A comissão da reforma política do Senado concluiu a fase de deliberações e decidiu que o voto deve continuar obrigatório no Brasil, embora boa parte dos parlamentares da oposição ao governo Dilma ache que o eleitor deve optar se irá ou não às urnas. “Votar ou não deve fazer parte da livre consciência do eleitor. A penalidade para quem não vota é quase nula”, acredita o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA); destacando, no entanto, que seu partido não chegou ainda a uma posição única sobre o tema. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) defende a obrigatoriedade do voto.
O líder do governo, senador Humberto Costa (PE), argumenta que o voto obrigatório é um exercício de cidadania. “Se engana quem pensa que o poder econômico também não influencia no voto facultativo. Pode-se pagar para a pessoa não ir votar e pode-se pagar para a pessoa votar. O problema não chega nem à fila de votação”, disse. Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em maio de 2010 constatou que 48% da população brasileira são favoráveis ao voto obrigatório, enquanto 48% preferem o voto facultativo. (informações do A Tarde)



-R$214 milhões foram doados ilicitamente para as campanhas políticas nas eleições do ano passado (não foi de graça, isso tem um preço!);
-As companhias de energia são autorizadas pelo governo a aumentar seus preços ao consumidor, acima da inflação (políticos não fazem nada!);
-Teve mensalão no PT, Dem e PSDB..(será que acabou?)
-Ficha-suja, que poderia moralizar a política no Brasil, não foi pra frente, sofreu sim um retrocesso;
– O brasileiro que vai ao supermercado se assusta com os preços nas alturas, ficamos nas longas filas por horas, somos mau atendidos e nenhum político faz nada!
-A gasolina sobe, o álcool sobe ( a pitu fica até mais barata), Água sobe, energia sobe, Carne sobe, tudo mais caro! Não temos nenhum alento… político tem aposentadoria antecipada, auxilio moradia, auxilio paletó, auxilio qualquer coisa, e nós não temos nada!
– Ética e honestidade é só pra cidadão brasileiro que acha carteira com dinheiro e entrega pro dono sem lhes tirar nada!
Cadê a ética e a honestidade do político?
Será que vale apena acreditar em políticos no Brasil?
se o voto deixar de ser obrigatorio, acabara com a vida mansa da classe politica.
O PT é contra a democracia. Não se compreende um país como Brasil ter um partido que é contra o cidadão ter a liberdade de votar ou não votar! Eu não deixaria de votar se fosse aprovada a mundança, mas prefereria votar por consciência, não obrigado pelo poder público.
Enquanto o voto for obrigatorio,qualquer Tririca da vida que se candidatar,sera eleito e mais eleito sera,se depender apenas do meu voto !…
Ja que é pra avacalhar,vamos botar pra quebrar !…
Essa obrigatoriedade é a maior incoerência praticada pelos políticos. Um país que se gaba de ter plena democracia hoje, de pois de tantos anos sob regime militar não pode e nem deve tirar o direitou do cidadão de ir ou não às urnas. Um absurdo.