Vereador Edilsão aciona MPF e MPPE contra condomínio que despeja esgoto na lagoa do Jatobá

por Carlos Britto // 13 de novembro de 2015 às 14:30

esgoto summervile

O vereador Edilsão do Trânsito (PSL) mais uma vez se mobilizou contra a prática do Condomínio Summerville, que vem despejando de forma indevida o esgoto das residências na Lagoa do Jatobá, área central de Petrolina.

Depois de acionar a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em setembro deste ano, Edilsão protocolou esta semana dois ofícios cobrando providências junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Púbico de Pernambuco (MPPE) contra o condomínio.

Segundo Edilsão, tal prática se configura crime ambiental, porque o esgoto derramado na lagoa vai parar no Rio São Francisco em época de chuvas na região. “Vou levar essa briga até o fim”, prometeu o vereador.

oficio edilsão 1

ofício edilsão 2

Vereador Edilsão aciona MPF e MPPE contra condomínio que despeja esgoto na lagoa do Jatobá

  1. João José dos Santos disse:

    O nobre vereador deveríamos entrar ação contra a prefeitura que liderou a construção do condinio, uma construção desse naipe, pra ser liberada, primeiro teria que já ter previsto que que iria acontecer essa situação, outro outro lado os órgãos competente não atual em nada. É aquela história: a gente atira depois pergunta

  2. João José dos Santos disse:

    *deveria (deveríamos)
    *condomínio (condinio)

  3. Sempre Atento disse:

    Ah! sim fosse só este condomínio Petrolina estaria uma maravilha,denúncia também a compesa.esta ai sim acaba com o rio.

  4. Ricardo Bonfim disse:

    Parabéns vereador pela iniciativa,vamos ficar de olho pois além de jogar esgoto na avenida também danificaram a via dificultando a passagem de veículos e pedestres,estamos com você nesta luta caso necessário é só convocar.
    Ricardo morador do Park Jatobá

  5. Dreda disse:

    Meus parabéns, Vereador. Finalmente alguém pelo menos se manifesta contra esse absurdo. Não é só o Summerville não. Logo depois do Summerville tem o Sol Nascente. Impressionante condomínios desse porte não terem esgotamento adequado. E mais para frene, o EcoSpa também já está jogando esgoto direto no rio, sem nenhum tratamento. Tem que multar e interditar novas construções de residências nesses condomínios até o problema ser resolvido. Quanto mais casas, mais esgoto. E os moradores de lá também têm que se mobilizar contra essa prática predatória contra o rio. Ou em breve, morar na beira do rio, que era status, vai ser sinônimo de fedentina, como já ocorre em Recife.

    1. João José dos Santos disse:

      Correto. O grande problema é que a prefeitura libera essas construções, sabendo do grande problema que causa ao meio ambiente e outros órgãos de controle só se pronunciam quando essas moradias já estão habitadas.
      A que responsabilizar?

    2. João José dos Santos disse:

      O condomínio Sol Nascente, com três grandes etapas, usando fossa. Um absurdo, sem contar o Idalino, Geovana, Rio Jordão, Henrique Henrique Leite. Tem que haver uma intervenção do MP, concordo plenamente.
      O Henrique Leite, prefeitura e Compesa dizem que não de suas responsabilidades, pode?

  6. Pedro Henrique disse:

    Vereador, por que só com os condomínios de Petrolina? Tem uma empresa chamada Compesa que esburaca a cidade toda, derrama esgoto no meio da rua, polui o Rio São Francisco já tem no mínimo 25 anos. Se ficar só com essa denúncia vai transparecer que é um questão pessoal. Se o senhor já denunciou a Compesa, vou parabenizar o edil aqui mesmo no blog quando essa informação vier a público.

    1. João José dos Santos disse:

      Na realidades, não vi ninguem, nenhum politico, entrar com ação no MP contra a Compesa e prefeitura, que são os únicos órgãos responsáveis pelo saneamento da cidade. Pelo menos publicamente, ou estou errado?

  7. Bianca disse:

    Os condomínios fizeram sua parte, criaram fossas adequadas a espera da PREFEITURA chegar com o esgoto. Ou vocês queriam que os condomínios criassem suas próprias redes de esgoto ??

  8. MICHEL disse:

    Aproveite vereador, e além de denunciar, corra atrás de projetos para resolver esses problemas. Afinal, é fácil apontar o dedo para mostrar erros sem mostrar soluções.

    1. João José dos Santos disse:

      O vereador teria que entrar com a ação no MP era contra a prefeitura que liberou a construção e os orgãos de controle de meio ambiente e não contra o condomínio, mas contra o condomínio, ele joga pra platéia e fica de bem politicamente. O povo tem que entender esse tipo de jogada de conveniência.

  9. Ricardo disse:

    Os Condomínios Sumerville e Sol Nascente não fizeram parte algumas simplesmente descumprem com a lei jogando agua e dejetos nos bairros vizinhos se a fossa encheu esgota e não joga em via publica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários