Vereadores aprovam reajuste para servidores da Facape e reestruturação

por Carlos Britto // 14 de maio de 2025 às 09:20

Foto: Nilzete Britto/Ascom CMP arquivo

Em sessão plenária dessa terça-feira (13), a Câmara de Vereadores aprovou, por ampla maioria, dois projetos de lei enviados pelo Executivo Municipal beneficiando diretamente a Faculdade de Petrolina (Facape). As duas matérias foram colocadas em bloco, em primeira e segunda votações, e passaram por 15 votos.

Um dos projetos (nº 023/2025), garante o reajuste dos vencimentos dos servidores da Facape, o que não ocorria há dez anos. A iniciativa contempla docentes e técnicos administrativos, e ainda atualiza os valores da Gratificação de Retribuição por Titulação – um importante instrumento de incentivo à qualificação acadêmica.

O outro projeto (nº 024/2025) promove uma reestruturação administrativa e funcional da Facape, adequando a estrutura organizacional da faculdade às novas demandas acadêmicas para assegurar avanços no curso de Medicina. Um dos destaques da proposta é a previsão da criação de cargos de assistentes educacionais para atender no ensino superior, contemplando pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é considerada pioneira no ensino superior da região.

Valorização

Durante a apreciação dos projetos, os vereadores da Casa Plínio Amorim enalteceram o papel da Facape na educação regional, desde quando foi implantada. O atual diretor-presidente da Facape, Professor Dr. Moisés Almeida, acompanhou a votação e reconheceu o compromisso da prefeitura com a valorização da Facape. “Desde 2015 que não havia reajuste na Facape. Passamos por momentos de crise extrema, mas a decisão do prefeito Simão Durando colocou a instituição em outro patamar. Estamos aos poucos recuperando nossas perdas salariais. É um desafio que está posto e a equipe gestora tem um compromisso na recuperação dos vencimentos dos seus servidores”, avaliou.

A criação dos novos cargos técnicos e de suporte busca ampliar a capacidade institucional de atender com qualidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…