Vereadores aprovam multa mais salgada para quem deixar animais de grande porte soltos em Petrolina

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2025 às 18:28

Foto: YouTube/reprodução

Proprietários que costumam deixar seus animais de médio e grande porte soltos na área urbana de Petrolina deverão enfrentar, a partir de agora, multas mais rigorosas. É o que prevê o Projeto de Lei 040/25, de autoria do Poder Executivo, aprovado por 17 votos na sessão plenária desta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Vereadores. A matéria – que altera a Lei nº 2.550, de 16 de maio de 2013, disciplinando a criação e a circulação de animais desse porte na zona urbana e margens das rodovias – passou em primeira e segunda votações.

Nas suas justificativas, os integrantes da Casa Plínio Amorim respaldaram a proposta do Executivo. Ronaldo Cancão (Republicanos), por exemplo, achou até que veio um pouco tarde, mas elogiou a iniciativa. Ele citou números preocupantes de acidentes envolvendo animais, que inclusive terminam em óbitos, em localidades como a Tapera, na área ribeirinha.

Cancão concorda com o aumento no valor das multas, e foi além: defendeu também que os animais apreendidos pela prefeitura sejam leiloados, caso os proprietários paguem a multa e deixem os animais voltarem às ruas. Líder da bancada de oposição, Professor Gilmar Santos (PT) também achou correto o disciplinamento dessas pessoas, como propõe o projeto. Mas fez ressalvas. “A pergunta que não quer calar é: quem vai multar o município por não cumprir o seu papel na estruturação de políticas públicas para a causa animal, a educação ambiental, inclusive dando oportunidades para os carroceiros, que ganham sua pequena renda utilizando os animais?”.

O segundo projeto do Executivo (039/25), também aprovado em duas votações por 17 votos, cria a Comissão do Processo Sancionador, que será responsável pelo processo de modernização das licitações e contratações públicas realizadas pelo município. A íntegra da sessão plenária pode ser acessada pelo YouTube da Câmara de Petrolina.

Vereadores aprovam multa mais salgada para quem deixar animais de grande porte soltos em Petrolina

  1. Consumidor disse:

    Uma coisa é o cidadão ter o animal bem cuidado, imunizado, alimentado e preso. Outra coisa é o cidadão, mesmo dependendo do animal para sobreviver, deixá-lo solto, provocando enormes riscos à população.
    Boa parte dos animais soltos na zona urbana pertencem a carroceiros, os mesmos que maltratam os animais e jogam entulhos em locais proibidos.
    Criar leis e não aplica-las, de nada vai adiantar, pois o cidadão não perceberá a existência delas.
    A propósito, será que já existe lei que pune quem joga entulho em via pública? Se existe, alguém já foi punido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…