Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

por Carlos Britto // 02 de maio de 2024 às 08:20

Foto: Tomaz Silva/AgBr – arquivo Blog

O Ministério da Saúde divulgou que a vacinação contra a gripe será estendida para todas as faixas etárias acima de 6 meses, em uma medida para conter casos graves e internações decorrentes da doença. A decisão sobre quais grupos serão imunizados dependerá da disponibilidade de doses em estoque, ficando a cargo dos estados e municípios a definição da faixa etária a ser priorizada.

Embora a ampliação seja direcionada a todos os cidadãos, o ministério enfatizou a importância de manter a prioridade para grupos mais vulneráveis, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, ressaltou a ministra Nísia Trindade em comunicado.

Dados atualizados até 21 de abril indicam que apenas 22% do público-alvo haviam sido vacinados contra a gripe, com cerca de 14,4 milhões de doses aplicadas de um total de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação teve início em 25 de março e, até o momento, a Região Norte não está incluída na ampliação do público-alvo, devido ao início precoce da campanha em novembro de 2023. Recentemente, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou dados alarmantes sobre o aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 na mesma faixa etária, ressaltando ainda mais a importância da vacinação contra a gripe. (Com informações da Folha/PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.