Uma forte ventania surpreendeu moradores de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, e de comunidades no distrito de Izacolândia na Zona Rural de Petrolina, no final da tarde de domingo (1º). O fenômeno provocou diversos prejuízos nas casas e plantações da região.
Segundo relato de um morador, a ventania chegou de forma repentina e causou destelhamentos em residências, além de danos a plantações. Em alguns pontos, a chuva que veio em seguida acabou alagando casas que tiveram os telhados arrancados pela força do vento. Objetos e eletrodomésticos chegaram a ser arremessados, deixando moradores assustados com a intensidade do fenômeno. No Assentamento Mansueto de Lavor, os prejuízos foram significativos: telhados caíram, plantações e parreirais foram danificados, e uma geladeira chegou a ser arrastada pela ventania.
“Tudo aconteceu de repente, começou por volta das 16h, aqui estava muito calor e, de repente, veio a chuva junto com um vento muito forte. Derrubou casas e plantações, praticamente todas as casas da região tiveram algum tipo de dano,” contou. Apesar do cenário de destruição e do susto, não houve registro de feridos, apenas prejuízos materiais.


