Uma audiência pública marcada para esta terça-feira (2) em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, vai abordar a questão da violência contra pessoas idosas. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), o evento começará a partir das 8h no auditório do Cetep.
No debate a coordenadora do CIAPPI (Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa), Paula Regina, vai proferir palestra sobre o tema.
O objetivo da ação é conscientizar e mobilizar a sociedade em torno desse grave problema. A preocupação do governo municipal faz todo sentido: dados do IBGE revelam que no Brasil, a quantidade de idosos tem crescido a cada ano. A expectativa é de que até 2020 o país terá a população com mais idosos no mundo – cerca de 40 milhões.
Segundo a psicóloga Janaína Nunes, que atende no CRAS da sede no distrito de Vermelhos, na zona rural, o assunto ainda é pouco debatido por conta, inclusive, de preconceitos. Ela reforça a necessidade do debate para esclarecer à população de que envelhecer de forma saudável “é uma questão de urgência”. As informações são do Núcleo de Relações Institucionais da PMLG.


