Vereadores de Petrolina: Na mira do julgamento popular

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2011 às 07:00

A Câmara de Vereadores de Petrolina pode dar hoje um fim ao episódio mais constrangedor que se tem conhecimento em sua história moderna. Está marcada, finalmente, para hoje a eleição para a nova Mesa Diretora.

Em todas as outras cidades do Brasil, esta mesma eleição aconteceu em meados de dezembro do ano passado. Menos em Petrolina.

Aliás, Petrolina nos últimos anos se transformou na cidade do “menos”:

Menos desenvolvimento, menos trabalho do Executivo, menos trabalho do Legislativo, menos autonomia da Câmara (já que permitiu que o Executivo e o Judiciário interferissem na “Casa do Povo”), e o pior dos menos: menos orgulho de nossa gente com nossa cidade. Esse é o menos que mais dói.

Não se pode e nem devemos aceitar o discurso da generalização por baixo dos vereadores. Temos boas referências, bons vereadores que, embora constrangidos, tentam fazer o seu trabalho com dignidade. A estes poucos rendo minha homenagem.

O fato é que a Câmara hoje está com sua credibilidade abalada face às trapalhadas e interesses pessoais que se sobressaíram ao interesse público.

Não lembram, esses vereadores, que a comunidade envergonhada de hoje foi a mesma que promoveu uma renovação gigante para esta legislatura.

Tomara que a eleição (esperamos que aconteça) revele uma nova mesa e não somente uma mesa nova. Nova no sentido da transparência, da vontade de acertar e compromissada com os valores mais elementares de transparência e servir público.

É necessário que os novos gestores assumam sem a revanche da caça às bruxas, mas com o compromisso de uma auditoria séria, cristalina e minuciosa para que a caixa preta (se houver) seja revelada jogando luz aos segredos que possam estar guardados ali.

A comunidade espera que os senhores vereadores (os descompromissados) comecem a mostrar uma postura mais condizente com a procuração que oferecemos a eles para nos representar, ou simplesmente peçam pra sair.

De outra forma, o povo os tirará de lá com a força da arma que usou para colocá-los ali: o voto.

Vereadores de Petrolina: Na mira do julgamento popular

  1. Moura disse:

    Tomara que desta vez acabe tudo bem,por que aquele episódio de Maria Helena tomando posse na calçada em frente a câmara foi o cúmulo do ridículo

  2. marimariana disse:

    Ate que em fim vão começar,(espero) trabalhar.
    O povo espera concurso,e cidade limpa e tranquila.

  3. Aloisio Casto disse:

    Posso advinhar o nome “desses poucos” que voce rende homenagens Brito? São eles: verador 01; vereador 02; verador 03; vereador 04; verador 05; vereador 06; vereador 07; vereador 08. Total: OITO. Ou melhor, “GRUPO DOS OITO”. “Elementar Meu caro Watson”. Esse negócio de lado bem e lado do mal, não cola muito bem, pricipalmente vindo da imprensa. Como sempre digo aqui neste BLOG, esse é indiscutivelmente o melhor do interior do Pernambuco, e sem demagogia nenhuma, um dos melhores do Brasil. Creio que só o Noblat, o Magno(?), Claudio Humberto e alguns mais, talvez até pela localização privilegiada em Recife, Brasilia, Rio, São Paulo, etc… onde estão mais proximos dos centros do poder e assim usufruem desse privilégio de estar mais proximo dos fatos. Mas, ao mesmo tempo que o vejo como um BLOG muito importante, tenho minhas discordâncias. E neste caso, sou veementemente contra essa história de rotular o lado bom e o lado uim, porque não condiz com a realidade.

  4. Aloisio Casto disse:

    O espetáculo dantesco que vimos dos nossos “caros” vereadores, foi de uma total falta de vergonha na cara. Separados em dois grupos: O GRUPO DAS ARTIMANHAS x GRUPO DOS DISSIMULADOS. Tranformaram a eleição da camara municipal num jogo vergonhoso de interesses, onde houve até participações especiais com advogados renomados e salvaguarda do poder judiciário. Dois lados oportunistas jogando pra platéia. E pelo amor de Deus, não me venham com essa história de que essa legislatura é pio ou melhor que as anteriores, só porque em outras eleições eles faziam seus conchavos com mais galhardia. A população deu uma renovada, diga-se de passagem, uma boa renovada. Tem que continuar a renovação, tirar (no voto) os que decepcionaram e colocar outros, e assim um dia, quem sabe, escolhermos só os bons. Retroceder não é a melhor opção. É certo que alguns bons ficaram pelo caminho, mas, esqueçamos a sua grande maioria. OLHAI BEM MEU POVO. ATENTAI PARA OS FATOS.

  5. Renato Minc disse:

    ATENÇÃO VEREADORES: sempre pode ficar pior! É só dar uma espiadinha do outro lado do rio… CUIDADO!!!!

  6. defensor da educação disse:

    carlos espero que você leia essa mensagem e poste hoje mesmo, o prefeito junto com a secretaria de educação querem nuclear as escolar, a Educação de Petrolina não é essas coisas toda, imagine quando nuclear. imagine 1 diretor tomando de conta de dois prédios no caso de duas escolas, meu irmão esse prefeito passou dos limites vamos fazer alguma coisa, gente o que estiver no meu alcance eu vou fazer na historia de petrolina julio lossio foi o pior prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…