
O 7º Festival de Artes do Vale do São Francisco (Aldeia do Velho Chico) será encerrado neste sábado (20), em alto estilo e intensidade. Já está tudo pronto e ensaiado para o Virarte, uma verdadeira maratona com 12 horas ininterruptas de atrações de teatro, dança, artes plásticas, fotografia, cinema, literatura e música, que começa às 16h no Sesc Petrolina e vai até às 4 da manhã do domingo (21).
O Virarte começará com a Trup Artística Balacobaco e o espetáculo “Uma Lenda, Duas Lendas. Três Lendas e um Caso de Amor”. Em seguida, o Teatro Popular de Arte apresenta Pluft o Fantasminha, ao passo que acontece às 17h a Mostra Decálogo. Às 19h, o mágico Rapha Santacruz vem com todo o ilusionismo do Abracasabra; o Coletivo S.A.C mostra a Performance S.A.C; a Cia Buffa de Teatro e a Bottega Buffa Circo Vacanti apresentam A Oração, e o Coletivo Incomum traz ao Aldeia o Dilatado. Atendendo a proposta de ser ininterrupto, o Virarte segue com a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, que às 20h oferecerá aos maratonistas a peça O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas. Já, às 22h, o Grupo Bongar chega com tudo apresentando Chão Batido Coco Pisado.
Quem inicia a madrugada, a partir da zero hora, é a Cia. Anime com As Levianas – Banda de Mulheres Palhaças (foto 2). Em seguida, o Coletivo S.A.C, com André Vitor Brandão, volta à maratona com a Performance Steak.
E como no Virarte todas as artes têm espaço, à 1h, enquanto a Cia de Dança do Ventre de Petrolina apresenta Cleópatra a Rainha do Egito, a ¾ Cia de Dança mostra ao público Sensações Brancas. Às 2h todo o swing, talento e simpatia do cantor Alan Cleber agitam o público do Aldeia. Já às 3h30 é a hora do Coletivo S.A.C apresentar a Performance Refeição Matinal com o Quinteto do Acaso. Mas quem encerra a maratona cultural, com charme e beleza, é Joyce Guirra (foto 1), que canta e encanta das 4h até os primeiros raios de sol.
O Aldeia do Velho Chico é realizado pelo Sesc Petrolina e começou no último dia 30 de julho. A cada ano, em média mil artistas fazem o festival acontecer, promovendo, durante o mês de agosto, mais de 100 ações entre espetáculos, shows, oficinas, encontros, exibição de longas e curtas-metragens. Quem quiser mais informações pode entrar em contato com o Sesc Petrolina pelos telefones (87) 3866-7474/7454 ou pelo link http://sesc-pe.com.br/hotsites/2011/aldeiachico/programacao.php.


