Começa amanhã (19) e vai até sexta-feira (21) em Petrolina o Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).
O evento, que tem como tema “Nordeste: Desafios do desenvolvimento para inclusão social”, será aberto a partir das 8h no auditório do Sest/Senat e pretende consolidar as bases científicas que possam contribuir para melhoria da competitividade da agricultura e promover o desenvolvimento sustentável da região.
Feito em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), o evento tem o apoio da Univasf, Embrapa e IF-Sertão PE. Parte da programação, inclusive, será realizada na Facape.
O congresso é aberto ao público e voltado para profissionais da área de ciências humanas, como economistas, administradores, sociólogos, contadores, agrônomos, zootecnistas e veterinários, além de pesquisadores e produtores rurais interessados nos estudos relacionados ao meio rural brasileiro.
Segundo o pesquisador da Embrapa, João Ricardo Ferreira (foto) ” o encontro é uma oportunidade de se discutir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura, além da superação da pobreza na região”.
A partir da análise de dados do IBGE, chegou-se à conclusão que em níveis de escolaridade, de renda e de condições básicas de higiene, o meio rural nordestino está muito abaixo da média nacional. Em contrapartida, o Vale do São Francisco, graças à agricultura irrigada, se constitui como um dos maiores produtores de frutas do país, com técnica de produção apurada e alto valor investido por hectare.


