Vereadora Maria Elena quer que unidades do “Nova Semente” passem por vistorias

por Carlos Britto // 10 de novembro de 2011 às 20:47

A presidente da Casa Plínio Amorim, vereadora Maria Elena (PSB), até reconhece que o programa “Nova Semente”, da Prefeitura de Petrolina – o qual viabiliza espaços físicos, em parceria com as associações de bairros, para o funcionamento de creches – vem a preencher um antigo clamor das mães do município. Em especial as trabalhadoras da agricultura irrigada, que passam o dia todo nas fazendas e não tinham onde deixar seus filhos. Ponto para o programa. Mas ela faz também algumas ressalvas.

Para Maria Elena, as unidades equipadas para funcionarem como creches deixam a desejar no quesito de infraestrutura. “Essas unidades, que são montadas em imóveis que na maioria das vezes foram construídos para residência unifamiliar, abrigam 20, 30 ou mais crianças. No geral as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias não estão adequadas a esse tipo de finalidade”,argumentou a vereadora.

Por este motivo ela apresentou requerimento na sessão ordinária da terça-feira (08) – aprovado pelos demais colegas da Casa – solicitando da prefeitura e dos Conselhos Municipais de Educação, Alimentação Escolar e da Mulher que sejam providenciadas vistorias junto ao Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária em todas as unidades inauguradas e as que ainda serão.

“As medidas fazem-se necessárias e urgentes, tendo em vista que essas unidades recebem crianças, e que por sua condição, estão mais frágeis e expostas a contraírem doenças as mais diversas. Além disso queremos que a integridade física e emocional das crianças atendidas pelo Programa seja preservada”, ponderou Maria Elena.

Vereadora Maria Elena quer que unidades do “Nova Semente” passem por vistorias

  1. Mayra disse:

    Não atende só 20 ou 30 crianças não vereadora, atende 55 crianças por unidade , é necessário sim que vistorias sejam feitas.
    Aproveito a oportunidade para parabeniza-la pela brilhante iniciativa de cobrar estas vistorias
    . Creches não é só alimentação e salário de pessoal não, é muito mais que isso e ficam as perguntas:
    Até quando existirá este programa?
    Por que as comunidades precisam montar e pagar aluguel do espaço?
    Equipamentos públicos é competência dos Governos ou das comunidades?

  2. Mayra disse:

    Mayra em 10 de novembro de 2011 às 21:40 disse:
    Seu comentário está aguardando moderação.
    Não atende só 20 ou 30 crianças não vereadora, atende 55 crianças por unidade , é necessário sim que vistorias sejam feitas.
    Aproveito a oportunidade para parabeniza-la pela brilhante iniciativa de cobrar estas vistorias
    . Creches não é só alimentação e salário de pessoal não, é muito mais que isso e ficam as perguntas:
    Até quando existirá este programa?
    Por que as comunidades precisam montar e pagar aluguel do espaço?
    Equipamentos públicos é competência dos Governos ou das comunidades?

  3. luis aguirre disse:

    A vereadora Maria Helena, deveria incluir em seu pedido às entidades de classe, CREA e IAB, assessoria dessas vistorias juntamente com o CBPMPE e da Vigilância Sanitária, até porque ela tem um irmão e vários sobrinhos engenheiros civis. Com certeza um tipo de Fiscalização Preventiva Integrada, que o CREA-PE realiza todo ano. A não ser que a ASSEA, que analisa as mudanças do Plano Diretor da PMP, se veja numa situação conflitante. Mas acredito que não. Uma vez mais esses profissionais poderiam mostrar diante de nossa população su IMPARCIALIDADE, quando existe a questão AÇÃO DE CIDADANIA, acima de tudo. Então, Sra. Vereadora, não é uma bos idéia, Fazer esse convite à ASSEA-CREA. Estamos aguardando seu convite. São apenas alguns associados que dão respaldos discretos sobre o que seria a qualidade de serviços nas reformas de nossas queridas praças. Coitadinhas, a Câmara deveria ter uma posição de definição, também, sobre o estado desértico em que ainda se encontram como o da Auxiliadora e à abandonada em frente ao Pio XII. Isto sem contar as dos bairros periféricos e suas áreas de lazer. Ou isso não conta para a saúde física e mental da população?

  4. paulinho disse:

    PREFEITO JULIO LOSSIO, FOI SÓ O SENHOR DAR PALESTRAS DO NOVA SEMENTE EM TODO O BRASIL PARA A VEREADORA SE ENCOMODAR E SOLICITAR VISTORIA NAS CRECHES. FICA TRANQUILO, ELA É SÓ MAIS UMA DA TURMA DO “QUANTO PIOR MELHOR” E ESTÁ IRADA COM O SUCESSO DO PROGRAMA.
    CONTINUE FIRME NA MISSÃO DE CUIDAR DO FUTURO DAS NOSSAS CRIANÇAS O MAL SERÁ ENFRENTADO COM O BEM

  5. Pedro Patriota disse:

    Parabenizo a vereadora Maria Elena pelo requerimento. Fiscalizar não é “botar defeito” ou desejar que o pior aconteça. Pelo contrário, é tomar medidas preventivas, tentar identificar possíveis falhas no sistema e contribuir para seu aperfeiçoamento. Esse é o papel de um verdadeiro representante popular. Não deve simplesmente reclamar e apontar erros, mas sim contribuir com melhorias. Tão prejudicial quanto quem só critica, mas não contribui, é aquele que apenas vê perfeição em uma área tão sensível como educação e cuidado básico com nossas crianças, onde sempre cabe mais uma ajuda.

  6. Boca do povo disse:

    De quem será a competência destas vistorias? dos vereadores quase todos aliados a Lossio então esta tudo bom e aprovado. A camera depois de sua gestão virou uma bagunça, só se ver baixaria.

  7. editn disse:

    coitado das crianças que fica programa “Nova Semente” só deus e jesus sabe toda verdade que se passar dentro nova semente , funcionários mal pago,esse programa e igual bolsa familia ,só incentiva as mulhres ter mais filhos sem ter condições de vida,acha que outros tem obrigação de cuidar,tem gente não trabalha colocar os filhos lá ,outras mães que precisa não tem vaga?o maximo permitido 2filhos
    essa nova semnte e uma ilusão,do prefeito,igual bolsa familia, tem um ditado popular quem pariu Mateus que balance.eu moro perto de uma nova semente vejo toda rotina de lá , funcionárias fumado cigarros pega nas crianças ficar mal cheio do cigarros nas roupa das crianças.deve ser proibido funcionarias fumar durante o horario de trabalho. crianças são muito delicada pode passar mal mal cheio do cigarro,mesmo fumado fora do colocar do trabalho,volta pega as crianças.isso não e bom.adulto não passar bem quando um fumante fala com bafo de cigarro ,vc passar mal.

  8. OLHOS BEM ABERTOS... disse:

    Oposição com responsabilidade!! Vejo nesta senhora, vontade de ver as coisas melhorarem. Existem políticos sérios sim!! Concordo com ela, temos que fiscalizar as coisas de perto. é papel do legislador e cidadão. Se é uma semente que foi plantada, vamos rega-la!!

  9. Jorge Luiz disse:

    Isso é prevensão e a Vereadora Mara Helena demonstra uma preocupação que deve ser de todos nós, princiaplmente do governo muncipal. Bõa. Valeu Presidenta.

  10. elen 11 de janeiro 2012 disse:

    acredito q a vereadora esta penssando realmente,na segurança de todos da nova semente,aprovo sua decisao,vereadora.Ate pq eu trabalho em uma nova semente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários