Vale do São Francisco deverá ser novo polo da citricultura brasileira, aposta representante da Codevasf

por Carlos Britto // 30 de julho de 2011 às 19:24

O presidente em exercício da Codevasf, Clementino de Souza Coelho, acredita que as cidades de Juazeiro e Petrolina, no Vale do São Francisco, vão se tornar o novo polo da citricultura nacional em até 20 anos.

A afirmação de Clementino foi feita no seminário sobre citricultura durante a 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que se encerra hoje (30).

De acordo com o pesidente em exercício, estudos da Universidade de São Paulo (USP), bancados pela Codevasf, comprovam a viabilidade econômica das frutas cítricas no Vale do São Francisco. “O estudo do Pensa (Centro de Conhecimento em Agronegócios da USP) comprova que o Vale do São Francisco tem condições de competitividade melhores que o Sudeste. Do ponto de vista logístico, estamos mais perto do consumidor da Europa e EUA”, frisou Coelho.

No fator produtividade, o presidente da Codevasf lembra que, há sete anos, a Embrapa Semiárido já desenvolve pesquisas para que as frutas cítricas do Vale do São Francisco sejam colhidas num período de entressafra. Com isso, a colheita sanfranciscana não coincidiria, por exemplo, com a lavoura em estados como São Paulo e Sergipe, grandes produtores de laranja, especialmente.

“A Codevasf tem implantado uma metodologia de pesquisa com pequenos fruticultores em 60 hectares irrigados para que os empresários pequenos, médios e grandes aqui chegando possam ter a comprovação da vocação dessa região para hospedar essa nova cadeia produtiva”, defende Clementino.

Na conclusão do seu discurso, Clementino Coelho ratificou a confiança nos estudos da Embrapa Semi-árido com os citros cultivados nos campos experimentais dos perímetros de irrigação Bebedouro (Petrolina) e Mandacaru (Juazeiro). “Estou muito confiante que a citricultura será um novo negócio no Vale. Essas frutas in natura têm multiplicidade de mercado e com um manejo adequado a gente pode ter safra num período onde nenhuma outra região esteja produzindo”, pontua. ( com informações/Ascom Codevasf)

Vale do São Francisco deverá ser novo polo da citricultura brasileira, aposta representante da Codevasf

  1. lembrando disse:

    Justiça seja feita.Há muito tempo não se registrava uma ocorrência
    negativa no Dom Malan. É preciso apurar logo, para não prejudicar
    o bom atendimento que vem sendo realizado por profissionais que
    querem o melhor para os pacientes.

  2. Naja disse:

    “lembrando”, em que país você estava? Dizer que há muito tempo não se registrava uma ocorrência negativa no HDM só pode ser piada, vai ver que você tem plano de saúde, não ler jornais, não ouve rádios, ou então não mora em Petrolina. O estranho é que todos se calaram, todos estão silentes!!! Ministério Público prefere se preocupar com estacionamento de shopping do que com a saúde que o Estado presta em nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários