Reconhecido como a ‘Capital da Uva e do Vinho do Nordeste’, o município de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, mais uma vez se destacou em um dos eventos voltados para a promoção da produção vitivinícola do município. Na última terça (5), durante o Wine Day Experience, realizado no Museu Cais do Sertão, no Recife (PE), a cidade foi protagonista ao lançar também a edição 2025 da Vinhuvafest.
No espaço, tudo foi pensado para promover o evento. Jorge Garziera, empresário do setor e secretário municipal de Governo, foi o grande responsável (na época em que foi prefeito) por criar a Vinhuvafest, que une negócios, investimentos, conhecimento e entretenimento num só lugar. Sempre emocionado pelo trabalho que tem construído ao longo de 50 anos, dos quais 30 dedicados a inserir Lagoa Grande no mapa do vinho no Brasil e no mundo, ampliado com a consolidação do enoturismo, Garziera sempre fala do potencial da vitivinicultura sertaneja com emoção e muita verdade:
“Se Maomé não vai à montanha, a montanha vem a Maomé“, brincou. “Dando todos os descontos da paixão, não tenho dúvida nenhuma que Pernambuco, o enoturismo, Lagoa Grande, o mar, estarão tomando uma questão de qualidade. Digo isso porque conheço o mundo todo que produz vinho. Sem dúvida nenhuma, Lagoa Grande, Pernambuco, é o melhor lugar para se viver, ganhar dinheiro e ser feliz“, assegurou.
A participação de nomes e personalidades que influenciam a política, a cena empresarial e gastronômica, entre outros segmentos no Estado, reforçou a posição estratégica de Lagoa Grande no mapa da vitivinicultura brasileira, ampliando sua visibilidade junto a empresários, investidores e instituições nacionais e internacionais. Para o secretário de Agricultura de Pernambuco, Cícero Moraes, que estava representando a governadora Raquel Lyra, o Wine Day Experience veio apresentar o potencial de Lagos Grande que Pernambuco precisa conhecer de perto. “Estaremos juntos sim, fortalecendo a região que Pernambuco precisa conhecer melhor. Apoiaremos a Vinhuvafest, um momento oportuno para essa descoberta“, frisou Moraes.
A presença de Lagoa Grande no evento integra uma agenda de fortalecimento da imagem institucional do município, com foco na valorização do território, atração de novos empreendimentos e ampliação das oportunidades em torno da cadeia produtiva da uva e do vinho. O secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, fez questão de registrar que “as vinícolas pernambucanas que estão instaladas em Lagoa Grande, não devem nada a nenhuma vinícola que está lá no Velho Mundo, na Argentina ou no Rio Grande do Sul“.
“Esse é um lugar belíssimo para ser conhecido. As obras de infraestrutura estão andando. A governadora Raquel Lyra se comprometeu em ajudar nos acessos. A gente enxerga em Lagoa Grande, não só por parte da gestão pública, mas também dos empresários, a vontade de fazer as coisas corretas, de fazer bem-feito. É por isso que avançamos tanto“, assinalou Daniel Coelho.
Durante o evento, autoridades políticas, representantes institucionais e parceiros do setor produtivo reafirmaram o potencial de Lagoa Grande e destacaram o planejamento e o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. O deputado estadual Jarbas Filho conhece bem o potencial de Lagoa Grande na vitivinicultura e como ex-prefeito Jorge Garziera é um apaixonado por tudo que a cidade representa. “Jorge transmite de fato todo esse entusiasmo que termina contagiando a todos. Quem conhece Lagoa Grande, sabe do que você, Jorge, fala, e quem não conhece, por sua paixão, por sua devoção, tenho certeza de que terminam ficando contagiados“, considerou o parlamentar.
Potencial
A prefeita Catharina Garziera ressaltou que Lagoa Grande tem potencial consolidado, por ser também o único lugar no mundo onde “se planta e se colhe uva todos os dias“. “Essa é a nossa Lagoa Grande, e estamos no nosso propósito de desenvolver ainda mais o nosso município. Lagoa Grande veio para o cais para mostrar que nós, pernambucanos, devemos sim ser bairristas. Nossos produtos realmente merecem estar no topo do mundo“, celebrou Catharina Garziera.



Os gazieras fest. é com eles mesmo festas e mais festas. cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, foi incluída no decreto de situação de emergência devido à seca. O decreto foi publicado pelo governo estadual e reconhece a emergência em 55 municípios do sertão pernambucano, incluindo Lagoa Grande, devido à estiagem prolongada. Ai eles em vez de cuidar do povo que não tem água. Vão fazer festa e os da área de sequeiro que se lasquem.