polpe!!!!
    cantina tem dizendo la que custou R$250.000,00
    oooooooondee pelo amor de Deus q aquela cantina vale isso tuudo, cantina pequena, gente comendo nas salas porque nao tem lugar pra sentar!

    joãozinha trinta parabéeeeeeens por seu filhooo, noosssaa, medico é uma profissão perfeitaa, mais lembre qe sem os veterinários você nem se alimentando estariiia, quem faria a vistoria do boi, da galinha, do porco ou o que quer que seja que voce esta comendo agora? voce ja pensou se todos os veterinarios fossem formados em faculdades como essa sem estruturaaa??
    Os matadouros de animaaiis como estariiaam??
    pq tem gente q vai se formar sem nemm ter entrado em um hospital veterinário!

    ahhhh pra falar tem muita genteee, vai pro noosso lugaaaaaar!!
    ah e outra, a greve esta sendo feita pelos alunoos porque a gente simm, tem que se preocupar, os professores ja estao formados, com pós, doutoradoo e etcc! ja estao com a vida feita.. se eles pediram pra gente fazer a paralização é porque se preocupam com a gente, e sabem o que está e passando la dentr, a gnte fica de fora de ferias esperando nossas aulas como qualquer outro aluno …O salario eles estao ganhando independente disso. Isso se chama respeito ao próximo ta!!!

  28. Discente VET disse:

    Queridos leitores do Blog Carlos Britto, nós graduandos dos cursos de Ciências agrária estamos reivindicando nossos direitos de cidadania acreditamos no “fim” da ditadura. Passamos nossas vidas estudando e com CAPACIDADE fomos aprovados no vestibular, o tão sonhado e lutamos por fomação superior DIGNA!!!
    Ao senhor RAFAEL SANTOS, digo-o que procure informar-se sobre o papel do Médico Veterinário e do Zootecnista antes de qualquer comentário ah e essa terra é farta sim, de miséria, desigualdade e ignorância; sem HIPOCRISÌAS… Abra os olhos e esqueça o puxassaquismo um pouco!
    Por isso o Brasil não vai pra frente com esse tipinho de eleitor e cidadão feito e senhor. Com a chegada de uma Univarsidade estamos aos poucos mudando essa situação, ao longo dos anos mudaremos o comportamento e pensamento do povão.

  29. Laiane disse:

    Eu acho isso uma graça,como muita gente disse lá em cima,só pq temos a faculdade vamos levantar as mãos pro céu e agradecer?não é bem assim que a coisafunciona não;os estudantes tem mais é que reivindicar seus direitos,e para os que acham que veterinaria ou zootecnianão tem valor;quem vcs acham q cuidam do animal que vai ser cortado pra carne poder ir pra vossa mesa?antes de criticar os estudantes que tiveram essa maravilhosa iniciativa,procurem se informar pra não dar uma de ignorante aqui..

  30. Lua Granja disse:

    É maravilhoso falar do que não se sabe nem conhece.

    Às pessoas que estão falando sobre nós sem nem ao menos conhecer a realidade do nosso campus, peço que saiam do seu mundinho feito de ideias prontas pela mídia e pelo nosso reitor (e seus puxa-sacos) e vão conhecer nosso “burrinho”. Ao chegar lá e conviver com as nossas dificuldades durante uma semana, ficarei calada, e entenderei tudo que falarão, pois terão um pouco de sentido em suas afirmações.

    Cansaremos de dizer que só sabe o que acontece no C1 quem lá estuda, e cansaremos de ver pessoas leigas afirmando que só queremos aparecer (como se sofrer acampando no campus centro, sem conforto algum fosse bom), que não podemos reclamar de nada, que somos metidos, pobres, bichos, enfim, tudo o mais que falam por aí. Entretanto, mesmo nos cansando disto tudo, continuaremos aqui, firmes e fortes, em busca da realização de nosso sonho, que é nos FORMARMOS BONS MÉDICOS VETERINÁRIOS E ZOOTECNISTAS.

    E aqueles que nos apoiam, um muito obrigada! É sempre bom receber apoio da população.

    Seguindo na luta…

    Lua Granja.
    Aluna de Veterinária

  31. zezinho da ema disse:

    num tem uma vaguinha pra nois ai nao? rapaz nesse calor to precisando urgente de um ar-condicionaado, boa soluçao a dos medico de cachorro e galinha

  32. Uni vet disse:

    Quem sabe zezinho da ema se vc deixar de ser analfabeto, poderá estudar o ensino superior na UNIVASF; começe pelo básico pois precisará muitttto, kaopskaops e estudar as emas de sua terra e ñ suar com ar condicionado, desculpa aí viu…

  33. Francisco Naysson disse:

    OI. EU TAMBÉM SOU ESTUDANTE DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO… E ENTENDO O PROBLEMA DE VCS PORQUE JÁ PASSAMOS POR ISSO, ENTÃO VCS ESTÃO CM TODA RAZÃO EM LUTAR PELOS OS SEUS DIREITOS…. BOA SORTE

  34. Francisco Naysson - UFMA disse:

    A nossa Universidade também não nos oferece muitos recursos. Eu sou Estudante de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).. Aulas práticas são muito excassas.. E nos sentimos na obrigação de protestar o descaso…

  35. andreia disse:

    o problema que vcs estão passando, alunos de ciencias da natureza do campus de são raimundo nonato-pi estamos passando por pior so temos 3 salas na universidade, e mau, ñ temos nem um laboratorio para aulas praticas….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários