Vigilância Sanitária de Petrolina lança seu plano de ação para Carnaval 2026

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2026 às 19:30

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

O Carnaval 2026 de Petrolina se aproxima e a lei é brincar com muita animação, mas sem esquecer a saúde. Com o objetivo de assegurar condições adequadas para o consumo de alimentos e bebidas durante a folia, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) lançou o seu já conhecido plano de ação voltado aos ambulantes que aturarão no evento. As atividades têm início ainda nesta semana e se destinam a capacitar esse público, além de passar atualizações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, orientações para identificação de bebidas falsificadas e cuidados com produtos estéticos e seus riscos à saúde.

O processo de preparação acontece até sexta-feira (6), com ações de educação sanitária e o cadastramento de cerca de 100 ambulantes que trabalharão nos quatro dias de festa. Na sexta-feira ocorre a culminância do processo com uma oficina de capacitação intensiva, que abordará o passo a passo do credenciamento, identificação do local e da estrutura da barraca, segurança física e técnica, manipulação de alimentos, gestão do gelo, identificação de bebidas falsificadas e orientações sobre procedência, integridade do lacre e rotulagem.

Na próxima semana, as ações da Vigilância Sanitária estarão voltadas ao uso de cosméticos e produtos de beleza, com destaque para as pomadas capilares, que são proibidas para venda por causarem lesões oculares e casos de cegueira temporária. O objetivo é conscientizar foliões e profissionais da área sobre os riscos desses produtos que, ao entrarem em contato com os olhos, seja pelo suor, chuva ou banhos em piscinas e rios, podem provocar ceratite química e queimaduras na córnea.

Inspeção

Também haverá inspeção das barracas durante o processo de montagem nos polos Orla, 21 de Setembro e Petrolina Antiga. A medida visa a verificar se as orientações repassadas durante a capacitação foram implementadas na prática. O foco será a infraestrutura física, a estabilidade das bancadas, a presença de água corrente ou reservatórios adequados e a instalação de sistemas de exaustão mecânica nos locais onde houver cocção, a fim de evitar o acúmulo de gases e o calor excessivo. Durante todas as noites de Carnaval, equipes de fiscais e inspetores sanitários atuarão na fiscalização das barracas.

O plano de ação para o Carnaval foi elaborado considerando as especificidades climáticas e sociais de Petrolina, onde o calor intenso potencializa os riscos na manipulação de alimentos e favorece interações químicas indesejadas em produtos cosméticos. O objetivo central é criar barreiras técnicas que impeçam que os riscos inerentes às grandes aglomerações se transformem em danos reais à saúde da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários