O estande dos jovens artesãos do Projeto Juventude, Arte & Cultura atraiu um grande número de visitantes durante os três dias da 5ª Feira do Comércio de Ouricuri (Fecou), no sertão do Araripe. Quadros, colares, bolsas e porta-retratos foram alguns dos itens expostos e comercializados pelo grupo no evento.
A iniciativa é um a realização das ONGs “Caatinga”, “Centro Sabiá” e “Diaconia”, com patrocínio programa “Petrobras Desenvolvimento e Cidadania”. Esse é o terceiro ano consecutivo que os jovens expõem seus produtos na Fecou. Nesta edição, as vendas superaram as expectativas, sobretudo pela inovação em algumas peças e regionalização de desenhos.
Nos quadros, por exemplo, o Rei do Baião Luiz Gonzaga foi um dos homenageados, por meio de caricaturas. Já o povo nordestino foi representado através da mulher com o pote na cabeça.
As peças expostas na feira foram confeccionadas por cerca de 400 jovens que fazem parte de grupos de artesãos nos municípios de Ouricuri, Granito, Afogados da Ingazeira e Triunfo. O artesanato é feito com sementes da caatinga, couro, madeira e fibra da bananeira. Além da produção, os jovens trabalham a consciência ambiental no cotidiano dos grupos.(da Assessoria c/foto)


